Menu

Fazendo a transformação que o momento exige

Atualizado dia 12/19/2010 8:44:51 PM em Espiritualidade
por Brahma Kumaris


Facebook   E-mail   Whatsapp

Que a mudança de um ano para outro exige roupa nova, quilos a menos e ânimo renovado, todos sabemos. Mas, e sobre uma nova personalidade... um olhar diferente em relação às pessoas, coisas e o mundo ao redor? Um estilo de vida mais sintonizado com o que o planeta está pedindo... Parece que chegou a hora de nos transformarmos... com boa vontade ou à força.
Acabo de retornar de Cancun, onde participei da 16ª conferência sobre Mudanças Climáticas das Nações Unidas.

Éramos uma delegação de 12 pessoas vindo de 11 países diferentes, representando a Organização Brahma Kumaris, uma ONG internacional com status consultivo geral no ECOSOC (Conselho Econômico e Social) da ONU, que se dedica à espiritualidade, à meditação e ao resgate dos valores humanos.
A pergunta inevitável que vinha de todos que encontrávamos era: qual a conexão entre a espiritualidade e o meio ambiente?
A resposta se encaixa como uma luva neste momento em que o final de ano remexe algo dentro de nós. Para alguns é a esperança de que 2011 seja melhor do que este ano que está terminando. Para outros seja talvez a possibilidade de sair de férias e relaxar, ou ainda que a nova presidente coloque finalmente na prática alguns de nossos anseios... Mas a verdadeira novidade não depende de outros e de nada externo.

Dentro de nós existem todos os elementos necessários para criarmos nosso próprio mundo. Contudo, isso só acontece se houver uma mudança profunda de atitude. Uma transformação da consciência. Sair do casulo limitado e apertado dos preconceitos, da fofoca, do criticismo e mais que tudo do egoísmo. Mudar o MEU em SEU, embora tenha a diferença de apenas uma letra, requer extrema coragem.
Incluir, compartilhar, abrir espaço, dar lugar, dividir, aceitar as diferenças, acatar outras idéias... estão na raiz de tal metamorfose, semelhante àquela da lagarta em borboleta. Começar a ver todos como membros da mesma humanidade, a cuidar do nosso planeta como nossa casa comum, a enxergar Deus, ou o nome que se queira dar ao Supremo, como o Pai/Mãe de todas as religiões, demandam recalibrar nossa mente e intelecto com pensamentos, sentimentos, decisões que levem em conta o interesse do TODO e não apenas do meu EUZINHO individualista.

A mudança de consciência é o que precede um novo estilo de vida: com mais simplicidade, sem tantos desejos materialistas, mais coerência entre o que somos dentro e fora, congruência entre pensar, falar e agir.
A espiritualidade pode ser a semente para uma nova atitude frente à natureza: de cuidado e respeito. Porque irei espelhar sempre aquilo que carrego internamente. Só cuidando da minha primeira casa, a da consciência, poderei influir positivamente em todas as outras casas: o corpo que me contém, o lar onde moro com minha família, a Terra, nossa casa maior e o grande universo.
A contribuição que cada um pode dar é imensa. É só começar a parar de emitir os gases nocivos da inveja, ciúme, raiva, apego e arrogância. Aprontar-se com a roupagem interna adequada que o momento exige é ser um verdadeiro ativista, que não delega a outros a responsabilidade de sua própria autotransformação.


Luciana M. S. Ferraz
Socióloga e Coordenadora no Brasil
Org. Brahma Kumaris
www.bkwsu.org/brasil
Texto revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 63


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Brahma Kumaris   
A Brahma Kumaris é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, criada na Índia em 1936. Com 8000 escolas em 110 países, há 28 anos oferece cursos de meditação no Brasil. Através da compreensão e aplicação de valores espirituais, proporciona melhoria da qualidade de vida pessoal, familiar e social.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa