Autoconhecimento Autoajuda e Espiritualidade
 
auravide auravide

Ho´oponopono: No Portal (parte 1)

por Al McAllister

Publicado dia 12/7/2012 em Espiritualidade

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp


Após 4 anos online e no presencial, decidi concentrar o trabalho assistencial e de sessões virtuais no processo O Portal (www.portalquantum.com).

Como existe há algum tempo desavenças entre grupos e pessoas nos EUA sobre quem detém os copyrights e "direitos" de ensinar ou não o processo Ho´oponopono, inclusive com o afastamento do Dr. Ihaleakalá Hew Len da ministração de cursos (cancelaram sua vinda ao Brasil), confirmo que não tenho vínculo com nenhuma entidade "oficial". 

Há pessoas que perguntam se O Portal é "Ho´oponopono". É sim, mas não é o "Ho´oponopono" divulgado atualmente pela organização que substituiu a Foundation of I original, e que agora tem uma outra direção.

O Ho´oponopono da Identidade Própria, conforme a Morrnah Simeona e meu entendimento, é o que está descrito no link e Fórum Hooponopono link O Portal se apresentou através desse Ho´oponopono.

Pode-se dizer, então, que existe o Ho´oponopono do Portal, e isso fica claro nas sessões e prática diária. Com certeza, tem gente que discorda, conceitualiza de outra maneira, mas sou fiel ao que o processo me proporcionou; a visão do Portal que é a percepção e expressão expansiva do Ser. Exemplificado nas sessões e Vivências no Portal. Transcende o conceito de "Limite Zero".

A realidade é que Ho´oponopono é só mais um nome para o que Jesus exemplificou, que A Paz, o Reino de Deus, está em nós. Nisso, Jesus mostra verdadeiramente o Caminho, e a Salvação do jugo dos programas que rodam na mente, e que no Ho´oponopono se diz serem "memórias".

Os programas em alguns egos, ao terem um pouco de entendimento dessa mensagem, sentem-se donos e se outorgam uma autoridade na transmissão da mesma. Buscam enfeitar, complicar, tornar mistério o que é simples, valorizando seu estudo, esforço, e justificando assim, sua autoimportância e suas técnicas, muitas delas totalmente desnecessárias. Lógico que estas disciplinas têm o mérito de divulgar a mensagem, mesmo truncada e parcial, e é como muitos de nós chegamos em nós. Assim, também sou grato. 

O Portal - A História

No final dos anos 90, comecei a praticar o sistema Huna com materiais de estudo do Otha Wingo, da Huna Research Associates, nos EUA. Em anos subsequentes, recebi ótima orientação de Jens Weskott, responsável pela divulgação de Huna no Brasil (Jens tem página aqui no STUM: https://www.somostodosum.com.br/c.asp?i=8655&s=1)

É importante entender que Ho´oponopono é apresentado como um componente da psicofilosofia Huna. Foi em 2007, que tomei conhecimento de uma nova versão de Ho´oponopono desenvolvida pela Kahuna Lapaau (sacerdotisa) Morrnah Simeona. Meu primeiro contato com esse novo Ho´oponopono foi em programas de entrevistas na internet onde o Dr. Ihaleakalá Hew Len apresentou o sistema divulgado pela Foundation of I. Em Julho de 2007, li o livro Limite Zero do Joe Vitale e Dr. Len. Ao entrar em contato com o Dr. Len, passamos quase 3 anos em correspondência por e-mail. Sou muito grato ao Dr. Len por essa experiência.

Em 2009, houve uma mudança, o Dr. Len me avisou que até ele "tinha que pedir autorização" à IZI LLC (que substituiu a Foundation of I, organização criada pela Morrnah), para ministrar palestras, aulas e workshops. E me recomendava que eu não ensinasse o Ho´oponopono da Identidade Própria e nem utilizasse materiais e ferramentas com copyright da IZI LLC em palestras e workshops.

Eu lhe disse que a minha compreensão é de que não se ensina Ho´oponopono, só é possível praticá-lo. Os meus workshops são sobre O Portal; nas sessões e fórum, falo da minha prática e experiência com o Ho´oponopono, mas realmente por não ter feito nenhuma aula com ele, como poderia ensinar algo que não me foi transmitido? Embora, nesses quase três anos passados ele tivesse sido meu professor-mor... Com isso, houve um corte na nossa comunicação, e recebi uma carta da IZI LLC me pedindo para cessar o que acreditavam eu estava fazendo com o Ho´oponopono "deles". Outras pessoas que estavam divulgando o Ho´oponopono também receberam o mesmo comunicado (ele pode ser visto aqui: link

Depois fiquei sabendo que a Huna Research Associates discorda do Ho´oponopono descrito no livro Limite Zero, tendo-o como "incompleto" e prejudicial. Tive acesso a mais informações e com o tempo reparei que algumas pessoas, que assim como o Dr. Len, também haviam estudado com a Morrnah Simeona, questionavam a autenticidade de alguns assuntos abordados no livro. Também eram críticos de alguns conceitos como não sendo originais da Morrnah, do óbvio marketing de seminários e produtos associados; e a tal "cláusula de não divulgação" do que se aprende nos workshops da entidade responsável pelo agendamento dos mesmos.

Há realmente uma discordância entre essas duas organizações, uma nega qualquer ligação com Huna, por não considerá-la autenticamente Havaiana, com o Dr. Len em um vídeo recente se referindo à Huna "como invenção de um homem branco" - mas sei que a Morrnah era associada, sim, da Huna Research Associates, foi professora na organização, conterrânea de Otha Wingo, e utilizou no seu Ho´oponopono da Identidade Própria toda terminologia da psicofilosofia dos "Três Eus" do ser humano (Unihipili, Uhane e Aumakua) conforme ensinado por eles.

Digo isso com segurança, porque na verdadeira tradição Havaiana o "Unihipili" se refere a espíritos de pessoas falecidas, "Uhane" é uma alma, espírito, ou fantasma, e "Aumakua" são os deuses da família, deuses pessoais ou ancestrais. O Serge Kahili King, outro autor, líder espiritual, que professa a sua própria versão de Huna, deu nomes diferentes aos "Três Eus": "Ku," "Lono," and "Kane". Aqui também há uma discordância com a tradição pois são nomes de deuses Havaianos. Então minha conclusão é que a Morrnah usa a conceitualização Huna do Max Freedom Long, e não há como negar isso.

(Continua) 

Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   horoscopo


Gostou deste Artigo?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 6

Sobre o Autor: Al McAllister   
www.soubem.com
E-mail: [email protected]
Visite o Site do autor e leia mais artigos.


Veja também
artigo Transcomunicação Instrumental
artigo A liberdade de ser
artigo Você sabe quais os benefícios de um atendimento de radiônica?
artigo Do Oran Mor aos corações apaixonados pela Luz

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.





horoscopo


auravide

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2020 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa