Menu

O DESPERTAR DE SI MESMO

Atualizado dia 3/7/2008 7:50:01 PM em Espiritualidade
por Tania Paupitz


Facebook   E-mail   Whatsapp

O despertar acontece quando descobrimos a inconsciência que habita dentro de nós mesmos. Nossa meta é alcançar a luz, porém, muitas vezes para se chegar a ela, faz-se necessário, passar pela escuridão.

Essa escuridão, na maioria das vezes acaba nos proporcionando muitos aprendizados, principalmente, quando estamos começando a despertar da nossa ignorância e já somos capazes de nos fazer as seguintes perguntas: O QUE POSSO APRENDER COM ISSO? ou ainda: QUE TIPO DE APRENDIZADO EU POSSO TIRAR DISSO PARA O MEU MOMENTO ATUAL?
São perguntas deste tipo, que nos levam a esse processo do despertar interior, ao acordarmos para a vida, percebemos que somos os únicos responsáveis pelas situações que assolam a nossa alma, espírito e corpo. Essa nova consciência de ser liberta-nos da necessidade de responsabilizar o outro por nossas mazelas e sofrimentos.

De qualquer forma, o homem é aquilo que pratica sob os ditames de seu eu, observando suas ações e reações ele vai sendo movido para formar uma conscientização básica sobre si mesmo, embora não reconheça momentaneamente que suas atitudes sofrem o controle do eu, que é quem muitas vezes dirige sua vida, através do EGO.

O despertar está diretamente ligado ao autoconhecimento e por isso podemos perceber que a maioria das pessoas ainda vive de forma bastante inconsciente, pois não se conhece, não sabe discernir sobre seus sentimentos, não controla seus pensamentos, é como se vivesse num estado de “olhar sem ver” ou “ ouvir sem escutar”, tendo na maioria das vezes uma mente confusa e contraditória, oscilando entre o futuro e o passado, esquecendo o momento mais importante que é o seu presente.

Autoconhecimento significa despertar para aquilo que me afeta e, consequentemente, afeta o meio e as pessoas com as quais eu convivo direta ou indiretamente. Significa perceber que qualquer movimento que eu faça, o mesmo tem a capacidade de gerar uma ação em todo o conjunto do universo em que eu habito. Significa também ter a capacidade de sair da mesmice do dia-a-dia tendo a coragem de enfrentar um novo mundo, cheio de desafios, que muitas vezes são geradores de dores e sofrimentos, porém necessários para nossos aprendizados e crescimento.

A conscientização de si mesmo revela que o homem não se resume a um conglomerado de matéria orgânica e cujas energias vitais resultam de metabolizações diversificadas para que prossiga naturalmente sua evolução biológica. O que importa acima de tudo é verificar dentro deste contexto, que estes fatores, façam uma composição ideal e duradoura para que o homem se crie, se complete e possa definir-se como uma criatura cujo eu é agente e sujeito da própria vida.

Nesse processo de despertamento, cada indivíduo foi, é e será alguém único e especial.

Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 3


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Tania Paupitz   
Tânia Paupitz é Artista Plástica e Professora de Artes, há 37 anos, sendo sua marca registrada as cores fortes e vibrantes, influência dos estudos de vários artistas Impressionistas. Cursos de Pintura em Óleo sobre tela, para iniciantes, adultos, terceira idade. www.taniapaupitzartes.blogspot.com waths - 48 9997234
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa