auravide auravide

O ELOGIO DAS DIFICULDADES


Facebook   E-mail   Whatsapp



- Há uma Esperança Real Para Quem Decide Romper as Rotinas da Preguiça e da Ignorância - 

:: Autor: Carlos Cardoso Aveline :: 

          

000

O artigo a seguir foi publicado pela primeira vez de modo anônimo na edição de julho de 2010 do boletim "O Teosofista".

00000

Não é possível aprender teosofia de modo prático sem experimentar um profundo sentimento de incomodidade. E isso por um motivo muito simples. É precisamente a incomodidade que afasta a acomodação. A acomodação é o apego, a ignorância feita rotina.  

Este é um problema que vem de vidas anteriores. O mero estudo e a leitura atenta não são suficientes para identificar suas raízes. 

É verdade que logo que alguém descobre a teosofia existe a possibilidade de que durante algum tempo tudo ocorra de modo agradável. O ensinamento parece fácil, familiar, compreensível. Os acontecimentos fluem de modo tranquilo. Há uma bênção sete dias por semana. Isso dura o tempo da recapitulação de lições de vidas anteriores. Esse é também o período de descanso necessário após as provações e os desafios que levaram o indivíduo à descoberta da teosofia. É o tempo do alívio que o reencontro provoca.  

Passada a etapa cômoda, porém, o teosofista só conseguirá ir além da abordagem preparatória se tiver uma quantidade suficiente de fatores realmente incômodos em sua vida. 

Jamais se deve pensar, portanto, que os obstáculos e as dificuldades nos afastam do caminho espiritual. Ao contrário. Nos aproximam. São os desafios que abrem espaço para expansão da consciência. Porém, é preciso examinar se queremos o caminho espiritual como ele é de fato - estreito, íngreme, incômodo, difícil, sempre morro acima - e não como os preguiçosos, os ingênuos e os desinformados gostariam que ele fosse.

Enquanto o eu inferior luta para superar com ética os obstáculos no Caminho, a consciência interna transcende a situação de curto prazo e faz com que o foco da consciência se desloque para níveis mais amplos da realidade, nos quais será encontrada a verdadeira força interior. É o esforço incômodo do eu inferior que dá direito cármico à libertação oculta da alma.  

O que se pode fazer, então, na situação lamentável em que não há desafios e a vida é excessivamente cômoda? A teosofia prática tem uma mensagem para quem sente que lhe faltam dificuldades e energia em sua caminhada:

"Experimente colocar sua vida a serviço da humanidade. Faça isso através da filosofia e da sabedoria universal - e verá o seu problema resolvido. Quando os desafios e obstáculos surgirem, agradeça por eles, porque eles são apenas mensagens e lições existenciais destinadas a treiná-lo na aprendizagem. Decifre as mensagens trazidas pelos contratempos, aprenda as lições de desapego e discernimento, e avançará no caminho. Lamente por aqueles que vivem acomodados na ignorância. Coloque à disposição deles a possibilidade do despertar".     

00000  

Visite sempre:

https://www.filosofiaesoterica.com/
https://www.teosofiaoriginal.com/
https://www.vislumbresdaoutramargem.com
https://www.amigosdateosofia.blogspot.com.br/

Acompanhe nosso trabalho no Facebook .  Siga-nos pelo Twitter . Para ter acesso a um estudo diário da teosofia original, escreva a lutbr@terra.com.br e pergunte como é possível acompanhar o trabalho do e-grupo SerAtento.  

000000000000000000000000000000000000000000000000000

Texto originalmente publicado em https://www.filosofiaesoterica.com/

https://filosofiaesoterica.com/ler.php?id=1543#.UJb3BcXA96M

Texto revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 3


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Amigos da Teosofia   
-- Uma Filosofia Universal -- Conheça a filosofia universal que ensina a arte de viver em paz. Elimine gradualmente as fontes de ansiedade e sofrimento. Ponha em movimento as causas do bem-estar interior. Leia sobre a visão de mundo que está construindo a civilização da fraternidade.
E-mail: amigosdateosofia.com@gmail.com | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.

Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2021 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa