Menu

O Despertar da Alma Coletiva

Atualizado dia 9/28/2012 10:11:14 AM em Espiritualidade
por Amigos da Teosofia


Facebook   E-mail   Whatsapp

Um Diálogo Sobre a Dimensão Espiritual das Cidades 

Joana Pinho (Coord.)

Semanalmente, os associados luso-brasileiros da Loja Unida de Teosofistas (LUT) debatem por e-mail um tema de estudo. A coordenação é rotativa. O texto a seguir reproduz um diálogo dos associados sobre a vida espiritual das cidades. Poucos dias depois do estudo, seu conteúdo  foi transcrito na edição de julho de 2012 O Teosofista", mantendo-se a linguagem coloquial.   


1. Joana Pinho,  desde Santa Maria da Feira, Portugal

Caros Amigos,  

Trago para o estudo da semana o tema do despertar coletivo da alma. Pela visão abrangente, e pela confiança na vida, escolhi o texto "A Feliz Cidade do Futuro"[1].

"A alma está presente em todas as coisas", diz o artigo. Os desafios individuais servem para evoluirmos também coletivamente. Na mesma medida em que vamos fortalecendo a proximidade com a nossa alma interior, torna-se possível perceber a alma no exterior. Nosso olhar vai ao encontro da natureza que o movimenta. Para ver, conhecer e trabalhar com a alma coletiva, temos de observar com a alma. O movimento das cidades reflete a alma, e nos dá mensagens sobre a sua evolução. 

É certo que temos nas nossas cidades um ambiente asfixiante. Violência, poluição, egoísmo, são alguns dos elementos ambientais que sufocam a alma interior e exterior. Penso que a confusão vivida na maior parte das cidades resulta da falta de conhecimento do poder criativo e da ignorância da "essência sutil inspiradora".  

Minha cidade sofre poluição psíquica, emocional e espiritual. Ela tem a sua prisão no culto ao sofrimento e à fofoca. Por desconhecimento do seu potencial, pessoas alimentam estados mentais inferiores. Quando se encontram, alguns entram em competição para ver quem possui mais e melhores bens e quem tem a doença mais grave.... Mais parece o muro das lamentações... mas a lamentação não procura a cura ou a correção; o que quer é roubar a atenção... como se criar mais lamentadores fosse a missão.

Contudo, é visível uma força maior. Santa Maria da Feira é uma cidade antiga. É povoada há milhares de anos.  Devido à sua  posição geográfica, tornou-se um local de encontro e de passagem de diversos povos. Temos um Castelo fora do vulgar e o espaço em torno dele é um belo jardim, repleto de velhas árvores, heras, esquilos, pássaros... um local onde a alma nos toca e nos sorri tranquilamente.

O castelo da Feira (foto) é famoso pelas suas quatro torres

Esta região da cidade, outrora um local de dor, é agora um espaço de encontro, de descoberta e celebração. Temos outro jardim de igual beleza no Europarque, um centro de congressos, de cultura e de lazer. Os ritmos da natureza estão bem presentes nestes espaços. 

A alma da Feira é sábia, otimista, fraterna. Nesta cidade, e em todas as outras, um movimento é percebido: "o surgimento de novas relações de produção e novos laços humanos baseados em uma filosofia de vida que transcende o mundo visível dos cinco sentidos e busca valores permanentes". O despertar da alma coletiva resulta do alimentar desta tendência e assim as cidades vão resgatando os ritmos naturais da vida.

É impossível, a curto prazo,  erguer uma cidade plenamente equilibrada, devido à  complexidade dos desafios humanos.  É certo que há muito a ser feito e que não conseguimos mudar o mundo de um dia para o outro. Isso é obtido com paciência, focando nossa atenção no novo, nas mudanças necessárias ao aperfeiçoamento, e agindo de acordo com o equilíbrio coletivo. Assim preparamos a cidade do futuro, solidária, justa, feliz: "o sonho de hoje é a realidade de amanhã". De forma gradual, o velho dá lugar ao novo. A alma desperta.

Despeço-me destacando as palavras de Robert Owen citadas em "A Feliz Cidade do Futuro":

"Chegou o momento em que uma mudança deve ser produzida. Uma nova era deve começar. O espírito humano, que até agora esteve envolvido nas trevas da ignorância, deve finalmente iluminar-se. É chegado o tempo em que todas as nações do mundo, em que todos os homens de todas as raças e de todos os climas sejam levados a um novo tipo de conhecimento. Haverá uma só linguagem e uma só nação. As grandes invenções modernas, os melhoramentos e o progresso contínuo das ciências técnicas e mecânicas (que, sob o regime do individualismo, aumentaram a miséria e a imoralidade dos produtores industriais) estão destinados, depois de ter causado tantos sofrimentos, a destruir a pobreza, a imoralidade e a miséria. As máquinas e as ciências são chamadas a fazer os trabalhos penosos e insalubres." 

Obrigada. Abraços,  Joana

NOTA:
[1] O artigo "A Feliz Cidade do Futuro" pode ser localizado através da Lista de Textos Por Ordem Alfabética emwww.FilosofiaEsoterica.com 

Leia o artigo completo através do link: https://filosofiaesoterica.com/ler.php?id=1519#.UGWgbk3A-vg

Visite sempre https://www.filosofiaesoterica.com/ ,  https://www.teosofiaoriginal.com/ ehttps://www.vislumbresdaoutramargem.com/ Acompanhe nosso trabalho no Facebook.  Siga-nos pelo Twitter. Para ter acesso a um estudo diário da teosofia original, escreva a [email protected]  e pergunte como é possível acompanhar o trabalho do e-grupo SerAtento.   00000000000000000000000000000000000000000000000000

Texto revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 3


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Amigos da Teosofia   
-- Uma Filosofia Universal -- Conheça a filosofia universal que ensina a arte de viver em paz. Elimine gradualmente as fontes de ansiedade e sofrimento. Ponha em movimento as causas do bem-estar interior. Leia sobre a visão de mundo que está construindo a civilização da fraternidade.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa