Menu

GERAÇÃO CANGURU

Atualizado dia 8/16/2010 9:38:33 PM em Espiritualidade
por fatima bittencourt


Facebook   E-mail   Whatsapp

Determinar valores a serem passados para os filhos não é fácil, principalmente porque cada um teve sistemas de valores diferentes advindos das famílias de origem, como também nunca em tão pouco tempo, na história da humanidade, tivemos tantas mudanças.

Isso se dá por vários fatores desde a libertação da mulher até o uso da tecnologia numa sociedade que se tornou globalizada. Numa mesma década, ouvimos desde a orientação em criar os filhos para o mundo, como também protegê-los de um mundo injusto, competitivo e violento.

Dados de uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2008, apontam que cerca de 8 milhões de pessoas entre 25 e 40 anos residiam na casa dos pais. Na década de 70, isso era impensável. Hoje, a idade média do primeiro casamento (época em que geralmente os filhos deixam a casa dos pais), é de 26 anos, quatro anos mais do que há três décadas. Surge aí a “geração canguru”.

Uma vantagem dos integrantes da Geração Canguru é que eles estão ficando um tempo maior na casa do pais, mas, com a economia que fazem, investem nos estudos. Essa é uma Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED)do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socio-econômicos (Dieese).

Essa nova organização passou a existir de forma natural a partir do momento em que os sonhos, os objetivos de independência tradicionais dos jovens - autonomia financeira, casa própria, casamento, filhos deixaram de ter o mesmo peso de antes. Os filhos estão casando mais tarde e a maternidade adiada em quase 10 anos.

Em tempos de liberdade total, não faz mais sentido ter que se mudar para conquistar espaço e privacidade. Mas os jovens que permanecem na casa dos pais não podem se acomodar, e nem o pai ou a mãe devem passar a mão na cabeça deles. Não é interessante para nenhum dos dois lados. Eles devem traçar metas, contribuir em casa. O filho não pode se sentir dono do espaço, como geralmente acontece com quem tem mais de 30 anos e ainda mora com os genitores.

Aprender a gerenciar a vida é possível, isso inclui em preservar a individualidade necessária a cada um para não cobrar dos filhos e de ninguém a responsabilidade do bem estar que merecemos ter na vida.Por isso temos que preservar a transmissão de valores humanos podem ser uma das maiores manifestações de amor possíveis.

O perigo é somente a acomodação dos “cangurus”, considerando-se que muitos deles acabam sabotando tanto a vida afetiva como a profissional. Neste caso, já caem na chamada síndrome de Peter Pan - aqueles que têm medo de crescer por não se sentirem preparados para a vida e para a construção de suas futuras famílias.

O melhor mesmo é os pais investirem desde a infância em definirem valores que se perpetuam na vida como amor, respeito, responsabilidade consigo e com o outro, paciência, compaixão e quilíbrio entre outros.

Se esses valores são respeitados todos são beneficiados e formas harmônicas de convivência com bom senso surgirão.

Texto revisado


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 20


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: fatima bittencourt   
Psicóloga há mais de 25 anos, Fundadora do Grupo Sanare, Casa Azul e Solar dos Budas. Sua base teórica e vivencial reúne a filosofia oriental, neurociência e psicologia integrada. Oferece consultoria e atendimento psicoterápico clínico.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa