Menu

Meditação não se faz, acontece

Atualizado dia 8/13/2009 11:58:55 PM em Espiritualidade
por Vera Godoy


Facebook   E-mail   Whatsapp

A prece é como falar com Deus, a meditação é uma maneira de ouvir a Deus".(EDGAR CAYCE)

Tudo que não é compreendido com clareza e de forma responsável, acaba deturpado, e a meditação é uma delas. Uma leitora questionou: "pratico meditação, yoga, cuido de minha alimentação, etc, mas, cada vez que recebo orientações através da meditação, tudo sai errado".

Ora, se meditação nos coloca em comunhão com Eu Superior, como as mensagens podem ser contraditórias? Algo está errado.

Existem muitas técnicas que levam a um estado meditativo, e se considerarmos que este é um estado evolutivo natural do ser humano, podemos concluir que, de acordo com o grau de consciência em que o aspirante se encontra, não serão as técnicas que farão diferença.

Meditação é um estado de oração! Primeiro, aprendemos a orar e só assim... somente assim, com a prática começamos a meditar. Da mesma forma que aprendemos a fazer da higiene corporal um hábito imprescindível, a prática meditativa incorporada no dia-a-dia, promove a higiene mental, emocional, e nos eleva espiritualmente. Quando conseguimos isso, já meditamos.

Nenhuma técnica de meditação consegue fazer o interessado começar a meditar, assim como, ouvir alguém relatar uma experiência profunda não reproduz essa experiência para ninguém.

Doutor Herbert Benson, diz: o objetivo da meditação é ajudar a despertar, e sua prática é simples e, segundo suas pesquisas são necessários quatro passos: 1- um ambiente silencioso para eliminar distrações. 2 - uma postura confortável que permita um bom relaxamento. 3- alguns momentos para relaxar 3 - um artifício mental, tradicionalmente chamado " prece" para ajudar a bloquear o fluxo constante dos pensamentos gerados pela mente desperta.

Antes de meditar, é necessário aprender a concentrar, ter disciplina, e fé. Manter o foco de sua mente, em outras dimensões, que não as da razão, acreditar que não somos dirigidos pelo menta, e que a meta do indivíduo deve ser a sua comunhão com seu Eu Superior. O propósito claro e honesto de deixar o comando de sua vida para a alma e não para o ego, e para ter essa compreensão, a pessoa precisa acreditar em algo maior, que supere sua mente, e praticar principalmente, a humildade.

Começar através de técnicas dirigidas é pura pretensão espiritual e perda de tempo!

Cada indivíduo é único e possui suas referências próprias, padrões e crenças que o sustentam e, dessa maneira, alcançar um estado meditativo, não depende da técnica utilizada, e, sim, da sua predisposição para alcançar este estado divino. Depois, para aqueles que têm dificuldade para meditar, buscar um professor que possua empatia com suas características. Um aluno que possui uma dinâmica muito mental pode ser bem sucedido com um professor que utilize técnicas para manter sua mente relaxada e tranqüila, o que não significa que ele o levará ao Nirvana. No entanto, aqueles que possuem fé e a praticam, não necessitam de ninguém que os conduza.

Podemos meditar mesmo sem compreensão de práticas e teorias sobre o assunto.

O próprio Buda disse: "ouvir teorias demais é como ser atingido por uma flecha envenenada e se recusar a removê-la até saber quem a atirou, de onde veio, em que velocidade, e qual o veneno. Quando tiver as respostas para todas elas, estará morto".

A única técnica que induz o indivíduo a meditação realmente eficaz, é a crença em algo superior e seu propósito em alcançá-la. Quando estamos em oração, atingimos níveis superiores, que nos levam ao estado de silêncio, de vazio, e, quanto mais oramos, um dia, contemplamos, e, esse é o mais alto estágio da meditação.

Então, podemos afirmar com certeza que, meditação não se faz, acontece!

VERA GODOY



                                                                                                                                                     Texto revisado por: Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 294


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Vera Godoy   
O Núcleo EL MORYA oferece Cursos, Vivências e Terapias. ATENDIMENTOS INDIVIDUAIS. Cadastramento com autorização. E-mails: [email protected] Fone:11-2366-1104
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa