Menu

O Chicote da Alma

Atualizado dia 5/3/2017 3:03:16 PM em Espiritualidade
por Wilson Francisco


Facebook   E-mail   Whatsapp

Erika esteve comigo e fez esse relato da sua experiência de cura da anorexia nervosa. Além do mérito da busca e do merecimento ela traz importantes informações sobre os caminhos que percorreu.
"Tive um histórico de vida em que na infância, adolescência e parte da vida adulta, havia violência no lar, falta de diálogo e afeto. Meu pai me ofendia e minha mãe me reprimia. Minha baixa autoestima cresceu comigo. Aos poucos fui me distanciando deles e perdendo a confiança. Eu chorava muito e passei a me agredir também. Sem querer, inconscientemente, fui aprendendo a me odiar. Não gostava de mim, nem do meu corpo e na adolescência me achava horrível, embora bonita".
- Observem bem os pais. As atitudes que desenvolvem com seus filhos são vistas como verdade absoluta. E então seu filho ou filha assumirão uma visão de si mesmos a partir do que ouvem, tanto em casa como na rua.
- Às vezes as pessoas e pais acham besteira a atitude de uma jovem, observe o que diz a Claudete, uma cliente:
- "Aos 7 anos eu tinha já um corpo de mulher que chamava a atenção dos homens e, inconscientemente, eu associava a ideia de ter curvas e ser feminina a algo ruim e ser muito magra era uma forma de eu não entrar em contato com isso".
O fato, explica Erika, é que aos 16 anos comecei a fazer uma dieta, porque achava que meu corpo não era adequado e precisaria emagrecer. Emagreci 20 kg em alguns meses. Por mais maluco que possa parecer, chega um ponto em que o alimento passa a ser um corpo estranho, você esquece o gosto dele, perde a vontade de comer. Eu não ficava completamente sem comer, mas comia muito pouco. Comia muita bala e açúcar pra enganar a fome.
Aos 18 anos, tinha terminado o segundo grau, estava trabalhando em um supermercado pra ter a minha renda, desde cedo eu queria ir embora de casa, porque eu não tinha liberdade para ser eu mesma no seio da minha família e era como se fosse uma estranha naquela casa.

O Universo responde
Nessa época, por acaso, li uma matéria de jornal que falava de anorexia nervosa e me identifiquei de imediato. Estava já fazendo terapia em um posto de saúde. Quando a situação se agravou, a minha psicóloga conseguiu, através de um contato pessoal dela, uma vaga no Ambulim, Ambulatório de Transtornos Alimentares no Hospital das Clínicas, local em que fui acolhida e passei por uma internação que me salvou a vida.

Faculdade, encontro com outros mundos
Aos 22 anos, entrei para a Universidade. Queria estudar jornalismo, mas, por acaso, fui estudar Comunicação e Artes do Corpo, porque tinha vocação para as artes do palco e da cena. Quando entrei para a faculdade eu estava me tratando no HC, mas me alimentando mal, estava um fiasco. Me vestia mal e não tinha energia para fazer as aulas. Depois de algum tempo, voltei a me alimentar melhor e comecei a me desenvolver no curso. A faculdade pra mim foi um período muito feliz de aprendizado, autonomia, época em que tive a oportunidade de entrar em contato com outros mundos. O curso tinha muitas matérias que envolviam práticas de dança, expressão corporal, anatomia, que me ajudaram a lidar melhor com o meu corpo, embora a alimentação ainda não fosse a ideal. Nesse curso, havia formação em Performance, que é uma manifestação artística que envolve algumas experiências com ritos. 
O "Chicote da Alma"
Fazia uma disciplina de Performance, e uma amiga havia me contado a sua experiência com Ayahuasca. Eu percebi que seria um caminho para eu me curar da anorexia. Sentia lá no fundo que somente conseguiria sair daquele estado através de um chacoalhão que me estremecesse por dentro. A palavra Ayahuasca quer dizer "chicote da alma". Ela amplia a consciência permitindo que você entre em contato profundo consigo mesmo.
Entendo o que a Erika diz. Elaboramos ideias, construímos couraças, máscaras e quase sempre julgamos que "os outros" causam isso ou aquilo. Esta chicotada que ela recebeu vai abrir caminhos, desfazer falsas ideias, enfim, acordar sua Alma, entrincheirada na dor e no medo e a traz para o mundo.

O Santo Daime é uma doutrina oriunda dos seringueiros do Acre que consagra a Ayahuasca em seus ritos e mistura elementos da Doutrina Espírita, com elementos da Igreja Católica, da Umbanda e Xamanismo. Os rituais consagram a bebida dentro de um rito que envolve música, às vezes, dança, o bailado e canto, o trabalho dura o tempo do hinário, que é como eles chamam o hino com suas músicas. Meu professor me levou para o ritual de Santo Daime, foram muitos trabalhos. Um processo longo, de 2004 até 2011, participando de rituais em igrejas de Santo Daime, rituais que seguiam a linha do Xamanismo e faziam uso da bebida. O Chá é uma mistura de duas plantas, cipó e chacrona; o seu preparo envolve a lavagem, maceração e infusão das plantas, durante horas.
A Entidade, Planta
Pra mim é como se a planta fosse uma entidade viva que é ingerida e uma vez ingerida você tem que de se firmar muito em você mesmo para se manter no eixo. Ela lhe permite entrar em contato com a sua própria natureza, tanto suas sombras e dificuldades, quanto seus dons e talentos Entrei em contato com a minha própria morte, ficava mole, parecia que meu corpo ia se desintegrar, como se não tivesse forças para ficar em pé. Achava que ia morrer de verdade. Em alguns momentos era como se houvesse uma dissolução do ego.

A resistência da Sombra
Apesar de toda essa interferência em meu psiquismo, passado o efeito do chá eu ainda não conseguia me alimentar, eram idas e vindas, avanços e retrocessos.
- Essa situação dela se assemelha ao que ocorre quando a pessoa toma remédio, recebe um passe e depois retrocede, perde o efeito. Falta alguma coisa pra complementar. Seria a atitude de se transformar?

O fim da linha
Em 2010, eu passei a frequentar a Porta do Sol, local frequentado por artistas. Num dos trabalhos, os Mentores Espirituais vieram até mim e disseram que já não podiam mais me amparar se eu não colaborasse e passasse a me cuidar.
- Cabe uma reflexão: Deus perde a paciência? Você já esteve em situação de olhar para o lado e não ver uma saída? Deus não desampara, oferece oportunidades pra você encontrar a luz no fim do túnel. Agora, por favor, procure a luz!

O encontro com a Mãe Terra. A decisão
No ritual, havia um momento do hinário em que colocávamos a testa no chão e pedíamos perdão, misericórdia, piedade e clemencia. Eu coloquei minha testa no chão e chorei copiosamente, pedi perdão a Deus e a Terra Sagrada pela minha vida. Entrei em contato com uma entidade oriunda das profundezas da Terra. Ela parecia uma Amazona e apareceu com extrema fúria, muito brava, dizendo que tinha me dado a vida, a beleza, a perfeição, o alimento e eu não estava dando valor para isso. Nesse dia, eu percebi um olhar muito perverso de uma pessoa que não gostava de mim. Senti um formigamento em todo o lado direito do meu corpo e eu escutava vozes que me diziam que iam me matar, que a minha morte era questão de tempo, que estava toda intoxicada, sentia como se tivesse vários insetos dentro do meu corpo. Esse formigamento do corpo persistiu por meses. Cheguei a ter um episódio de síndrome do pânico. Eu rezava pra Deus, pedia perdão pelo que eu tinha feito comigo e pedi uma nova chance de me recuperar e levar uma nova vida.
Sai do Chá e volta ao médico
Resolvi parar de tomar a Ayahuasca. Fui ao médico, não tinha convênio, consegui atendimento na Santa Casa. Fui atrás de uma nutricionista particular e resolvi me cuidar. Fui fazer acupuntura e coloquei muito claro na minha cabeça que eu precisava me alimentar normalmente e iria ter o peso adequado. Cada pessoa tem um peso e massa corporal ideal para viver e eu iria me amar e me aceitar como sou. Fiquei o ano de 2011 sem frequentar os rituais, indo em médicos me cuidando, me alimentando, ganhando peso aos poucos e fazendo acupuntura. Aos 32 anos, definitivamente me curei da anorexia e virei essa página da minha vida. Ainda hoje aos 38 anos estou aprendendo a ser mulher, me amar e me aceitar. 
- O que ou quem curou a Anorexia? Digo: tudo e todos. Erika fez vários caminhos e foi se descobrindo. Tomou o chá, passe, remédios. Fez cursos, recebeu acupuntura, bateu a cabeça no chão, mergulhou nas sombras! E finalmente, tomou a decisão, encontrou a luz e desfez em sua mente a Anorexia.
- Minha gratidão, amiga, pela confissão. Você hoje é um caminho, uma verdade e uma vida.

Texto Revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 2


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Wilson Francisco   
Terapeuta Holístico. Desenvolve processo que faz a Leitura da Alma; Toque Quântico para dar qualidade à circulação e aos campos vibracionais; Purificação do Tronco Familiar e Cura de Antepassados para Resgatar, Atualizar e Realizar o Ser Divino que há em você. Agendar pelo WhatsApp 011 - 959224182 ou pelo email [email protected]
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa