Menu

O CONCEITO DA LUTA E DO ESFORÇO

Atualizado dia 1/21/2012 9:23:02 PM em Espiritualidade
por Florencio Antonio Lopes


Facebook   E-mail   Whatsapp

É comum as pessoas falarem assim: "a minha vida sempre foi uma grande luta que não acaba. Na minha caminhada, só tem obstáculos e intransponíveis". Quero dizer que tudo vem de uma educação, elas passam, então, a lamentar as dificuldades diárias, só que essas lamúrias vão gravando-se na consciência delas, como consequência, acabam tendo mais lembranças de dor e de sofrimento.É muito comum acontecer isso, essas pessoas tiveram dias maravilhosos, mas as dores da derrota fazem se esquecer destes momentos felizes e quando se lembram deles ficam furiosas. Sim, é verdade, é muito comum na vida dos seres humanos a combinação do prazer e da dor; dos dois sempre predomina um.

Nós ensinamos que a vida sempre está nos dando grandes oportunidades e nem sempre sabemos aproveitá-las, alias aquelas que aproveitam trazem horas maravilhosas que realmente nos deliciam, porém, são esquecidas rapidamente, porque as preocupações financeiras e/ou familiares tomam conta de seus pensamentos e aqueles que marcaram de dores, são difíceis, nós sabemos que sim, é o medo de passarem por momentos piores e assim as felicidades que tiveram vão embora.

Muitos já me perguntaram se a vida era sempre dolorida desta maneira e sempre respondi que não, que a vida é bela, só que nós devemos amá-la de um modo diferente, tendo uma grande consciência que o certo é viver do prazer e também da dor procurando usar o nosso "livre-arbítrio" - aquele que nos traz o prazer.

Para isto terão que tomar consciência do básico que a vida não é uma "luta", e daqui por diante passam a dizer que é um "esforço", essa é a palavra mais correta, a vida exige muito mais esforço do que luta.

Sabemos que todas as celebridades tiveram que dedicar mais esforços para chegarem ao lugar que chegaram.

E este "esforço" nos acompanha no nosso dia-a-dia, dando-nos melhores condições, por ser uma simples palavra positiva e a "luta" é totalmente negativa.

Por certo, já perceberam que há uma diferença enorme entre essas duas palavras entre os conceitos de "luta" e "esforço". O conceito "lutar" leva a pessoa a pensar que só tem que lutar e chegará à conclusão que deverá derrotar todos que aparecerem em sua frente.

Agindo dessa maneira, nunca terão amigos porque, também, da mesma forma estarão lutando para conseguir e normalmente seria um inimigo. Isto significa que não é apenas a inércia das coisas que teriam que vencer, mas uma inteligência que se defende e também ataca.


É bom que fique sabendo que o "esforço", que o próprio nome já diz, é puramente "ação" que todos nós, seres viventes, exercemos para chegar a um aprimoramento em todos os sentidos.

Não estamos falando apenas como se fosse um jogo de palavras e, sim, mostrando os lados positivos e negativos dessas palavras, e assim mostrar a você e a todos os seres humanos esta dúvida, porque a vida não é nada fácil, embora, na verdade, desejássemos que fosse bem mais fácil.

É a realidade. Só que temos uma grande parte dos seres humanos que se expressam dessa maneira e essas palavras vem contribuir para que possam surgir novas ideias que acabam dando grande oportunidade de mudar os hábitos que aprimoram a visão e o modo de agir de cada um.

Pense comigo, é só saber que temos que lutar contra pessoas que também se defendem e nos atacam.

Já o ânimo não é o mesmo inimigo invisível que se faz presente numa luta mortal - você ou outro. Agora, o esforço nos dá uma grande condição de não vermos o inimigo e, sim, de encarar o momento com muita serenidade, para tomar as medidas certas e inteligentes.

Está observando que as palavras têm o seu valor?

Atente na grande diferença, na sua vontade que toma conta quando se defronta com essas duas palavras "luta" e "esforço".

Realmente, a primeira, irá encontrar tudo aquilo que falamos acima - só grande dor, porque sempre estará sendo obrigado a lutar e essa luta destrói os seus mais belos sentimentos, luta porque tem que lutar e o medo de piorar o pressiona, então, passa a agir, por não ter o que comer.

Esse medo terrível faz com que se transforme em guerreiro da sobrevivência. Guerreiro que não sabe o que quer.

O esforço é calmo, tranquilo e de muita paz, tudo que faz é por vontade própria, sem medo de errar e faz tudo com alegria e muita vontade de viver bem, consigo mesmo e com os outros, tudo o que faz é com o prazer de servir.

Texto revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 11


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Florencio Antonio Lopes   
FLORÊNCIO ANTONIO LOPES Mestre Espiritualista graduado "Senhor-Mestre" Ribeirão Preto - SP
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa