Menu

Karma, a verdade que você escolhe viver

Atualizado dia 4/27/2016 12:42:46 PM em Espiritualidade
por Nadya Prado


Facebook   E-mail   Whatsapp

Veja quanta grandeza e harmonia há na Criação, sob o domínio do karma, que nada mais é que Deus em ação. Causa e efeito, sintonia e aprendizado.
Karma é um termo que tem origem no sânscrito e significa ação. Ele não é bom ou ruim e também não é uma crença ou invenção humana. É uma lei natural de causa e efeito, presente na manifestação espiritual. Não podemos confundir o karma com doutrinas religiosas ou apegos conceituais. A lei do “retorno”, como alguns erradamente o nomeiam, parece mais uma questão de julgamento e castigo, o que não é verdadeiro.
Não existe retorno, não é uma vingança ou algo que esteja do lado de fora e que lhe devolve na mesma medida. Isto seria a Lei de Talião do “olho por olho, dente por dente”.
Toda ação que você promove tem origem em seu cerne e contamina ou ilumina de dentro para fora. Sempre chegamos à mesma conclusão sobre a responsabilidade que temos por nossos atos.
Quando eu lhe quero mal, sinto ódio e desejo de vingança, estou expressando o meu mundo interno e se você não estiver na mesma sintonia que eu, não há como lhe prejudicar energeticamente. Você estará imune à minha ação maléfica. Mesmo que alguém consiga machucar fisicamente ou prejudicar a vida do outro, ele não terá que carregar em seu coração o ressentimento do ato alheio. O maior prejudicado ou beneficiado é sempre o autor da ação.
Muitas pessoas dizem que karma é sofrimento e não compreendem sua essência. Considero que esta interpretação é relativa à preponderância do ego, que não é capaz de perceber a natureza que envolve o significado maior desta lei de causa e efeito. Não existe salto quântico para o karma, ele é simplesmente o efeito de uma ação.

Tem uma história que conta sobre um menino que brigou com outro na escola. Quando chegou em casa disse ao seu pai que estava com muita raiva daquele outro moleque. O pai lhe ofereceu um saco de carvão e pendurou um lençol branco no varal do quintal. Disse ao filho para descontar toda aquela raiva, jogando o carvão no lençol. Assim o menino fez... Quando terminou foi para o seu quarto e de frente ao espelho não se reconhecia. Estava encardido de carvão. Para retirar aquela sujeira, era necessário um banho bem tomado!
A vida diária é o banho que precisamos, esfregando com uma bucha as impregnações do passado.

Importante saber que este é um lado do karma e que há o outro. Quando você age em conexão com a Luz e o amor, você gera efeitos positivos. Isto é possível quando você sai da esfera limitada do egoísmo e de seu efeito prejudicial ao outro e a si mesmo.
Você é um canal de luz ou trevas, depende de suas escolhas! Isto é o karma e desta forma são todas as leis que regem a natureza e a espiritualidade. Não existe acaso e ninguém passa despercebido, como se pudesse fugir de suas próprias criações.
Você cria, escolhe sua vida e seu karma.
Então, como querer que de repente aquela sujeira de carvão se dissipe, sem o mínimo esforço?
Ora, isto não é plausível e harmônico.
O karma é uma bênção, não é uma invenção do Espiritismo ou das religiões orientais. Ele também não é sinônimo de sofrimento, de modo algum. Se você cocria a realidade a partir de atitudes amorosas, seu karma é de plenitude e amor.
Você lança a flecha e ela atinge seu alvo. A não-ação é a única maneira de se abster de karma. Porém, não agir no momento em que nos encontramos não é uma solução eficiente.
Entenda que você já está no meio do ciclo e terá que continuar. O abandono apenas retardará sua iluminação.
Por que Buddha nos indicou o caminho do meio?
Em sua experiência, ele provou que a prática do ascetismo, a dedicação às orações, a privação dos prazeres e a busca da iluminação pela não-ação, era um extremo tanto quanto a entrega excessiva dos espírito aos venenos mentais do ego. Não haveria nenhum sentido a nossa manifestação como espíritos criados por Deus, se não houvesse um propósito.

E qual é o objetivo do Criador?
Transformar sua criação em amor expresso e por isto precisamos aprender a amar e estamos aqui nesta vida. De forma alguma, poderemos nos tornar essência amorosa se nos apartamos do outro. Eu preciso de você e vice-versa.
Estamos no plano terreno por um desígnio maior, convivendo com este destino de nos tornarmos Um. Enquanto houver um irmão que sofra, não estaremos unificados. Este é o grande ensinamento dos amparadores espirituais.
Quem nega este conhecimento vive na ilusão de suas crenças que o faz escapar provisoriamente da Verdade, que é única.

A Roda de Samsara conhecida na filosofia oriental representa as nossas encarnações e este ciclo de vida, morte e renascimento.A vida terrena é considerada uma ilusão, porém, muito proveitosa ao aprendizado espiritual. Para se desvencilhar das reencarnações, o espírito tem que estar livre de seus desejos e ainda mais, deve estar em comunhão com o seu próximo.
Se eu tirei a vida de alguém numa reencarnação pregressa, tenho um compromisso com este espírito. Estou suja de carvão... Tenho que arcar com a responsabilidade de meu ato. Não posso simplesmente dizer que está tudo certo... Não, eu tenho algo a cumprir a refazer, este é o karma, causa e efeito.
Quando provocamos o sofrimento a nós mesmos ou a alguém, isto deve ser refeito. Dissolvido e convertido em amor incondicional. Porém, enquanto refaço aprendizados e cumpro meus resgates, posso também criar muitas ações positivas. Posso fazer o bem a mim e ao próximo. Aprender a humildade, o amor, despertando minha consciência.
Os Bodhisattvas são espíritos iluminados que continuam a atuar em prol dos espíritos que ainda não despertaram e se iluminaram.
O salto quântico significa algo que podemos realizar por nós mesmos. Eu posso me iluminar de um instante para o outro, sim, isto é possível e este é o salto. Mas não posso deixar para trás um irmão espiritual com o qual tenho um comprometimento.

Vamos falar sobre mais um breve conto Zen sobre o monge ao percorrer seu caminho focado no porto final. Ele perde todo o significado de sua trajetória, porque o que importa é o caminho. Em busca da iluminação seu mestre recomendou que trilhasse até determinado ponto. Disse que, desta forma, encontraria a resposta para suas questões e para seu despertar.
O caminho representa a vida, o ciclo das encarnações, o karma. Se você não presta atenção à sua vida, você perde a oportunidade do caminho.
Tem muita gente buscando do lado de fora o que tem que encontrar do lado de dentro. E deixando de aproveitar as oportunidades diárias para a transformação de seu ser. Este é o sentido da vida, do karma, das encarnações. Tudo muito simples e natural.

Nada que vivemos é em vão e a vida terrena é o campo fértil que o Divino nos proporciona para que possamos crescer, evoluir, expandir nossa consciência. Na família, no trabalho e em todas as relações que nos colocam frente à frente, uns dos outros, neste percurso de despertar do amor.

Namastê!

Atendimento particular skype: valores e agendamento por e-mail: [email protected]
Para mais informações sobre Nadya Prem e Transpessoal acesse https://www.psicologiaespiritualista.blogspot.com.br Curta minha página oficial no facebookhttps://www.facebook.com/nadya.r.s.prado


Texto revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 17


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Nadya Prado   
Psicoterapeuta Transpessoal Técnica Naturopata, com extensão em Psicopatologias Psicanalíticas e Psicossomática Contemporânea., estudiosa dos estados alterados da consciência e transtornos psicológicos, inclusive mediunidade transreligiosa. Atendimentos online no skype Informações e agendamento envie email para [email protected]
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa