Menu

O Bem é a única realidade!

Atualizado dia 12/11/2014 10:36:17 PM em Espiritualidade
por Patricia M. Barros


Facebook   E-mail   Whatsapp

Quando eu era adolescente me arrisquei a ler “A insustentável leveza do ser”, de Milan Kundera. Eu não tinha maturidade para alcançar o sentido da obra em sua totalidade, mas fiquei pensativa quando li que a fraqueza de um dos personagens era a sua bondade. Na época, eu fiquei pensativa e não consegui chegar a uma conclusão. Hoje em dia eu percebo que pessoas que são cruéis agem assim justamente porque são frágeis e não sabem lidar com a suas vulnerabilidades.

Ser bom, ser verdadeiramente amoroso é ser forte. Pais e mães sabem disso. Quem ama repreende, dá limites, não é verdade? O mestre Osho também nos oferece preciosos ensinamentos sobre o tema:

“Uma pessoa tem que ser capaz, algumas vezes, de não ser gentil. Grande bondade é a capacidade de ser gentil e de não ser, ambos. Grande bondade é a capacidade de ser duro também. Se a sua bondade é tal que você não possa ser de outra forma, então não é força, é fraqueza. Se você não pode agir de outra forma, isso significa simplesmente que você está fixado, que você não é fluído. Às vezes é necessário ser duro”.

Ao ler estas palavras de Osho lembrei que Jesus expulsou os vendilhões do Templo. Com este ato Jesus procurou defender o Sagrado. Quem poderia critica-Lo por isso?

Em outro momento, lembrei-me das quatro leis espirituais, ensinadas na Índia, que são as seguintes: “a pessoa que vem é a pessoa certa”; “aconteceu a única coisa que poderia ter acontecido”; “toda vez que você iniciar é o momento certo” e “quando algo termina, acaba realmente”. (Fonte: link A última lei espiritual significa que se algo terminou em nossas vidas é porque já cumpriu o seu papel em nossas jornadas espirituais.  Devemos nos enriquecer com a experiência, aprender e seguir em frente. E se algo nos trouxe aprendizado realmente não pode ser considerado "ruim", "negativo". As outras leis espirituais anteriormente mencionadas também dão a entender que não existe o “certo” e o “errado”. Tudo o que acontece é certo e tudo deve ser aceito. Talvez estas leis espirituais possam ser resumidas assim: tudo o que acontece é certo.

A filosofia taoísta trata com profundidade do tema. E o que é o Tao? “Tao (em chinês: 道; Wade-Giles: tao; pinyin: dao) significa, traduzindo literalmente, o caminho, mas é um conceito que só pode ser apreendido por intuição. O tao não é só um caminho físico e espiritual; é identificado com o absoluto que, por divisão, gerou os opostos/complementares yin e yang, a partir dos quais todas as "dez mil coisas" que existem no Universo foram criadas. É um conceito muito antigo, adotado como princípio fundamental do taoísmo, doutrina fundada por Lao Zi.” (Fonte: link

Até mesmo características pessoais consideradas negativas, tais como a ansiedade, a depressão e assim por diante têm o seu lado bom. “Desatentos conseguem captar ao mesmo tempo vários estímulos do ambiente e, com isso, fazer associações inesperadas, criativas. Outras pessoas não conseguem se interessar pelo que há à sua volta, mas exatamente por isso concentram-se dias a fio num só raciocínio e chegam a conclusões geniais. A ansiedade nos protege de pagar para ver uma ameaça, e a tristeza e o pessimismo nos fazem desistir de ilusões”. (https://super.abril.com.br/cotidiano/lado-bom-coisas-ruins-680705.shtml) Mais uma vez fica a pergunta: há o certo e o errado, o bem e o mal?

O Bem é a única realidade. Não existe o mal, assim sendo não há nada a que resistir. E nada resiste a uma pessoa absolutamente não resistente. É o que ensina o Lourenço Prado, autor do livro “Alegria e Triunfo”. O mestre Osho também nos ensina que não devemos resistir à Vida. Vamos viver plenamente, intensamente! Ah, se tudo fosse muito “perfeito” não seria tedioso? (Sorriso!)
 
Texto revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 5


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Patricia M. Barros   
Sou jornalista e advogada. Atualmente sou funcionária pública e estudante de psicologia e psicanálise. Sempre me interessei por questões que envolvem comportamento e o desenvolvimento pessoal. Espero contribuir um pouco para o bem-estar e felicidade de algumas pessoas!
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa