Menu

Expressão com Consciência

Atualizado dia 6/28/2013 12:34:50 PM em Espiritualidade
por Heloísa Capelas


Facebook   E-mail   Whatsapp

Sempre que buscamos uma transformação, seja ela pessoal ou coletiva, necessariamente recorremos à nossa capacidade de expressão. Você já observou a maneira como manifesta suas emoções?

O exercício coletivo da liberdade de expressão, nas recentes manifestações do povo brasileiro, trouxe à tona muitas reflexões. Além das questões políticas e sociais, outro aspecto merece atenção. Afinal, o que diferencia aqueles que protestam pacificamente, dos que usam de violência e, ainda, dos que ficam passivos diante de tantos acontecimentos?

O comportamento dos manifestantes nos mostra porque é tão importante observar a maneira como estamos habituados a nos expressar. Afinal, sempre que buscamos uma transformação, seja ela pessoal ou coletiva, necessariamente recorremos à nossa capacidade de expressão para concretizar essa meta.

Observe então que, seja nas ruas, no trabalho, na escola ou no convívio com amigos e familiares, cada um de nós tem sua própria maneira de agir, falar, pensar e, enfim, se relacionar. Isso porque somos todos seres relacionais, ou seja, vivemos porque nos relacionamos. Sendo assim, estamos sempre em busca de reconhecimento e apreciação - e o fazemos a partir da expressão.

A verdadeira reflexão, para a qual chamo a atenção, é que tanto a agressividade como a passividade com que manifestamos nossos anseios são reflexos do que aprendemos na infância. E, mesmo absorvidos há tanto tempo, esses comportamentos nos aproximam ou afastam das pessoas com quem nos relacionamos. No entanto, é importante lembrar que todo comportamento aprendido pode, sim, ser modificado para que se possa conquistar maior bem-estar.

Por relações melhores
Manifestações à parte, proponho a você, então, que analise como exprime suas emoções. Meu convite é para que saia do piloto automático. Como? Bem, o primeiro passo é a auto-observação. Olhe para si mesmo sem julgamentos, sem críticas. Enxergue-se de forma isenta e perceba quais dos seus comportamentos trazem resultados positivos e quais o levam a confrontar, repetidamente, situações negativas. Assim, começará a obter as informações de que precisa para mudar e manifestar suas vontades de forma mais saudável e assertiva.

Isso porque, ao desenvolver o autoconhecimento, você compreenderá que é constituído por sua própria história, ou seja, traz em si a reunião dos seus pensamentos, emoções, crenças e verdades. Por isso, naturalmente, seus gestos, movimentos, palavras e ações revelam quem e como você é.

Então, uma vez que tiver consciência profunda e sincera sobre si mesmo, poderá rever a maneira como se coloca dentro das relações. Observe: como você expressa raiva? E tristeza? Alegria? Empolgação? Mais que isso: ao agir dessas maneiras, quais resultados você obtém de quem está ao seu redor?

Como disse anteriormente, muitas das respostas que encontrou têm origem na sua infância. Afinal, ainda pequeno, você recebeu de seus pais, familiares e cuidadores uma ‘cartilha recheada de informações sobre como agir diante de cada situação. Não me refiro às orientações expressas que lhe foram ensinadas - ou seja, instruções como "isso deve" e "isso não deve". Falo sobre os contextos, situações e influências vivenciadas no passado que até hoje o acompanham.

Perceba que as lições absorvidas emocional e inconscientemente na infância fazem com que você seja quem e como você é agora. Algumas, evidentemente, têm trazido sucesso à sua trajetória. Outras, ainda que repassadas a você com muito carinho, podem não se aplicar ao que busca para a sua vida e, ainda por cima, causam sofrimento. Cabe a você descobrir quais dessas lições devem ser descartadas e, principalmente, o que pode e deve ser modificado na sua forma de expressão.

Esse processo de reflexão trará consciência sobre a maneira como se comunica. A expressão realizada de forma consciente lhe trará maior segurança para que possa aprimorar a maneira como se relaciona consigo mesmo e com tudo o que o cerca. Como resultado, você dará início a uma bela jornada de sucesso e plenitude nos seus relacionamentos.

Caso encontre dificuldades ao longo do caminho, entre em contato com minha equipe. O Centro Hoffman é especializado no desenvolvimento humano e lhe dará todo o apoio necessário para que você possa realizar uma verdadeira e profunda revolução pessoal. Vamos juntos?

Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 56


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Heloísa Capelas   
Heloísa Capelas é especialista em desenvolvimento humano por meio do autoconhecimento e da competência emocional. Autora de "O mapa da felicidade" e "Perdão: a revolução que falta". Ministra a metodologia Hoffman no Brasil.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa