Menu

O encontro com meu universo pessoal

Atualizado dia 1/28/2013 10:21:17 PM em Espiritualidade
por Bernardino Nilton Nascimento


Facebook   E-mail   Whatsapp

Todos os meus pensamentos visam uma confrontação e uma síntese entre a fé propriamente dita e a visão evolucionista do ser humano. A partir desta síntese, sinto uma nova inspiração da atitude de sempre desejar a felicidade do próximo. Se a Teologia é uma reflexão científica sobre a fé, ela deverá, então, tomar consciência da doutrina espírita, verificar o seu valor, a sua verdade. Ela deverá examinar até que ponto pode contribuir para a evolução da humanidade, tão castigada e enganada pela ciência e pelas tradicionais religiões.

Com essa visão, pretendo, em primeiro lugar, apresentar um quadro teológico geral, objetivo e sereno, quando possível, da visão de um mundo melhor na consciência de cada um e de suas responsabilidades sobre a sua evolução e a de toda humanidade. Em segundo lugar, confrontar essa visão com as doutrinas tradicionais. Enfim, tentar uma possível integração. Disso resultará que certos elementos irão ter um caráter um pouco diferente do que a minha visão imprimiu.

Outras raras exceções serão de pouca utilidade, mas que para uma reflexão doutrinária, tomados em conjunto, serão de indiscutível valor espiritual.

Por outro lado, não podemos mais nos limitar a uma ou outra ideia. Devemos atender outros problemas referentes ao confronto entre evolução, ciência e religião. Ora, a ciência visa uma evolução materialista, as religiões visam o passado e a doutrina espírita visa à evolução do ser humano, preparando o seu futuro.

Não cabe ao teólogo discutir sobre o valor científico da ciência, como não cabe aos cientistas discutirem sobre a evolução dos espíritos, pois os dois caminham em lados diferentes. Mas como conseguir unir tamanhas diferenças? Uma simples explicação basta: todos somos seres humanos e todos somos filhos de um só Pai.

Todas as diferenças são temporárias, pois não passam de ideias e profissões. O mundo é mutável, tudo é mutável e a evolução vai tratar de unir os verdadeiros valores da espiritualidade e da evolução da humanidade.

Ao longo de toda a minha vida, por toda a minha história, pouco a pouco o mundo se transformou, evoluiu, e muitas vezes se inflamou aos meus olhos, até se tornar, ao meu redor, completamente belo e luminoso por dentro. Da matéria à espiritualidade tudo se transformou para melhor e a cada dia fica mais e mais prazeroso viver, pois os constantes aprendizados e o prazer de desejar a felicidade do próximo trouxeram para perto de mim o meu próprio espírito e tudo o que com ele lutava para o meu bem-estar.

O mundo se renova no aprimoramento diário de cada um de nós, fazendo florescer o nosso Universo Pessoal.

A transparência do Divino no coração de um Universo Pessoal ardente, girando ao redor de nossa alma, projeta amor, luz, fé e esperança na verdadeira evolução humana. Eis o porquê de nunca desistir de lutar pelos sonhos das pessoas próximas e de sempre desejar a felicidade do outro. Sempre terá alguém que luta por nós, nessa ou em outras dimensões. Nunca estaremos sozinhos na luta pelo crescimento do nosso Universo Pessoal.

Depois de tantas idas e vindas e de estudos sobre diversas religiões, e em virtude mesmo de toda a estrutura de meu pensamento a respeito da evolução humana, sinto-me hoje mais irremediavelmente ligado ao Espiritismo do que a qualquer outra doutrina de vida. Na doutrina espírita, encontramos os principais sentimentos que nos perpetram entender com mais clareza o processo da evolução da humanidade. Com liberdade e disciplina, aproxima-se da caridade, da compaixão e da gratidão, não por obrigação, mas pelo amor ao próximo e pelo desejo de vê-lo feliz.

Os índios já rezavam pelos seus antepassados há centenas de anos. Em todas as religiões, existe a fé e o medo dos que partiram (espíritos). Nossos ancestrais ostentavam deuses que, na linguagem atual, podemos considerar espíritos. Não dá mais para se enganar: o mundo dos espíritos é uma realidade, verdadeira, científica, religiosa e faz parte do processo de evolução da humanidade.

BNN

Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 221


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Bernardino Nilton Nascimento   
"Não seja um investigador de defeitos, seja um descobridor de virtudes"./ "Quando a ansiedade assume a frente, as soluções vão para o final da fila"./ "Quando os ventos do Universo resolve soprar a favor, até os erros dão certo". BNN
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa