auravide auravide

Nosso lado Sombrio


Facebook   E-mail   Whatsapp

Diante do processo de autoconhecimento, vamos nos tornando cada vez mais conscientes, dando-nos conta de que à medida que avançamos nesta jornada para dentro, nossa sombra torna-se cada vez mais presente e exigente.

Tal qual uma fiel companheira, ela chega de mansinho, como aquela vozinha interior que vem nos alertar de que é chegado o momento de tomarmos posse daquilo que nem sempre queremos enxergar.

Nossa sombra não é necessariamente ruim, mas sim a parte que não gostamos de aceitar como nossa, a negação dos desejos que não cabem em nosso ego.

 Comumente, ela aparece em nossas relações afetivas, onde através do outro que é sempre nosso melhor espelho, iremos  nos dar conta de que aquilo que enxergamos nele,  está basicamente dentro de nós.

Quanto mais eu projeto meu lado tóxico em alguém, mais sigo vivenciando a vida da persona que é o papel que desempenhamos na vida, designado pela nossa mente consciente.
 Através da persona, experenciamos uma vida repleta de ilusões, castelos encantados, contos de fadas e príncipes, geralmente, sustentada sob um castelo de areia pois, de fato, não somos quem aparentamos ser.

Pior do que não reconhecer nosso lado sombrio é viver num castelo de areia, pois no momento em que vier uma tempestade, irá destruir tudo provocando em nossas vidas, desequilíbrios de todos os tipos: medos, traumas, depressões, pânico, suicídios etc.

Lidar com nossas sombras é parte essencial da vida e pode, quando percebida através do nosso consciente, deixar-nos incomodados, irritadiços, perplexos, diante de uma força que, muitas vezes, não conseguimos ter controle.

 - “Como posso lutar contra algo que desconheço, que faz parte da minha personalidade mas, que nem sempre quero aceitar?”

E a resposta poderá estar na compreensão de que, diante do processo de autoconhecimento, possamos reconhecer que ela sendo parte integrante da nossa personalidade, também caminha conosco, nos auxiliando na conquista de nosso processo de individuação.

Jung diz que para encará-las, precisamos de 3 qualidades:

- CORAGEM para fazermos esta viagem para dentro,

- PERSISTÊNCIA  para seguir adiante com paciência e determinação, confiando que somos capazes,

- HUMILDADE para reconhecer que somos frágeis diante de nossas imperfeições, buscando nossas verdades internas.

Na verdade, acredito que somente através do autoconhecimento, dos vários caminhos que se descortinam à nossa frente; e do nosso desejo sincero de autoencontro, seja ele através da espiritualidade, do budismo, da teosofia, da filosofia e de tantos outros; o importante é que cheguemos ao topo do nosso SELF (a essência de si mesmo) .

O CONHECIMENTO É A LUZ ATRAVÉS DA QUAL ENCONTRAREMOS A NÓS MESMOS!”.

Texto Revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 24


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Tania Paupitz   
Tânia Paupitz é Artista Plástica e Professora de Artes, há 30 anos, sendo sua marca registrada as cores fortes e vibrantes, influência dos estudos de vários artistas Impressionistas como Pissarro e Van Gogh. Cursos de Pintura para Pintura em Óleo ou acrílica sobre tela -iniciantes ou não. www.taniapaupitz.com.br wathsapp - 48 999723446
E-mail: tania.paupitz@gmail.com | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.

Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2021 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa