Menu

Kali, aquela que destrói para reconstruir

Atualizado dia 5/5/2013 3:34:53 PM em Espiritualidade
por Marisa Petcov


Facebook   E-mail   Whatsapp

Kali é uma Deusa indiana considerada tanto benevolente quanto malévola. É a Mãe amável para seus filhos e a Morte para os inimigos de seus devotos. É a corporificação da fúria feminina, aquela que deixa destruição e morte por onde passa.

O mito

Kali nasceu para exterminar os demônios que estavam ameaçando os Deuses. Quando o rei dos demônios Mahishasura se declarou o Líder do Universo, a blasfêmia enfureceu os Deuses de tal maneira que imediatamente eles começaram a emitir uma poderosa luz de seus chacras frontais. Quando toda a energia emitida por Vishnu, Shiva, Brahma, Indra, Yama, Agni e todos os outros Deuses se encontraram em um ponto ardente, a energia tomou vida na forma de uma Deusa, Durga.

Cada um dos Deuses lhe deu sua arma mais poderosa: o Tridente de Shiva, o Disco de Vishnu, o Raio de Indra. Rugindo enfurecidamente, Durga saiu para combater os inimigos. Durante a batalha, algo caiu da sobrancelha da enfurecida Durga. Quando a Deusa se apercebeu, viu que tinha gerado Kali, fruto de sua fúria.

Kali lutou contra Mahishasura e seu exército inteiro de poderosos demônios e magos astuciosos. Ela devorou, cortou, rasgou e esmagou a todos. Mas mesmo depois de ter matado todos os demônios, Kali ainda estava enfurecida e em frenesi por causa da batalha. Ela continuou dançando de modo selvagem, enquanto cortava e rasgava os demônios mortos, dançando de cadáver em cadáver, fazendo tremer as fundações do próprio universo. Percebendo isso, os Deuses viram que era necessário pará-la ou o universo seria destruído.

Assim, Shiva se adiantou. Ele se prostrou entre os corpos do exército no campo de batalha, imóvel. Kali continuou sua dança da morte e, de repente, percebeu que estava dançando sobre um corpo vivo - o corpo de um Deus! Envergonhada pelo desrespeito inconcebível que ela estava mostrando, tocando um Deus com os pés, ela mordeu a língua e parou a dança.

Analisando

Os Deuses representam a verdade e os demônios representam tudo o que nos afasta da verdade, o medo, a dúvida, a indignidade, entre outras coisas. Na verdade, a batalha representa a psiquê e os conflitos interiores.

Kali carrega um colar com cinquenta crânios ao redor de seu pescoço, representando as vidas que nascem sucessivamente por meio do ciclo da reencarnação e as cinquenta letras do alfabeto sânscrito, a raiz de todo conhecimento.

Kali é a Deusa que veio para restaurar o equilíbrio no mundo e ainda é muito cultuada entre os indianos como uma Deusa Tríplice da criação, destruição e regeneração. Ela é a originadora do mundo criativo.

Um de seus símbolos é o triângulo vermelho, o símbolo da energia de Shakti, a Divina Energia Feminina do Universo.

Ela é a própria natureza, o fogo da verdade, que não pode ser escondido pela ignorância. Kali é a representação do completo círculo da criação e da destruição, contido nela mesma.

Kali é a corporificação da violência feminina, protetora do coração, aquela que vem para nos afastar de tudo que não é verdadeiro. É a feroz energia da psiquê, a luz da discriminação, a espada do conhecimento, o poder para reconhecer o que precisa ser feito.

Baseado na obra de Claudiney Prieto, Todas as Deusas do Mundo

Marisa Petcov

Sacerdotisa do Iseum Ísis Azul da Fellowship of Isis, Elder do Grove Tocado Pela Lua

Contato: 11 9 9212 81 69


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 7


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Marisa Petcov   
Presidente da AME - Agência de Místicos e Esotéricos Contatos: 11 2021 6788 / 9 5980 2467
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa