Menu

FELIZ VELHO ANO NOVO

Atualizado dia 1/12/2010 5:32:36 PM em Espiritualidade
por Sueli Ambrosio


Facebook   E-mail   Whatsapp

Mais um ano se passou. Com ele, a euforia do final de ano, as expectativas de melhoras, sonhos a serem realizados e tudo o mais que se possa desejar para um ano que se inicia.

Começamos o Ano Novo e percebemos que as coisas não mudaram tanto assim, não existe aquela mágica prometida nas simpatias, no estourar dos rojões que anunciam um novo estado de vida.

Nesse início de ano, lembrei-me de uma frase que marcou muito minha maneira de pensar e ver como ocorrem os acontecimentos em nossa vida. 

"Prepare-se para o melhor, espere pelo pior e aceite o que vier". 

Quando li essa frase pela primeira vez, busquei repassá-la no meu local de trabalho, uma instituição escolar e, imediatamente, rejeitaram esse pensamento. O tempo passou e nesse começo de ano a frase voltou à minha mente. Procurei fazer uma análise mais detalhada e tentar dar um contexto maior a esse pensamento, algo que justificasse, principalmente, o "espere pelo pior".

Não, não é uma afirmação negativa como consideraram as pessoas as quais apresentei esse "bendito" pensamento. Ao contrário, encerra em si uma verdade que, na maioria das vezes, preferimos não tomar conhecimento.

Existe um grande tabu em relação à negatividade. Basta dizer algo que seja considerado negativo que as pessoas ou se benzem, ou batem na madeira, ou qualquer outra coisa: menos atentar para essa verdade. O fator negativo existe e pode ser sim, um grande aliado do fator positivo.

Explicando melhor, posso dizer que é quase impossível saber que algo é bom se não conhecemos o que é mau. Assim, para compreendermos o que é positivo, devemos passar pela experiência do negativo.

Penso, então, em contextualizar esse pensamento: "Prepare-se para o melhor, espere pelo pior e aceite o que vier". 

Prepare-se para o melhor:

Na sociedade moderna, preparar-se para o melhor inicia-se na mais tenra idade, com a criança na melhor Escola de Educação Infantil, a melhor educação no ensino Fundamental, Médio e os preparatórios para o vestibular. Uma excelente Faculdade, uma profissão que gere muita renda, um bom casamento, compra de imóveis, carros, viagens, filhos bem nascidos e a roda gira novamente.

Prepara-se, assim, o indivíduo para o melhor. 

Espere pelo pior

Acompanhamos diariamente as notícias do mundo, principalmente as do nosso Brasil, da nossa cidade. O que vemos? Tragédias, Desastres Naturais, uma reviravolta em todos os valores que dignificam o ser humano. Amedronta viver nos dias atuais. O futuro tornou-se sombrio e indecifrável.  Ninguém está imune a nenhum acontecimento tão grandiosamente negativo.
Aceite o que vier

Essa é a área mais delicada. Como aceitar tanta dor? Tanta tragédia? Tanto desconforto diante do que não conhecemos ainda, do que se apresenta como inevitável? 

Então, volto ao negativo. Alguém conseguiu viver até agora sem uma experiência negativa em sua vida? Porque temer tanto essa palavra.

Busquei, em meus simples conhecimentos espiritualistas, algumas respostas para isso. 

Prepare-se para o melhor

O apego material tem levado o homem a consumir seus dias na busca do melhor para si. Tenho eu todos os meus desejos realizados, todos os bens adquiridos e me torno impotente diante de uma tragédia, estou realmente preparado? Preparar-se para o melhor não seria, então, a busca de uma espiritualização maior? Uma visão mais holística do mundo, das pessoas? Construir um castelo de Fé, de solidariedade, de desapegos, de bondade, preparando, assim, uma solidez na alma que resistisse melhor às intempéries da vida? 

Espere pelo pior

Quando nos defrontamos com o lado negativo, sombrio, aqueles acontecimentos que nos pegam de surpresa, como resistirmos se não tivermos uma fé, um espírito preparado para entender a impermanência de todas as coisas da vida?  Que todas as coisas tem um início e um fim, mesmo que esse fim seja doloroso? Esse aspecto é muito bem tratado na filosofia budista. É preciso estar muito consciente dessa impermanência para tolerar o sofrimento advindo das grandes perdas que sofremos ao longo da vida.

Aceite o que vier

Quando estamos preparados na fé, na espiritualidade; quando conseguimos divisar algo além do materialismo que se solidificou em quase todas as sociedades, podemos vislumbrar uma luz que nos conduz a um patamar mais seguro em meio ao caos.

Essa luz é o espírito humano voltado para um mundo melhor, uma abertura da mente e do coração para a nova ordem das coisas que se aproximam rapidamente. É preparar-se para a limpeza cármica que está atuando no Planeta Terra e ter a certeza de que somente a aquisição de bens espirituais trará essa aceitação.

Texto revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 3


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Sueli Ambrosio   
Pedagoga, Especialista em Gestão Educacional, lecionou Filosofia na Rede Pública Estadual. Intuitiva e estudiosa do Tarô, busca por caminhos que mostre uma realidade mais passivel de ser transformada por meio da espiritualidade.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa