Menu

O futuro a gente cria hoje!

Atualizado dia 12/25/2011 7:18:02 PM em Espiritualidade
por Keli Soares


Facebook   E-mail   Whatsapp

Um bom livro para ler é "Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes" de Stephen Covey. Os hábitos sugeridos pelo autor são:

I. Seja proativo;
II. Comece com o objetivo em mente;
III. Primeiro o mais importante;
IV. Pense ganha/ganha;
V. Procure primeiro compreender, depois ser compreendido;
VI. Crie sinergia;
VII. Afine o instrumento.

Vou escrever sobre os 4 primeiros e no próximo artigo sobre os três últimos.

SER PROATIVO significa que você não deve ficar "na janela esperando a banda passar" , que pode fazer acontecer, "quem sabe faz a hora não espera acontecer".

Você pode visualizar o que você quer no futuro, planejar, agir e realizar.

A gente nâo pode ficar parado ocupando nosso tempo com reclamações, culpando a vida, Deus, nossos pais, seja quem for por não conseguir o que queremos.

Como disse Sartre "Não importa o que nossos pais fizeram com a gente e sim o que vamos fazer com o que nossos pais fizeram com a gente".
Nossas histórias de dor são jóias, pérolas que nos ajudaram a ser quem somos hoje!
E pode ser que você esteja insatisfeito, pensando que sua vida está uma droga... que você sofre, esforça-se e as coisas não acontecem ou dá tudo errado... Como diz o Rubens Alvez "Ostra feliz não faz pérola"... Aliás vale a dica esse livro é lindo!

E se ocuparmos nossas mentes com as possibilidades, criamos INTENCIONALIDADE. COMEÇAR COM UM OBJETIVO EM MENTE está diretamente ligado a você saber o significado da sua vida: Qual é o seu propósito neste mundo? Quando você partir deste planeta, qual legado deseja deixar? e em seguida estabelecer seus objetivos de curto, médio e longo prazos. Não precisam ser graaandes objetivos, você pode começar com as pequenas coisas... A disciplina é um dos alicerces do sucesso.

Precisamos pensar como queremos construir nosso presente.
Nós somos os agentes de mudança das nossas vidas.

Vamos lá, anime-se. Compre um caderno bonito, do seu gosto, uma caneta bacana e trace seus primeiros desejos.
Você pode fazer uma lista de coisas que quer alcançar. Pode começar com o que quer fazer no dia, nos próximos três meses, em 6 meses e até um ano. Eu uso um modelo de plano de ação que me ajuda muito, se você quiser me escreva e te enviarei por e mail.

Se estiver difícil fazer planos para 3 meses faça seu plano para hoje.
Sempre listo minhas atividades na noite anterior. Coisas simples como: ir ao banco, fazer unha, ligar para uma amiga, comprar bilhetes para o teatro, arrumar a casa, ir em determinado lugar, levar seu filho ao cinema. Pode fazer isso para o trabalho também.

Isso motiva! Você pode ir colocando "ok" na atividade realizada e as coisas que, por qualquer motivo, não tenha feito, você pode fazer a reprogramação para o dia seguinte.

À medida que vai realizando e colocando "ok" vai se sentindo animado e com vontade de escrever o que quer para os próximos 3 meses: matricular-se em um curso de inglês, tirar uma semana de férias, comprar alguma coisa, pesquisar locais onde tem ioga, coisas simples... E, assim, você vai aos pouquinhos realizando e ficando mais ousado, pode planejar para 6 meses, um ano, dois, cinco...

Coloque na frente de cada objetivo o nível de prioridade (um a cinco) e vá agindo de acordo com a prioridade. PRIMEIRO O MAIS IMPORTANTE.

Não pense que você é melhor ou pior que qualquer pessoa. Somos iguais em direitos e deveres, mas somos únicos. Não existe ninguém como você, como eu. Então, queira ser melhor que você ontem, vencer seus próprios recordes. Conheça os seus desejos, sonhos, objetivos e saiba que você tem tudo que precisa para realiza-los, para resolver seus problemas. Esse é um ensinamento do Dr. Milton Eickson.

Um objetivo sem data é um sonho, então, tenha coragem de realizar seus sonhos. Coloque data neles, liste os passos que precisa dar para alcança-los.

Para ficar mais fácil lembre-se que os objetivos devem ser SMART, ou seja:

eSpecíficos
Mensuráveis
Atingíveis
Relevantes
Temporais


E precisam também ser ecológicos, ou seja, bom para você e para os que estão ao seu redor, senão alguém pode acabar boicotando. O Universo é abundante e tem recursos para todos nós. Ninguém precisa perder para que você ganhe. Todos podemos ganhar e ficar felizes uns com as vitórias dos outros. Pratique o GANHA-GANHA.
Faça um plano de ação:

O que/ Como/ Onde/ Quando/ Quem/ Para quê/ Por que

Fazer vizualizações também ajuda bastante. Ver-se lá na frente feliz e contente celebrando sua conquista. O cérebro não faz diferença entre o que é imaginação e o que é real e com certeza vai atrair o que for preciso para que você concretize o que quer. É claro que não adianta só vizualizar, tem que AGIR.

Se você tem algum sonho na gaveta e o colocou lá por julgar que não poderia conseguir, ou porque está velho demais, ou tem dinheiro de menos, ou simplesmente porque você não merece... Está na hora de mudar seus conceitos e fortalecer a autoresponsabilidade. Você é responsável e pode realizar sim! Alguém, que não me lembro quem, escreveu: Já que você vai pensar (sonhar) mesmo, então pense (sonhe) grande! Se você tem uma crença limitante de que "não consegue" coloque essa crença no paredão. Mude. Desaprenda. Solte. Substitua. Leia o livro "Lei da Atração", do Michael J. Losier, ele ensina a limpar nosso inconsciente das crenças negativas. Ele é um estudioso da Programação Neurolinguística.

Acredite nos seus sonhos e faça de cada dificuldade no caminho (porque elas vão surgir) um desafio a ser vencido. Não existe fracasso, existe caminho que não deu certo, é só dar ré e buscar o caminho certo. Não importa quantas vezes. Temos que ser incansáveis e utilizar uma das regras do vendedor... Cada não traz com ele a possibilidade do sim.

Qual era seu sonho de criança? E qual é seu sonho hoje? Ouse colocá-los na sua frente e agir em direção a eles. Seja afirmativo. Fale sobre o que quer e não sobre o que não quer. Diga: eu quero ir para a faculdade, ao invés de, eu nâo quero ficar sem estudar.

Um empresário de sucesso, um exemplo de vida e integridade, Sr. Sakae Kamitami, me disse que na vida é preciso subir degraus, mas subir um a um, não adianta querer pular degraus, a alegria da vida está em subir um a um porque a gente vai fortalendo as pernas.

Então? Qual degrau você vai subir hoje?

Espero que minhas palavras o ajudem e lhe dêem motivo para querer realizar o seu querer. Estou torcendo por você!

Abraços

Keli
Texto revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 17


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Keli Soares   
Pós-graduada em Gestão de Pessoas; Graduada em Psicologia; Formação na Abordagem Ericksoniana, Abordagem Estratégica; PNL e Coaching. Psicoterapia, hipnoterapia, terapia breve. Analista de PI (Predictive Índex) – Arquitetura Humana – Brasil. Treinamento e consultoria na área de Gestão de Pessoas.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa