Menu

Fazer o Bem faz bem!

Atualizado dia 8/18/2012 10:50:57 PM em Espiritualidade
por Tania Paupitz


Facebook   E-mail   Whatsapp

Um dos trabalhos voluntários que a Casa Espírita oferece é o Atendimento Fraterno. Uma tarefa social, que busca receber bem, orientar com segurança, todas as pessoas que o procuram; diante da superação de dificuldades emocionais, físicas, espirituais à luz do Espiritismo.

Na sua grande maioria, as pessoas que nos procuram sofrem dos mais diversos males, entre eles: a depressão, a síndrome do pânico, a baixa autoestima, o sentimento de culpa, a solidão, os problemas de relacionamentos, sejam eles: afetivos ou profissionais; das drogas lícitas e ilícitas e, especialmente, dos problemas Espirituais, como por exemplo, a Obsessão Espiritual.

Hoje temos a Medicina reconhecendo a Obsessão Espiritual como a “doença da Alma”. Com isso, o CID (Código Internacional de Doenças) inclui a interferência de Espíritos, definindo claramente que hoje, ouvir vozes, ver vultos... Não é mais coisa mais de maluco!

Dentro da visão espírita, nem toda perturbação emocional ou física tem sua origem no campo espiritual; sendo imprescindível uma averiguação mais profunda, especialmente, dentro da área Médica.
Identificando-se, porém, uma ocorrência de “obsessão espiritual”, recomenda-se o tratamento espiritual, ao mesmo tempo em que o tratamento médico lhe trata os efeitos.

Nossa diretriz nos atendimentos é recepcionar as pessoas com o maior carinho, tentando tirá-las do estado de tristeza, de desânimo, de mágoa, de todos os estados negativos que possam apresentar. Assim, procuramos transmitir perspectivas novas, de cunho espiritual, levantar o ânimo, infundir esperança, despertá-las para uma nova realidade, para seu potencial criativo, enfatizando o amparo espiritual, a presença de seu Espírito Protetor, conhecido como “Anjo da Guarda”.

Dentro desta interação entre paciente e atendente, cria-se uma grande ponte, onde a recíproca se faz verdadeira, ou seja, ajudando ao outro, nos vemos muito mais ajudados, especialmente, quando nos deparamos com situações tão parecidas quanto as nossas, demonstrando que se estamos ali é porque, de certa maneira, estamos em condições de compartilhar aprendizados.

Dentre os muitos casos atendidos, um deles foi bastante marcante:

Uma jovem senhora, aparentando seus 45 anos, adentrou na sala do Atendimento aos prantos. Entre soluços e evidente descontrole emocional, relatou-nos que se encontrava bastante deprimida e não via outra solução para sua vida, que não fosse “acabar com tudo”.

Conversando, questionamos como ela passava o seu dia; relatando-nos a seguir que perdera completamente a vontade de realizar qualquer atividade; não encontrava mais alegria ou prazer em fazer coisa alguma.
Ela que, até então, adorava cozinhar preparando o almoço da família, conversando com filhos, agora só tinha vontade de permanecer deitada em sua cama. Seus pensamentos perturbadores e contraditórios haviam tomado conta de sua mente e só pensava em acabar com todo aquele sofrimento. Havia seguramente, deixado de confiar em si e na vida.

O marido preocupado resolvera procurar a Casa Espírita, com intuito de buscar uma solução para ajudar a esposa. Diante de uma vida tranquila e sem problemas ao lado da família, ele desconfiava que, talvez, o problema fosse mesmo de ordem Espiritual.

Ao preenchermos a ficha de anamnese da paciente, percebemos que a mesma não havia ido ao Médico, procurando diretamente a Casa Espírita. Diante deste fato, sugerimos que fosse em busca de Profissional da Área da Psiquiatria, visando obter um diagnóstico mais preciso com relação aos seus sintomas.

Após algum tempo, com a confirmação médica de que seu quadro era "depressão", procurou-nos e constatamos com alegria que a mesma encontrava-se bem melhor e mais disposta. Uma vez feito o diagnóstico, o médico indicou-lhe medicação por algum tempo e Psicoterapia.

Já previamente agendada para iniciar os Tratamentos da Casa, foi imediatamente encaminhada para os mesmos.

A terapêutica espírita abrange três aspectos básicos, como:

- Tratamento Fluidoterápico (os passes), que deve ser ministrado regularmente ao enfermo e que visa o seu reequilíbrio energético, físico e espiritual;
- As reuniões de Desobsessão, que realizam o tratamento espiritual em profundidade, através das comunicações mediúnicas;
- A imprescindível transformação moral que este deve empreender, recebendo para isso todas as informações espíritas necessárias que o motivam para uma mudança interior, o que hoje denominamos na Casa Espírita de “Reforma Íntima”.

Após alguns meses, retornou ao Atendimento Fraterno, relatando-nos com entusiasmo que estava realizando Trabalho Voluntário junto a uma Instituição de Idosos e seu objetivo, no momento, era proporcionar a quem precisava, o mesmo tipo de ajuda que havia recebido.

A mensagem que fica é: quando saímos de nós mesmos procurando ajudar o outro, somos duplamente ajudados; já que é ajudando que somos ajudados, é amando que somos amados e é, principalmente, doando-nos que acabamos encontrando a nós mesmos!

Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 17


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Tania Paupitz   
Tânia Paupitz é Artista Plástica e Professora de Artes, há 37 anos, sendo sua marca registrada as cores fortes e vibrantes, influência dos estudos de vários artistas Impressionistas. Cursos de Pintura em Óleo sobre tela, para iniciantes, adultos, terceira idade. www.taniapaupitzartes.blogspot.com waths - 48 9997234
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa