Menu

Morte, um assunto tabu!

Atualizado dia 11/11/2016 5:00:37 PM em Espiritualidade
por Gisela Campiglia


Facebook   E-mail   Whatsapp

Por que não se pode falar sobre a morte se ela chegará para todos? Porque ninguém gosta de sofrer, ninguém gosta da ideia de ter que se defrontar com a sensação de impotência e profunda tristeza gerada pela perda de alguém querido. Especialmente no ocidente, onde a maioria das religiões não considera a existência da reencarnação, a morte faz parte de um universo desconhecido. As pessoas não sabem como lidar com ela, por isso a morte se tornou um assunto tabu.
 
O fato é que a única certeza que temos sobre a vida é que tudo que nasce, inevitavelmente morre. No entanto, a maioria das pessoas não quer nem pensar sobre o assunto, e muito menos falar sobre ele. Assim como nós, nossos parentes, amigos e até mesmo as crianças e os jovens que conhecemos podem morrer a qualquer momento, porque a morte é imprevisível e incontrolável. A morte está na vida, ela é parte da natureza e seus ciclos. Ao invés de não tomar conhecimento do assunto, e ter que lidar com ele à força quando se impõe, seria mais sensato incluir a existência da morte em nossa vida e procurar aprender a lidar com ela da melhor maneira possível.

Cada um tem sua crença, uma personalidade e uma forma de reagir com relação à perda de alguém querido. Mas, grande parte das pessoas usa um mecanismo de defesa, tenta fugir da realidade, porque tem medo de sofrer e não quer vivenciar o processo de luto. Alguns encaram o fato sob o ponto de vista da negação. Antes de vivenciar a tristeza, sentem raiva pelo ocorrido e se entregam à revolta, achando que a vida lhe foi injusta. Outros se dissociam da realidade buscando seguir com sua rotina cotidiana como se nada houvesse acontecido. Aqueles que estão olhando essa pessoa à distância podem se enganar, pensam que é muito forte, mas na verdade ela está tentando fugir das próprias emoções. Ainda existem aqueles que querem racionalizar a perda, para evitar entrar em contato com os próprios sentimentos, eles começam a dar explicações técnicas sobre o processo de morte do falecido.

Negar o luto só adia o martírio, não é possível evitar a dor eternamente. A tristeza reprimida vai se manifestar de forma violenta, quando algum estímulo que remete ao falecido acessar o núcleo psíquico desse sofrimento. É preciso se permitir ficar triste, chorar, vivenciar e elaborar o processo da perda para poder superá-la. Quando morre alguém que faz parte da nossa convivência, alguém que “pertencia” a nossa vida, um vazio se instala em nosso peito, é como se um pedaço da nossa alma tivesse ido embora junto com quem partiu. A vida não tem mais como ser a mesma, será preciso reaprender a viver sem a presença física de quem amamos, tarefa difícil mas necessária.

Ter o apoio dos que compartilham da mesma perda é um pilar de sustentação que ajuda os enlutados a superar a ausência de um ente querido. Buscar uma terapia, ou mesmo participar de grupos de apoio formados por pessoa que vivem a mesma situação também é de grande auxílio. Escrever, colocando os sentimentos em um papel ajuda a drenar a energia da tristeza e colabora muito na elaboração do processo de perda. Mas o principal é praticar o autoacolhimento e não fugir da realidade. Aceitar e expressar o sentimento de tristeza, sem ter medo ou vergonha das próprias lágrimas. A morte faz parte da vida, mas nem por isso precisamos aceitá-la encobrindo nossas emoções. Com o tempo, a dor passa a dar lugar à saudade e às boas lembranças.
Texto Revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Gisela Campiglia   
Especialista em desenvolvimento pessoal, meu objetivo é ajudar você a evoluir através do conhecimento e do amor! Formação: Psicologia Junguiana,Física Quântica, Bioenergia, Metafísica e Espiritualista. Site: www.giselacampiglia.com.br
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa