Menu

Insensibilidade

Atualizado dia 3/14/2013 11:58:39 AM em Espiritualidade
por Teresa Cristina Pascotto


Facebook   E-mail   Whatsapp

Quanto mais trabalhamos os conteúdos profundos de nosso inconsciente e de nossos sentimentos e emoções, tornando-nos conscientes da realidade oculta em nós, mais liberamos as cargas energéticas que esses conteúdos contêm. Toda essa carga nos fazia sentir emoções fortes e desequilibradas e isso nos dava a falsa sensação de estarmos “vivos”. Na verdade, tudo é controlado pelo ego, que usa nossas emoções e nos permite sentir, somente quando é conveniente para ele, quando precisa nos desequilibrar e nos interditar, para se manter no poder. Porém, ao nos trabalharmos nessa profundidade e responsabilidade, vamos nos livrando das forças passionais, das emoções mais viscerais e dos impulsos mais primitivos e isso faz com que nos tornemos mais fortes e equilibrados diante dos eventos dolorosos e complicados que a vida nos traz.

Antes, tínhamos uma hipersensibilidade a qualquer dor, sofríamos por nós e pelos outros, envolvíamo-nos demasiadamente em nossas questões emocionais mais dolorosas. Agora, com a capacidade de compreendermos a vida e aceitarmos mais as condições que ela nos traz, não nos sensibilizamos tanto com os eventos dolorosos, sentimos algo totalmente diferente de tudo o que sentíamos antes, uma sensação de indiferença, e isso é bom, porém, o ego acha isso estranho demais, e pensa que há algo “errado” acontecendo conosco, que estamos muito frios, pois acha que temos que sentir dor, desespero e sofrimento.

Se nos distanciarmos da mente e elevarmos a nossa consciência, perceberemos nitidamente que essa insensibilidade está acontecendo somente no plano da mente e isto é extremamente necessário e saudável, pois nunca sentimos nada de verdade, tudo o que acreditávamos sentir antigamente, nada mais era do que impulsos instintivos e forças emocionais desequilibradas, controlados pelo ego.

Quando deixamos de ser tão passionais, emotivos e impulsivos, não nos reconhecemos nessa nova condição e tudo fica muito estranho dentro de nós.

Afirmo que está tudo perfeitamente certo, que isto é o melhor que pode nos acontecer. Este esvaziamento de impulsos mais primitivos é tudo o que precisamos para começarmos um processo de desintoxicação e descontaminação das energias negativas das forças emocionais desequilibradas. Este processo nos leva de verdade a um esvaziamento e experimentamos a sensação de insensibilidade profunda. Ficamos até meio apáticos e desanimados, vazios mesmo.

Enquanto houver em nós toxinas das energias emocionais mais viscerais, ainda estaremos muito suscetíveis ao retorno ao velho padrão, por isso, é necessário que aceitemos a apatia, usando-a como um recurso para não cairmos nas “ciladas emocionais” que o ego irá preparar para nos capturar de volta ao estado anterior, onde ele tem mais poder sobre nós; quanto mais passionais e impulsivos somos, mais o ego nos domina. A apatia nos deixa sem “vontades” e isto é bom, pois se continuarmos a ter as velhas vontades, que eram somente os desejos do ego, continuaremos a sofrer em busca da realização dessas vontades, que nunca se realizam de verdade. Quando abandonamos as vontades do ego, ficamos vazios, passamos quase que literalmente a não querermos mais nada da vida, novamente aqui, instala-se a vontade de desistir de tudo.

Se todos os nossos movimentos na vida eram impulsionados pelas vontades do ego e se nossa vida se tornou insatisfatória e frustrante, o passo fundamental para termos uma vida mais satisfatória, é abandonarmos os desejos do ego. Só que como isso nos leva ao vazio e à apatia, ficamos inquietos, resistindo ao fluxo natural desse processo.

Perder as velhas vontades do ego, com aceitação, leva-nos ao SENTIR verdadeiro. Isto nada tem a ver com o sentir do ego, este é o sentir da alma. Como tudo isso é novo, quando começamos a ter sentimentos mais “saudáveis”, isso nos parece vago demais, pois não tem a intensidade do ego. Este novo sentir nos levará a experimentarmos os desejos da alma, os sentimentos da alma, o amor incondicional que tanto buscamos.

Então, se queremos sentir verdadeiramente, se queremos viver de forma mais saudável, precisaremos passar por essa fase estranha de esvaziamento, apatia, desânimo, indiferença e insensibilidade. Devemos deixar ir tudo aquilo que não tem mais função em nossa vida; o apego ao “sentir do ego”, como forma de nos sentirmos (falsamente) vivos, só nos leva ao tormento.

O sentir do “novo ser humano” será forte e poderoso, porém, sutil e suave. Não sentiremos mais essas forças emocionais desequilibradas. Mas antes disso acontecer, precisaremos passar por várias etapas de esvaziamento de impulsos emocionais, a cada fase de liberação mais profunda dos sentimentos e emoções aprisionados, se seguirá uma fase de prostração, desesperança, desânimo e apatia, provenientes do processo natural de desintoxicação das energias atreladas aos conteúdos liberados. Só que cada vez que vencemos uma etapa e alcançamos um novo nível de consciência, tornamo-nos mais fortes e mais equilibrados, o que nos coloca muito mais prontos e sábios para as próximas etapas de liberação de cargas emocionais.

A vida é um processo, não adianta querermos encontrar um jeito mágico de nos livrarmos de todas as questões, dores e condições de nossa vida. Dentro do processo de vida, na busca pela autotransformação, passaremos por várias etapas que serão muito parecidas com as etapas anteriores, o que nos dá a sensação de estarmos estagnados, trabalhando sempre as “mesmas coisas”. Quando há um verdadeiro empenho no processo de despertar de consciência, chega um momento em que finalmente compreendemos e aceitamos o processo e isso nos leva a viver cada etapa com a consciência de que é uma NOVA etapa, mas com condições e questões aparentemente muito iguais às anteriores. Em cada etapa, trabalhamos um novo nível de consciência, nunca estamos “girando em círculos”, mas sim, “espiralando” no processo de ascensão.



Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 155


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Teresa Cristina Pascotto   
Atuo a partir de meus dons naturais, sou sensitiva, possuo uma capacidade de percepção extrassensorial transcendente. Desenvolvi a Terapia Transcendente, que objetiva conduzir à Cura Real. Atuo em níveis profundos do inconsciente e nas realidades paralelas em inúmeras dimensôes. Acesso as multidimensionalidades Estelares. Trago Verdades Sagradas.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa