Menu

O KARMA e o DHARMA no Hinduismo

Atualizado dia 2/6/2009 3:25:29 PM em Espiritualidade
por ESPAÇO VIA SOL


Facebook   E-mail   Whatsapp

Os seres humanos não nascem todos no mesmo estágio de desenvolvimento. De acordo com os Vedas, escrituras sagradas do hinduísmo, o Varna (a cor da alma de cada ser) possível de ser vista pelos videntes, determina a casta a qual pertencerá a pessoa e o dever (Dharma) que ela deveria desempenhar durante toda aquela encarnação é uma ordem natural.

Os homens estão divididos em quatro grupos, de acordo com suas capacidades e características. Cada grupo tem seus deveres peculiares éticos e responsabilidades que devem ser aceitos: é o modo de crescimento espiritual. De acordo com o Varna (cor da alma) seria a Casta à qual pertenceria o indivíduo:
- Brahmanes (sacerdotes e sábios)
- Kshatryas (guerreiro, governantes)
- Vaishya (comerciantes, agricultores, artesãos)
- Shudras (servidores).

O Karma, conjunto das ações praticadas pelo indivíduo durante toda uma vida, determina o Varna (cor da alma). Entenda-se como Alma o corpo sutil ou corpos sutis que na literatura hindu são chamados de Koshas.A cada casta corresponde um dever ou Dharma Sagrado. Cumprir esse dever ou esse Dharma permite que a pessoa evolua até sair dessa roda de nascimento e morte, Samsara.

Alguns seres permanecem muitas vidas nesse Samsara; outros atingem o grau de evolução mais rapidamente e ascencionam, não encarnando mais nesta terra. Se voltam é apenas para cumprir uma missão como é o caso dos Avatares (aquele que desceu): Jesus Cristo, Krishna, Budha. O cumprimento do dever natural (Dharma) liberta o homem do seu Karma. 

Segundo o Bhagavad Gita toda humanidade nasce para a perfeição e cada um a alcançará se apenas seguir o dever de sua Natureza: O Dharma.
 
Assim SOMOS TODOS UM!

Abraços

Solange
Espaço Via Sol

LUZ e PAZ

Esses e outros assuntos você pode encontrar também em nosso site: https://www.espacoviasol.com.br/ 

Ou em nosso Blog:
https://espacoviasol.blogspot.com/

Siga-nos também no Twitter:
https://twitter.com/EspacoViaSol 

Loja Virtual




Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 18


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: ESPAÇO VIA SOL   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa