Menu

O Comandante Militar, o Chefe e o Líder

Atualizado dia 12/4/2013 8:01:05 AM em Espiritualidade
por Bernardino Nilton Nascimento


Facebook   E-mail   Whatsapp

Seja um militar, engenheiro ou um diretor, os líderes se comunicam com os seus comandados de três maneiras: pelas ordens que dão, pelos relatórios que recebe e pelas inspeções que fazem, (ou deveriam fazer).

A primeira qualidade de uma ordem é ser clara. Uma meditação pode permanecer vaga, um projeto tem sempre um pouco de sonho, mas uma ordem deve ser precisa. Toda ordem tem grande possibilidade de ser mau interpretada. “Se faz bem, aquilo que se sabe fazer, ensinar como deve fazer e porque fazer”.

Pode parecer piada! Mas um chefe admite que ninguém compreende nada e que todo mundo esquece tudo. Não basta, pois, dar uma ordem; é preciso ainda se certificar de sua execução; ele dá uma ordem e seu comandado o faz pelo medo e não pelo conhecimento. Um chefe é como um juiz de futebol: dá a ordem, ao virar as costas, é xingado. Além de não conseguir uma boa produtividade e qualidade, faz um barulho enorme em sua volta, não é respeitado, dirige sua equipe pelo medo, mas está sendo sempre ameaçado a perder os seus melhores colaboradores. O chefe chega a ter inveja do conhecimento dos seus subordinados. Quando isso acontece vira uma implicância em cima dos melhores, pois para o chefe ele é o dono da verdade.

A estupidez humana e a malícia do acaso não têm limites. Sempre acontecem os ataques inesperados. O líder que se dedica a frustrar os acasos e que se fortifica, inicialmente, contra a estupidez. Os pontos vulneráveis de seus objetivos, de suas metas e planos, estabelecem-se sobre os colaboradores e suas vontades são discutidas com todos, facilitando a disciplina e a conclusão das metas planejadas. O líder chega a compor uma equipe de colaboradores com trocas de ideias; ele escuta as opiniões, estuda os prós e contras, volta a discutir e coloca em prática pela união das ideias para o cumprimento das metas, isso lhe dá garantia de satisfação da equipe. É admirado por todos, defende sua equipe como a si mesmo e quando pede para executar alguns serviços, são executados com prazer, pela admiração ao  líder.

Todo ser humano de longa experiência é merecedor de respeito e deve ser consultado, isso, até hoje é usado em diversos países; a voz da experiência não está só nos estudos, e sim, no que foi vivido. Uma pessoa com certa experiência pode estudar e aprender o que os mais jovens sabem, porém, os mais jovens podem ter todos os estudos e conhecimentos, no entanto, jamais vão passar pelas experiências vividas pelos mais velhos.

Líder é aquele que julga estranho somente aquilo que é estranho. O líder é aquele que sabe comandar sua equipe sem precisar colocá-las sobre pressão. A pressão é um desvio que, na sua maioria, está na falta de conhecimento e desconfiança na equipe. O chefe sempre coloca seus comandos na frente de quaisquer desvios. Basta não acreditar em um, para contaminar todo o resto.

O comandante visa vencer as batalhas. Uma ordem é uma missão e não importa quem está na frente, todos do outro lado são inimigos, não tem nada que possa parar seus comandados, eles devem passar por cima de tudo para cumprir a missão; seu alvo é o esgotamento de sua equipe, cumprindo ou não, a missão tem que ir até a morte.

O líder visa vencer os desafios. Porém, o primeiro deles está em aprender a liderar a si mesmo. Só dando esse primeiro passo, ele conseguirá dar o próximo que é liderar sua equipe. Uma ordem de um líder passa a ser um pedido. Uma meta se vence com a sabedoria de ter a equipe enganchada, comprometida e admiradora pelo seu líder, o líder também passa a ser admirado.

A sabedoria está em mostrar como se faz e o porquê esta fazendo, isso é ser um líder. Gandhi não pediu para o povo indiano fazer greve de fome, ele fez. Ganhando sem guerra a liberdade de um povo. Derrotou os Comandantes Militares os Chefes de Estados, como todo grande e bom líder, ele tem admiradores e seguidores em todo mundo. Assim são os pequenos líderes,  seguidos e admirados pelos seus colaboradores.

BNN
 

Texto revisado
Texto revisado

 
 
 
 
 
 

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 132


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Bernardino Nilton Nascimento   
"Não seja um investigador de defeitos, seja um descobridor de virtudes"./ "Quando a ansiedade assume a frente, as soluções vão para o final da fila"./ "Quando os ventos do Universo resolve soprar a favor, até os erros dão certo". BNN
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa