Menu

METALOTERAPIA

Atualizado dia 8/1/2011 5:32:38 PM em Espiritualidade
por Kojji Narimatsu


Facebook   E-mail   Whatsapp

O uso de metais na terapia tem suas raízes na antiguidade. Os antigos utilizavam-se, sobretudo, de metais preciosos como o ouro e a prata. Os arqueólogos acreditam que a beleza de ouro, prata e bronze foram primeiramente usadas pelos homens para protegê-los de doenças e maus espíritos.
Eles usavam os metais de duas maneiras diferentes, a saber:

1) internamente, de uma forma pura em pó ou uma película fina, ou uma composição complexa de preparações à base de plantas e gorduras animais;

2) exteriormente, aplicavam pedaços de metal afixados no corpo do paciente e os locais afetados pela doença.

Os médicos da antiguidade usavam o ouro com o intuito de induzir suas propriedades de nobreza humana, brilho, beleza, perseverança e firmeza diante das influências externas; e a prata para desinfetar, cuja propriedade foi percebida por um longo tempo.

As antigas obras médicas (Aristóteles, Hipócrates) relatam o uso de pedaços de cobre no tratamento de contusões, feridas, doenças de pele, cólera, uma cinta de chumbo para aliviar a dor do parto, grandes pedaços de chumbo sobre tumores e inchaço. Hipócrates usava o cobre para o tratamento de amigdalite; Empédocles (século V AC) médico grego e filósofo, usava sapatos de bronze.

No Tratado de Medicina Bizantina, no século XI, recomenda-se beber água em um recipiente de cobre onde foi colocado um pedaço de ferro ou cobre para problemas de baço, e sais de ouro para o tratamento da lepra, doenças venéreas e tuberculose. Na Síria, são dadas pulseiras de cobre aos recém-nascidos para protegê-los de raquitismo e convulsões.

Em Paris, o Dr. Burg, durante a epidemia de cólera de 1853-1854 e 1865-1866, tratou os pacientes, usando o cobre. Na Europa, durante as epidemias é costume usar utensílios de prata.
Na homeopatia, há também muitos métodos de tratamento que contem metais e sais.
Também encontramos seu uso na Medicina Oriental. Na Acupuntura, utilizam-se agulhas de ouro para tonificar, prata para sedar, e cobre para harmonizar.
Em um tratado de medicina tibetana são descritas preparações de 25 pedras e metais preciosos.
Na atualidade, nas cidades da Índia e Nepal preparam uma folha de prata muito fina, que formam pílulas contra a artrite.
Na China confeccionam bolas de prata, que são muito úteis contra dores de cabeça, tosse, coriza e remove rapidamente o odor de álcool.
Embora a Metaloterapia remonte a antiguidade, existem poucos estudos sérios na atualidade. De acordo com as investigações na atualidade, o efeito da terapia pode ser explicado em parte pelo fato de que o contato do metal com a pele forma uma corrente elétrica.

Recentemente foi demonstrado que, colocando um pedaço de cobre, ouro, zinco ou chumbo, sobre a pele humana ocorre uma mudança no potencial elétrico da pele naquele local. Ao utilizar a prata e o estanho, os potenciais são invertidos: a corrente flui a partir da pele para o metal. Aplicando um pedaço de metal sobre os pontos ativos ou nos canais de suas projeções ou nos pontos reflexógenos podais ou nas mãos pode remover o excesso de energia órgãos.

O interesse pela metaloterapia tem aumentado consideravelmente nos últimos anos. Entre as recomendações, incluem o uso de jóias de prata contra hipertensão; jóias de ouro para arritmias cardíacas e melhorar o humor; cremes e banhos com ouro, para revitalização e rejuvenescimento; ferro em solução aquosa para aumentar a potência dos homens e das mulheres; tecidos confeccionados com fios de cobre para aliviar dores artríticas e reumáticas; pulseiras com titânio para remover o estresse; etc.

A seguir estudaremos as propriedades e indicações dos metais que fazem parte da composição do Biodisco.

Ouro – De acordo com a Medicina Tradicional Chinesa tem efeitos tonificantes, prolonga a vida e trata as intoxicações. Há algumas décadas a medicina alopática tem usado injeções de ouro no tratamento do reumatismo, e na homeopatia existem várias formulações com sais de ouro que são empregados em diversas enfermidades, tais como: Aurum sulphuricum, para a paralisia agitante, doença de Parkinson.
Aurum arsenicum, para anemia e clorose, aortite, pneumonia.
Aurum bromatum, para dores de cabeça neurastênicas, pesadelos, doenças vasculares.
Aurum muriaticum, para leucorréia amarela, esclerose múltipla, degeneração do sistema nervoso, verrugas na língua e nos genitais, hemorragias uterinas climatéricas, câncer, sinusite.
Aurum kali natrium, para endurecimento do útero.
Aurum iodatum, para arteriosclerose, doença vascular, otite, cistos ovarianos, paralisia senil.
Aurum muriaticum natronatum, especialmente eficaz no tratamento de tumores uterinos.

Nos tratamentos com metaloterapia, o ouro é indicado para arteriosclerose e pressão alta, esfrega-se a área do coração com um pequeno pedaço de ouro, duas vezes por dia, durante oito dias; para perda do sentido de equilíbrio, esfrega-se a coluna vertebral com ouro, duas vezes por dia, durante doze dias; para hérnia: esfregue com ouro, duas vezes por dia, o local onde houve a ruptura; para laringite, esfregue-se o pescoço com ouro, duas vezes por dia; para paralisia: esfrega-se com ouro, o pescoço, a testa e a coluna vertebral, duas vezes por dia. Promove a alegria, autoconhecimento, autoconfiança e vigor.

Prata – Ao longo dos séculos, a prata tem sido considerada com propriedades sedativas, calmantes, desinfetantes, revigorantes, especialmente o fortalecimento do coração. Pessoas com depósitos de prata na pele raramente sofrem de doenças infecciosas. A aplicação de nitrato de prata para eliminar verrugas é bem tradicional. Um anel de prata no dedo mindinho da mão esquerda trata as doenças cardíacas e reduz a pressão arterial, no dedo indicador, normaliza a atividade intestinal e elimina rugas. Em metaloterapia, a prata é indicada para pleurisia, esfregando-se prata no peito; diabetes, epilepsia e gastrite, onde toma-se água de prata.

Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 6


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Kojji Narimatsu   
Psicanalista Integrativo Hipnólogo Teólogo Terapeuta de Regressão Acupunturista Reiki Master Yoga outras formações: Oligoterapia Quantica Massagem Oriental Quiropraxia Florais do Himalaya e Rain Forest Radiestesia e Cromoterapia Cabala Psicologia Esotérica Psicoastrologia PNL Ciências Antigas
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa