Menu

Folia com saúde

Atualizado dia 2/24/2011 10:38:49 AM em Espiritualidade
por Roberto Debski


Facebook   E-mail   Whatsapp

Nos períodos de festas e feriados prolongados, muitos aproveitam para relaxar, descansar, ir à praia ou à piscina e, sendo assim, devemos continuar cuidando da nossa saúde, escolhendo com atenção a qualidade dos alimentos e bebidas que ingerimos e evitando os excessos para não sermos surpreendidos por doenças e sintomas que costumam ocorrer quando não tomamos tais precauções.

Como exemplo, podemos citar transtornos digestivos como dores abdominais, má digestão, alterações do trânsito intestinal, prisão de ventre ou diarréia, infecções gastrintestinais, náuseas e vômitos, fadiga e indisposição, dificuldade de concentração e memorização, alterações do sono e de humor, dentre várias outras.
Para manter a saúde preventivamente, ou caso os excessos ocorram, devemos retomar uma alimentação saudável, importante para "desintoxicar" o organismo e fazê-lo voltar ao funcionamento normal. Ingerir alimentos energéticos como os carboidratos, preferencialmente os cereais integrais (arroz integral, aveia, pão integral etc.), frutas, ricas em fibras que corrigem o trânsito intestinal e também os alimentos antioxidantes que nutrem as células e combatem os radicais livres, que são moléculas nocivas à saúde.

Como fonte de proteínas devemos optar pelas carnes magras, queijos com baixo teor de gordura e oleaginosas como as castanhas. Ingerir muita água, sucos de frutas naturais e chás, evitando o excesso de chá preto, mate ou verde que contém cafeína, também são hábitos importantes.

Para nos precavermos mais ainda, devemos evitar o consumo de refrigerantes, alimentos gordurosos, frituras, salgadinhos, balas e biscoitos, que são ricos em açúcar branco, farinha refinada branca, gorduras saturadas e trans e excesso de sódio (sal) além de evitarmos o abuso de álcool.

É necessário ter cuidado com a manipulação dos alimentos lavando sempre as mãos ao prepará-los e ingeri-los. Também é preciso cuidar da procedência dos alimentos, bebidas e até mesmo do gelo que utilizarmos, além de lavarmos as latinhas de bebidas com água e sabão antes de abri-las. Não consumir alimentos e bebidas de procedência desconhecida e expostos ao ambiente e sem refrigeração, o que favorece o crescimento de bactérias que causam diversas infecções. De preferência, comer porções menores a cada 3 a 5 horas.

Além disto, lembrar-se de manter uma rotina de atividades físicas, proteger-se com filtro solar até mesmo para sair na rua durante o dia, usar óculos de sol com proteção UV e preservar o horário do sono para não desregular nosso relógio biológico.

Com estas medidas, iremos aproveitar com saúde os feriados e, na volta à rotina do dia a dia, não sentiremos qualquer desconforto ou problemas de saúde, só as consequências benéficas da alegria, das boas lembranças e do bem-estar.

Dr. Roberto Debski, Médico Clínico Geral, especialista em homeopatia, acupuntura, saúde e bem -star. Psicólogo, coach e trainer internacional em PNL.

Site:www.serintegral.com.br

Texto revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 17


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Roberto Debski   
O Dr. Roberto é médico (CRM SP 58806) especialista em Acupuntura, Homeopatia e tem formação em Medicina Ortomolecular. Também é psicólogo (CRP 06/84803), Coach e Master Trainer em Programação Neuro-Linguistica. Formador e facilitador em Constelações Familiares Sistêmicas Acompanhe nossos próximos eventos! https://www.facebook.com/debskiroberto/
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa