Menu

Fantasia, sonho e realidade!

Atualizado dia 9/19/2011 10:04:06 AM em Espiritualidade
por Paulo Salvio Antolini


Facebook   E-mail   Whatsapp

Está estabelecida uma trilogia. Com várias possibilidades de desfecho. Vamos ver as definições? É sempre bom.

Fantasia: "Faculdade criadora pela qual o homem inventa ou evoca imagens. Obra de imaginação. Idéia, devaneio. Vontade passageira. Capricho. Extravagância. Tolice". Sonho: "Representação em nossa mente de alguma coisa ou fato, mas sem existência real no mundo dos sentidos". É suficiente. Para Freud, manifestação de nossos desejos inconscientes.
Realidade: "Qualidade do que é real. Existência real. O que existe realmente".

Fonte - MICHAELIS - Moderno Dicionário da Língua Portuguesa. (Obra em desuso, mas de muita utilidade. Deveríamos consultá-la mais.).

Em um primeiro momento, diz-se que se fantasia e se sonha adormecido e que a realidade é nosso lado desperto. Mas nós vivemos os três em estado de vigília corporal, ou seja, despertos ao menos fisiologicamente.

Fantasiamos quando brincamos com o pensamento, criando tudo e qualquer coisa sem a mínima preocupação de possibilidade ou viabilidade de realização. Na fantasia mudamos do "avião para o navio" apenas na alteração da configuração do pensamento. Nada é proibido e tudo vale. O impossível se realiza nessa viagem solta e descompromissada com qualquer vínculo de realidade. Muitas criações hoje existentes se fizeram a partir de um processo de devaneio de seus inventores.

O sonho acordado passa a ser o desejo consciente que temos de transformar o imaginário em real. O real é a concretização dos pensamentos, aquilo que se torna fato. Aquilo que se vive.

Nos tempos atuais, por termos um extremo duro e insatisfatório, que  é a realidade, muitos saem deste para o outro: a fantasia. E como conseqüência, na fantasia se vive tudo que se pensa desejar, do início ao fim, de tal forma que a realização (material) não precisa ocorrer, pois ela se dá no plano da imaginação. Nela as pessoas dão início, meio e fim apenas no campo imaginativo. Como a realidade tem sido dura e até mesmo cruel para a maior parte das pessoas, é comum se observar pessoas que vivem no mundo da fantasia e a energia que a conduziria à realização de suas metas se esgota e ela não realiza nada. Passa a vida no devaneio.

A menina de quinze anos que, ao ser elogiada pela sua desenvoltura no andar com aquele modelo de vestimenta, começa a visualizar-se como uma "top model". Ou se é ironizada na primeira manifestação, apenas vive momentos fantasiosos que a farão sentir-se grande, até que alguém a chame, fazendo com que as fantasias se afastem. Serão retomadas num momento seguinte. Ela  nem transforma sua fantasia em uma possibilidade, pois esta não passa de um sonho, e como sonho torna-se um desejo vivificado na vontade de realizá-lo.

Transformar fantasias em sonhos significa refletir se há alguma possibilidade, por mais remota que seja, de torná-las reais. Viver nos extremos da fantasia e da realidade, sem possibilitar-se sonhar é não se dar o direito de estabelecer metas de vida, direcionadoras e orientadoras de onde se quer chegar.

Muitos se perguntam o que fazem nesta vida, por que estão aqui, e muito mais. Mas poucos se permitem olhar para dentro de si mesmos e identificar quais sonhos podem ser transformados em realidade, a fim de que a sua passagem pela vida tenha realmente um sentido lógico e coerente.

Se a teoria ajuda, vou me permitir descrever uma. Fantasiar é deixar que nossos desejos surjam em nós, independente de qualquer outra condição. Sonhar significa trazer do mundo da fantasia as idéias que mais me agradam, mais me impulsionam à possibilidade de realização, que caso ocorra, transforma-se em realidade, que é o resultado de uma fantasia que tornou-se em sonho no qual acreditei e lutei para fazê-lo realidade. Pode-se usar a fantasia para se passar pela vida sem a materialização de sonhos, ou para gerar objetivos que nos impulsionem à realização.

Da fantasia à realidade, passamos pelos sonhos. Portanto, sonhe e busque a sua concretização, sem se importar com opiniões alheias, que podem soar como um desestímulo. E aproveito a oportunidade para repetir: acredite em si mesmo acima de qualquer coisa. Acredite no seu sonho e busque por si só o caminho de encontrar a melhor maneira de viver a sua realidade. 
 
Texto revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 13


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Paulo Salvio Antolini   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa