Home > Autoconhecimento
O ESFORÇO AO TRABALHO

O ESFORÇO AO TRABALHO

por Bernardino Nilton Nascimento

Entre todos os nossos bons amigos, não podemos nos esquecer do esforço ao trabalho.

O ferro e o aço enferrujam-se e toda força, seja ela qual for, tem a seu lado um princípio de destruição que a ataca e arruína até o fim. O ser humano não se furta a esta lei. É preciso que ele lute contra a ferrugem pelo exercício regular de suas faculdades.

Uma lei inelutável nos obriga a nos adestrarmos sempre, sob pena de cairmos em decadência. O movimento não é só um sinal de vida, mas uma fonte. Amaciar os músculos; exercitar o corpo; aprender a utilizar-se das mãos, dos olhos; ao rigor das estações, à luta contra os obstáculos; sujeitar a inteligência aos exercícios difíceis; familiarizar a vontade com as coisas que agradam menos; domar os desejos, as emoções, as paixões; em uma palavra: domesticar e disciplinar todo o ser, eis a mais alta preocupação de quem aspira à alegria de viver.

O esforço ao trabalho conquista não só o direito de sustento, mas o de ser respeitado.

A divina fórmula é: não há nada mais verdadeiro do que dizer-se: é preciso viver.... e que é para a vida que se trabalha...

Viver significa prosperar e desenvolver em todas as partes do nosso ser: no coração, na consciência, nos afetos, em tudo quanto nos torna melhores e mais equilibrados. Ora, em qualquer domínio que seja, nada se adquire senão pelo esforço que nos traz a conquista. O trabalho é o grande instrumento pelo qual se assimila o alimento da alma e quanto maior o empenho mais elevada, mais preciosa fica sua vida.

Quem executa uma função útil, deve fazê-lo com toda a alma e perceber que o faz para a comunidade. O trabalho é uma extraordinária missão na qual desde as tarefas do espírito mais elementares até as mais complexas, tudo se encontra num só ofício e converge para um único objetivo: a felicidade e a vida eterna.

A humanidade trabalha para a vida; a saber, não só para a existência, mas para a verdade, a justiça, a bondade, que lhe são luzes supremas.

Quem se une a esse trabalho é, por este, enobrecido. Nessa imensa mão-de-obra, que pode comparar-se à construção de um belo edifício, seja pedreiro, eletricista, arquiteto, engenheiro ou um ajudante de serviços gerais, pouco importa entregar-se à obra com o mesmo orgulho.

Todo movimento da grande colméia em que ele se move, encoraja-o e o ampara desde que ele sinta que o seu esforço é útil ao conjunto. Engana-se quem supõe que só o trabalho artístico permite que se ponha toda a alma em sua obra. Qualquer trabalho, contanto que seja inteligente, honesto, útil, pode ser feito com todo o coração. E é só então que ele realmente é proveitoso ao todo, como a própria pessoa.

Aos que não vêem o seu trabalho senão de fora, pelo lado material, é muitas vezes corriqueiro. Parece não significar coisa alguma. Não tem encanto e nem valor. Porém, qualquer trabalhador quando conclui sua obra e valoriza seu esforço, o efeito em sua alma brilha.

Através do esforço criador, das longas e pacientes combinações, dos obstáculos de todo gênero que o trabalhador encontra, ele acaba por adivinhar uma parte do segredo que dá a compreensão da história. O grande trabalho dos séculos não pode interessar senão ao que a ele se associa. Direi mesmo que a alma da criação se revela ao trabalhador e se aproxima da sua. Ele percebe por toda parte a dedicação e a esperança e, assim, realiza-se para ele uma das mais belas divisas que a sabedoria dos séculos descobriu: Trabalhar, esperar e prosperar!

Concluo sem ter dito tudo. Seria mais fácil contar as estrelas do que enumerar os esplendores do trabalho. Só a experiência pode dar a conhecer a paz profunda, a ousadia, a alegria empreendedora de que o coração se enche, quando se vai beber nessa fonte borbulhante e generosa do esforço ao trabalho honesto.

BNN
 

Texto revisado

Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   Numerologia  
 
Compartilhe
Facebook   E-mail   Whatsapp


Obrigado por votar
Gostou deste Artigo?   Sim   Não   
Avaliação: 5 | Votos: 198 Atualizado em 11/08/2009

Autor: Bernardino Nilton Nascimento   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   
Veja também
Falando do todo - O primeiro amor de tudo!
Encontrando a paz no meio do caos
Amar faz bem!
Não espere condições melhores, comece ago
Isto também passará!
Quero ser uma pessoa melhor

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.



Energias para Hoje
quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

energia
I-Ching: 25 – WU WANG – INOCÊNCIA
Seguir a própria consciência e deixar-se guiar pelas coisas simples e naturais, o tornará livre de dúvidas e enganos. Busque apenas o que é justo e correto.


energia
Runas: Laguz
Deixe fluir sua química, raciocínio rápido.


11
Numerologia: Intuição
Permita-se hoje momentos calmos para que a intuição possa funcionar sem obstáculos. A contemplação calma e silenciosa do potencial criativo interior ajudará a produzir idéias e soluções para os problemas cotidianos.




Horóscopo

Áries   Touro   Gêmeos   Câncer
 
Leão   Vírgem   Libra   Escorpião
 
Sagitário   Capricórnio   Aquário   Peixes





 
© Copyright 2000 - 2019 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa