Menu

O apego à doença conduz ao comportamento obsessivo compulsivo

Atualizado dia 4/18/2013 11:34:35 AM em Espiritualidade
por Teresa Cristina Pascotto


Facebook   E-mail   Whatsapp

Vou usar a palavra doença, para facilitar o relato, mas entendam por doença, todo e qualquer estado -físico, emocional, mental e/ou espiritual- de desequilíbrio, limitações, bloqueios, problemas que nunca se resolvem, questões que se mantém num padrão negativo, situações ou ideias fixas que não saem do pensamento, e vários outros modos de se criar doença. Mas vou reforçar o foco no aspecto das “doenças mentais/emocionais”, que se manifestam na forma de desequilíbrio, confusão interna e perturbação.
As pessoas têm uma tendência a focar excessivamente na doença e a lutar contra ela, ao invés de aceitá-la, para então poderem perceber que enquanto focam demasiadamente na doença, estão mantendo-se apegadas a ela. O apego intensifica a própria doença e leva as pessoas a buscarem alívio para as dores adicionais que o apego causa. Apesar de acreditarem que estão desesperadamente buscando a cura, isto é apenas uma ilusão criada pela mente para que a pessoa acredite que quer ser curada, quando, na verdade, está apegada não somente à doença, mas também aos benefícios que a doença lhe traz.

Somente quando a pessoa é capaz de aceitar que não quer abrir mão da doença porque ela lhe traz distrações, ocupações e benefícios, é que ela começará a ter consciência de que nada de verdadeiro está fazendo para ser curada e perceberá que todo o caminho que trilhou até agora na busca pela cura, apenas a levou a buscar paliativos para se aliviar e tentar se livrar dos sofrimentos causados pela doença, mas não para se livrar da doença em si. A doença continua ali, no seu lugarzinho de poder dentro da pessoa, sendo o centro das atenções.
Outra questão que leva as pessoas a sustentarem a doença, é que com o foco voltado para a doença, elas fogem do vazio e da falta de sentido que experimentam em suas vidas. Para não sofrerem com isso, encontram na doença e na falsa busca pela cura, algo com que se ocupar e se distrair. Porém, se esse mecanismo não for suficiente para aliviar as aflições, é porque as sensações de vazio estão também associadas a um profundo sentimento de solidão e à sensação de não pertencer, que traz uma profunda desesperança e uma angustiante vontade de “voltar para casa” – uma forma sutil de dizer: vontade de morrer.

Num caso mais extremo, como forma de se alhear à vida, usando como um entorpecente, é quando este quadro conduz à obsessão pela doença, criando ainda mais sofrimento. Digamos que a “doença adoeceu”. Dentro do quadro de obsessão, a pessoa está tão envolvida na questão que a atormenta -a doença-, que se torna um robô, mecanicamente vivendo sua rotina diária, mas tão ocupada na obsessão, que nunca está no aqui e agora de verdade; este mecanismo da obsessão é um grande anestésico para as dores que a consomem internamente. Mas, na obsessão, a pessoa sofre muito, pois acredita que está sofrendo e gosta disso. O sofrimento se intensifica, o que leva a pessoa a buscar o alívio. Ela acredita que está buscando a cura, mas na verdade, está só buscando alívio. No desespero pelo sofrimento e na busca pelo alívio, ela se torna compulsiva. A “doença dói” e ela compulsivamente corre em busca do alívio.
Nesta busca, ela sempre se alivia num primeiro momento, mas, inevitavelmente, fica apenas recuperada e pronta para voltar à obsessão que a atormentará intensamente e que a levará novamente à compulsão para buscar alívio. Enfim, a pessoa desenvolve um comportamento obsessivo compulsivo que se mantém firme, num círculo vicioso do qual, na verdade, ela não quer sair. Em casos mais extremos, isto chega à patologia, desenvolvendo o Transtorno obsessivo compulsivo.

Sair do mecanismo significa se curar de verdade e estar livre para... enfrentar o vazio, a falta de sentido na vida, o sentimento de solidão, de abandono e de não pertencer, e... voltará a sentir vontade de “voltar para casa”...
A cura para isso começa com a pessoa tomando consciência de que quando está na compulsão de buscar a cura, na verdade, não está querendo se curar de verdade. Com esta consciência ela será conduzida a descobrir -vivendo essa realidade interna, experimentando as sensações- que quando está apegada à doença e/ou ao comportamento obsessivo compulsivo, está apenas fugindo de seus sentimentos mais profundos de dor e desesperança. A pessoa deverá fazer esse trabalho de cura com apoio terapêutico, pois deverá ser conduzida amorosamente e com segurança a entrar em contato com esses lugares ocultos e dolorosos do seu inconsciente e de seu corpo emocional, em que irá “viver” a experiência dessa jornada interna, experimentando sensações, sentimentos e emoções, seguidos, talvez, de lembranças desta ou de outras vidas, onde sempre sentiu esse vazio doloroso e os sentimentos de solidão que a acompanham deste muito tempo atrás...

Como o foco fixo na doença é algo antigo na vida da pessoa e como o apego é intenso, este mecanismo está arraigado tão profundamente, que o caminho da cura, principalmente no caso do comportamento obsessivo compulsivo, será longo e delicado, será um processo na busca pela cura real. E para que esta verdadeira vontade de se curar possa se manifestar, a pessoa precisará “sentir e estar consciente” que está fugindo do vazio, quando cria a doença e do quanto tem vontade de “não existir” (ou morrer) por conta desse vazio. Após isto, vem a necessidade da tomada de consciência do quanto está apegada à doença, para depois aceitar que não quer se desapegar dela; em seguida, deverá desejar se desapegar da doença; depois deverá reconhecer que não aceita a cura, para então, desejar se abrir e aceitar a cura (simples assim). Então, e só então, é que o processo de cura realmente começa a fazer sentido para a pessoa e começa a acontecer a cura, aos poucos, passo a passo, mesmo porque, a pessoa precisará agora, se acostumar com a cura ao mesmo tempo em que vai sentindo a falta da doença, que se tornou um entorpecente e, como toda droga, intoxicou a pessoa, e o processo de desintoxicação leva às crises de abstinência. Será um caminho doloroso (mas muito possível) se desintoxicar da doença e se manter firme, sem voltar a usar esse entorpecente. A cura acontece, tenha certeza, mas tudo é um processo e deverá haver muito comprometimento e perseverança nesse caminho. É só confiar e dar os primeiros passos...



Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 216


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Teresa Cristina Pascotto   
Atuo a partir de meus dons naturais, sou sensitiva, possuo uma capacidade de percepção extrassensorial transcendente. Desenvolvi a Terapia Transcendente, que objetiva conduzir à Cura Real. Atuo em níveis profundos do inconsciente e nas realidades paralelas em inúmeras dimensôes. Acesso as multidimensionalidades Estelares. Trago Verdades Sagradas.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa