Menu

Liberte o tigre

Atualizado dia 12/3/2012 10:51:17 AM em Espiritualidade
por Andrea Pavlo


Facebook   E-mail   Whatsapp

Encontrei esta meditação do Osho hoje e ela veio bem a calhar. Costumo usar os animais para entender minhas forças internas. Hoje, por exemplo, sou um gatinho. Estou à espreita, na minha. Fico no meu canto mas sei tudo o que acontece. Não gosto de barulho, não gosto de me sentir presa e não gosto de ser obrigada a nada. Essa é uma das minhas naturezas.

Quando paramos para pensar no nosso bicho interior, estamos falando de um dos aspectos da nossa sombra. Sombra é tudo o que fica no nosso inconsciente, às vezes louco para sair, às vezes quieto demais para ser mexido. Em todo local de luz, há sempre sombra, pelo menos essa é a realidade ainda no planeta Terra. É uma verdade da física, aquela que diz que toda luz gera uma sombra. E com os humanos não é diferente.

Na sombra, estão as nossas intuições e todas, eu disse todas, as nossas verdades. É ela que fala na terapia, que solta frases de efeito, que conta sonhos esquisitos mas, que olhados mais de perto, são de fato verdadeiros. É a sombra que traz clientes para uma loja, que traz pacientes para um terapeuta, que traz contratos para uma empresa. São as forças do invisível, daquilo que não podemos ponderar. É a nossa sombra. E Freud ainda foi o cara que nos jogou isso na cara, dizendo que quem mandava mesmo na gente era o nosso inconsciente. Sim, ele estava certo. Pelo menos em parte.

Abaixo transcrevo a meditação de Osho para quem quiser conhecer um pouco mais sobre a sua sombra. Quanto mais real, mais fácil for sentir o animal, mas é a sua sombra conversando com você. Você pode perguntar qualquer coisa para ela, seus comportamentos, sentimentos, o que fazer em uma situação, que ela responde. Pergunte ao animal, ao instinto dentro de você. Isso é ser seu próprio terapeuta.

A vida é um fenômeno tão vasto que é impossível controlá-la. Se você de fato tiver essa intenção, é preciso reduzi-la ao mínimo, porque a vida, na verdade, é um fenômeno selvagem, tão selvagem quanto as nuvens, a chuva, a brisa, as árvores e o céu.

Esta meditação é uma oportunidade para que nos coloquemos no lugar de um animal. Deixe sua humanidade para trás e escolha qualquer animal de que goste: um gato, um cão, quem sabe um tigre. O importante é selecionar um animal e se fixar nele. Mova-se como ele e torne-se esse animal.

Durante 15 minutos, divirta-se com a fantasia. Se você for um cão, saia latindo e faça coisas que um cão faria - mas faça mesmo! Aja com espontaneidade, perambule pelo quarto dando latidos e saltando.

Ser um cão significa ter absoluta liberdade, então, seja o que for que você sentir naquele momento, faça-o. Não deixe que o lado humano assuma o controle. Seja de fato um cão!

Faça esse exercício por sete dias, sempre à noite. Essa energia mais "animal" será proveitosa especialmente se você for uma pessoa muito sofisticada e refinada. Altas doses de civilização podem ter um efeito paralisante e até perigoso, mas em pequenas doses pode até ser uma coisa enriquecedora.

Todos nós devíamos manter nossos instintos afiados. Se aprendermos a ser pelo menos um pouco "selvagens", todos os nossos problemas desaparecerão.

Comece esta noite e divirta-se!


Leia mais: https://www.palavrasdeosho.com/2011/01/liberte-o-tigre.html#ixzz2DXprHdYu

Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 10


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Andrea Pavlo   
Psicoterapeuta, taróloga e numeróloga, comecei minhas explorações sobre espiritualidade e autoconhecimento aos 11 anos. Estudei psicologia, publicidade, artes, coaching e várias outras áreas que passam pelo desenvolvimento humano, usando várias técnicas para ajudar as mulheres a se amarem e alcançarem uma vida de deusa.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa