Menu

Medicina indígena

Atualizado dia 8/3/2010 5:39:04 PM em Espiritualidade
por Espaço Luzeiro


Facebook   E-mail   Whatsapp

Hoje em dia as medicinas ancestrais estão cada vez mais em nosso cotidiano. Aquelas receitas das avós, dos curandeiros, dos pajés,  das culturas indígenas estão  naturalmente tomando destaque em nossas vidas.

Abordaremos aqui a medicina do Kambô , nascida na floresta amazônica remanescente da cultura indígena dos Katukinas: 

Estudo Científico 

Kambô é uma espécie de rã (Phylomedusa bicolor) que vive na Amazônia, cuja secreção contém uma substância que atua como poderoso energizante natural, capaz de combater e eliminar distúrbios de saúde do ser humano, elevando a eficiência do sistema imunológico. O efeito dessa substância, em termos médicos, é uma reação infra-médio simpática, com estimulação do sistema nervoso simpático seguida de estimulação completa do sistema nervoso parassimpático, como se o organismo fosse inteiramente passado a limpo num intervalo de cinco minutos.

A substância presente na secreção da rã têm a propriedade de desencadear um processo bioquímico de interação orgânica de estimulação e inibição seqüencial: sua ação estimula certos receptores orgânicos, passando, em seguida, a inibir outros centros, numa rápida mudança do sistema de atuação.

Médicos que já tomaram e pesquisaram o Kambô afirmam que ele pode ser eficaz vários tipos de tratamento, bem como de qualquer outro tipo de distúrbio, crônico ou não, pois ele age como um grande reforçador do sistema imunológico. 

Medicina Indígena 

Esta medicina vem sendo utilizada por índios e seringueiros há milhares de anos. Para a tradição indígena, a doença é um espírito negativo que abate a pessoa". Assim, tomamos o Kambô para afastar esse inimigo e para eliminar as várias manifestações de panema: -  perda de ânimo, vontade fraca para caçar, para namorar, má sorte, inveja, fraqueza e falta de harmonia com a natureza".

Vários desses sintomas são muito conhecidos e amplamente experimentados na sociedade do homem branco, mas geralmente tratados de forma isolada, segundo uma terapêutica que resulta em melhoras apenas parciais.

O Pajé Assis André Katukina, já falecido dizia: "Este remédio extraído da rã de nome Kambô é bom porque traz felicidade e também para se caçar. Quando toma o Kambô a caça se aproxima curiosa, pois quem o toma passa a emitir uma luz verde e é esta luz que faz a caça e as coisas boas se aproximarem de nós. Serve para tirar a panema (preguiça, perda de ânimo) e também desentope as veias do coração e faz circular o sangue do ser humano como um todo. O uso do Kambô é milenar em nossa tradição: vem da sabedoria dos nossos ancestrais". 

Coleta 

A coleta da secreção da rã Kambô é feita em épocas especiais de lua cheia e crescente por pessoas com experiência e conhecimento sobre o animal e o ambiente em que ele habita. A coleta é feita com todo cuidado, sem machucar o animal e tomando a cautela de retorna-lo no lugar de onde foi retirado. 

Indicação 

O Kambô é indicado para qualquer distúrbio ou desequilíbrio. Purifica o sangue e trata todos os processos agudos e crônicos do organismo. Também pode ser utilizado em pessoas que aparentemente não apresentam nenhum sintoma, mas que buscam o autoconhecimento e a melhoria da imunidade do organismo. Sua atuação se dá sobre os corpos sutis, a percepção em geral, a intuição, os sonhos, a terceira visão, o inconsciente e os bloqueios que impedem o fluxo de energia vital. 

Requisitos para tomar o Kambô 

Estar em jejum de alimentos sólidos, beber bastante água minutos antes da aplicação. 

Aplicação 

Na aplicação não se utilizam agulhas. São feitos pontos para introduzir a vacina no organismo com um cipó aceso, produzindo uma leve escamação na pele. O cipó em pregado apresenta propriedades antiinflamatórias e após a aplicação não são necessários cuidados especiais, pois a cicatrização é rápida. As aplicações podem ser feitas em 3 dias consecutivos ou em intervalos de 7, 15 ou 28 dias de acordo com a necessidade do tratamento, que é específico em cada caso. 

Contra-Indicações 

Não deve ser aplicado no período pós-operatório, em portadores de ponte de safena e em mulheres grávidas. 

Reação 

A reação da vacina dura de 15 a 20 minutos. Nesse intervalo ocorrem mudanças no campo físico, energético, espiritual e emocional do paciente. Após 20 minutos a sensação é de limpeza, leveza tranqüilidade, bem-estar, paz interior e aprofundamento da consciência. Depois de 40 minutos da aplicação a pessoa já está apta a voltar a suas atividades normais. 

Resultados Obtidos 

O trabalho com o Kambô vem obtendo bons resultados no tratamento dos seguintes casos: pessoas com imunidade baixa; dores e inflamações em geral, como cansaço nas pernas, coluna, tendinite, dor de cabeça, asma, bronquite, rinite, sinusite, gripe, entre outras; alergias; gastrite; úlcera; diabetes; desregulamento do intestino; problemas de pressão arterial; problemas circulatórios; retenção de líquidos; colesterol; doenças do coração em geral; hepatite; cirrose; malária (aguda) e pós-malária; labirintite; epilepsia; TPM; irregularidades menstruais; infertilidade; impotência; redução de libido; depressão e suas conseqüências; ansiedade; compulsões; insônia; irritação; insegurança; nervosismo; medo; desequilíbrios causados por estresse; fadiga; sistema nervoso abalado; esgotamento físico, mental e emocional; dependência química; tabagismo; alcoolismo.

Renato Sarreto Espaço Luzeiro - Blog:  link tel: 5599-3496 - cel: 7361-8524 

Texto revisado 

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 24


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Espaço Luzeiro   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa