Menu

Exercício de amorosidade

Atualizado dia 7/17/2014 10:53:51 AM em Espiritualidade
por Leandro José Severgnini


Facebook   E-mail   Whatsapp

Você já disse "eu te amo" para alguém hoje? Se não disse, por que não o fez? E se disse, foi sincero ou por pura conveniência? Aquelas pessoas que você amava anos atrás, você ainda ama? É, eu sei! Parece que ainda não aprendemos a amar de verdade; e note que não me refiro aqui ao amor conjugal, mas pura e simplesmente ao amor, esse desconhecido da maioria de nós. Digo "desconhecido", porque creio que são raros os homens que algum dia amaram de verdade sem impor condições ou observâncias ao ser "amado".
Para o homem normal como nós, ainda apegado aos sentidos físicos e ao processo de racionalização, fica difícil entender o amor ensinado pelos mestres espirituais; parece incabível e inaplicável para nós que possamos amar alguém que não corresponda a esse amor, mais difícil ainda amar aqueles que te fazem mal.
Ora, isso é óbvio e está perfeitamente correto do ponto de vista do nosso ego. Esse falso-amor nos traz segurança, pois se eu perceber que o outro não me ama, eu também o deixarei de amar e aí estaremos quites; se eu perceber indiferença da outra parte eu também serei indiferente e ninguém ficará em débito com ninguém. Esse é o amor projetado pelo ego, o amor que tem prazo de validade e que pode acabar com a mesma facilidade que começou, um amor quase contratual.
Porém, existe uma outra realidade, algo que pode parecer abstrato e surreal para os menos intuitivos, que é o amor como fruto da consciência. Para que esse amor seja alcançado não é necessário que exista uma outra pessoa, até ouso dizer que é perfeitamente dispensável uma segunda pessoa para que o florescimento do amor-consciência. Alguém perguntará: "mas então, amar quem"? É simples, vai sobrar a pessoa mais importante da sua vida e que, provavelmente, é a mais carente do seu amor: você mesmo!
Para as pessoas mais apegadas isso pode soar como um suicídio, um isolamento ou mesmo egocentrismo. Mas não se iluda, não há outra maneira de você conseguir amar de verdade uma outra pessoa, se este amor não existir dentro de você e por você mesmo. Ninguém pode dar aquilo que não tem!

Confie nisto, é extremamente seguro você se amar, não há qualquer risco de você se frustrar por não ser correspondido. Aos poucos você verá que amar outra pessoa não exigirá qualquer esforço, pois será apenas um transbordamento de algo que você alcançou por esforço próprio. Mas repito, isso não tem nada a ver com egocentrismo, pois você não irá buscar o amor-próprio como uma forma de ser autossuficiente e se isolar, mas será a forma mais segura e eficaz de se aproximar das outras pessoas sem dependência, cobranças ou condições. Não é um sentimento que você irá projetar para fora de forma unilateral, mas é um estado de consciência que se permeará por todos os lados, assim como o fogo que é intenso em seu núcleo para poder espalhar luz e calor a tudo que esteja à sua volta! O grande exercício do amor é amar a seu Eu Cósmico.

"Quando um único homem chega à plenitude do amor, neutraliza o ódio de milhões" - Mahatma Gandhi

Leandro Severgnini
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 13


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Leandro José Severgnini   
Palestrante espiritualista e escritor. Autor dos livros intitulados "Dias de Luta, Dias de Glória", "Liberdade - Nada Menos Que Tudo" e "Em busca do infinito".
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa