Menu

Mudanças – um bem necessário

Atualizado dia 7/17/2013 12:22:09 PM em Espiritualidade
por Alex Possato


Facebook   E-mail   Whatsapp

 

Se você entrou seriamente num processo de autoconhecimento e espiritualidade, cedo ou tarde começa a perceber que o universo começa a provocar tremores à sua volta. É a relação afetiva que não se encaixa mais, o emprego que desaparece, a grana que falta, o negócio que não dá certo, o físico que adoece… Antes não estava muito bom, mas era algo mais ou menos seguro, conhecido. E isso vai desabando, jogando você a um mundo de incertezas e medo.

Por quê? Bem… acho que é bem simples explicar. Seja qual for a linha espiritual ou trabalho de autoconhecimento que você faça, aos poucos irá percebendo que tudo o que acontece no seu mundo exterior, é reflexo do seu mundo interior. Como trabalho com constelação sistêmica, costumo dizer: reflexo do seu sistema interno. Você é um ser com diversos programas sobrepostos, e atrai os fatos da sua vida de acordo com estes programas. Quanto mais profundo você vai em si mesmo, ultrapassando conscientemente cada programa – que por ser programa, pode ser mudado – irá entrando em contato com algo essencial. Algo puro, divino, perfeito, poderoso, que transcende a sua idéia de eu, de separação. Esta é a sua essência, e a de tudo e todos no universo. Este é o seu eu real. Quando sua mente e suas emoções estão conectadas com este eu real, você é prosperidade pura. Não passa pela sua cabeça a ideia da falta. É amor puro. Por si e pelo próximo. Seus defeitos deixam de pesar na consciência. Você enxerga o sofrimento e os problemas da vida, mas com um olhar compassivo e atitude de solução. Faz a sua parte, quando é possível, e quando não há nada para fazer, se recolhe, fica em silêncio, faz uma oração.

Vagarosamente, no seu ritmo, você vai encontrando a verdade. A sua verdade. E então… tchan-tchan! Surgem os problemas. Que problemas? Você viveu anos e anos tecendo relações, fazendo negócios, criando amizades induzido por um programa interno distorcido, que não via o seu lado divino e perfeito. Este lado distorcido é movido pela carência, pelo medo, pela cobrança, pela agressividade ou passividade, e atraiu para a sua vida muitos acontecimentos. Este lado distorcido é também um programa que foi instalado no seu sistema interno pela sua familia. E este “sistema” é bom e útil durante um tempo, pois ensina você a desenvolver suas habilidades, personalidade, capacidade e energia para a vida. Até que, em algum momento, ele não tem mais utilidade. Você está pronto para “passar de ano”. Conforme você vai se conectando com sua essência, verá que muitas coisas não fazem mais sentido. Tchau, benzinho! Adeus, trabalho! Até logo, amigo da onça! Bye bye sofrimento e carência!

O confronto entre a luz e a sombra

Estou falando de mudanças nos pensamentos, emoções e energia. Que atraem os acontecimentos externos. Vou dar um exemplo: imagine que você procurou um trabalho porque ele lhe daria segurança, diminuindo o seu medo de morrer de fome e sem dinheiro que, talvez, inconscientemente, exista dentro de você. Esse medo é uma irrealidade, afinal, você não irá morrer de fome e sem dinheiro, mas algo dentro de si acredita. Isso é o sistema agindo, e este medo é da sua família de origem: pai, mãe e antepassados. Aí, você faz terapia, procura grupos espirituais, lê muito e começa a descobrir que você é, na verdade, luz! Logo, este trabalho começa a não fazer sentido. A energia do medo, que funciona como um ser autônomo, se vê descoberta e teme desaparecer. Porque é isso que vai acontecer: o medo irreal desaparece! Assim, inicia um confronto interno: a luz que você identificou em si atuando sobre o medo que estava escondido.Por isso é tão disconfortável a mudança. Esse confronto vai ocorrer em todas as áreas onde você estava ligada a algo ou alguém por medo, insegurança, jogo de sedução, tentativa de estorquir prazer ou conforto, falta de autoestima, vontade de ser visto, etc.

Costumo comparar este processo inevitável com uma operação cirúrgica. Entramos no processo, e como a anestesia não é geral, estamos vendo tudo o que está acontecendo. A mente acaba entrando em turbilhão, passamos a duvidar que este processo é divino e necessário. Às vezes, dá vontade de sair correndo do hospital, voltar ao que era antes, esquecer a luz… Mas não dá, não é mesmo? Pois é justamente agora que você está despertando para a sua realidade eterna e imutável: você é luz!

Peça ajuda das forças superiores

Querido, vou confessar. Eu também passo e passei por uma situação assim. E mesmo entendendo o que estou escrevendo, não me sinto capaz, muitas vezes, de suportar o baque. Dependendo do nível espiritual que você está conectado, será exigido cada vez mais de você. Tudo o que identifica você com o que não é divino, irá dissolvendo. E dói. Dói muito. Quero agarrar as estruturas que estão desmoronando, como se partes de mim estivessem virando pó. Meu casamento de 17 anos ruiu. Minha vida profissional virou de ponta cabeça. Meus amigos desapareceram e estão sendo substituídos. A vida financeira entrou em crise.

Mas lógico, isso tudo é somente imagem mental. Reflexo do meu interior. Conforme vou tomando posse do meu eu divino, coisas lindas estão acontecendo. Uma nova carreira surgindo, expectativas financeiras promissoras, liberdade de ação, uma relação nova e cheia de respeito surgiu, meus dons e capacidade de ir em frente com coragem e cabeça erguida estão se mostrando. Suavemente. Sem esforço.

Aprendi, depois de sofrer bastante, a deixar cair aquilo que deveria cair. E num último e desesperado momento, me humilhei o suficiente para pedir: Deus, me ajude! Eu não dou conta sozinho! Bem, amigo… eu sou cabeça dura. E deixei para o minuto final de agonia para pedir a ajuda de algo que era maior do que eu. Custou eu reconhecer que a minha mera inteligência humana, força e capacidade, não eram suficientes para conduzir-me pela vida. E então tudo começou a mudar. As mudanças não são confortáveis, mas eu passo por elas de forma mais tranquila, centrada.

Coloquei-me a disposição de ser conduzido por esta Sabedoria maior, e aos poucos, estou perdendo o medo da mudança. Entendo que na vida material, tudo é mutável. Relações, trabalhos, imóveis, contatos, moradia, corpo… Sei que ainda existe dentro de mim o programa que funciona pelo medo e carência. Mas sempre que percebo ele, não dou bola… deixo ele falando sozinho, e me coloco a disposição de ir para onde o Deus me levar. Quero finalizar com uma mensagem espiritual, que me ajuda a transitar pelos momentos mais difíceis: nada lhe perturbe. Tudo passa! Quem a Deus tem, nada lhe falta.

 

 


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 25


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Alex Possato   
Terapeuta sistêmico e trainer de cursos de formação em constelação familiar sistêmica
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa