Menu

O Lar do Espírito

Atualizado dia 12/16/2015 12:09:08 PM em Espiritualidade
por Nadya Prado


Facebook   E-mail   Whatsapp

Qual a sensação que você tem ao chegar em casa após um dia de trabalho duro? Sente-se bem, reconfortado, em paz, ou tem vontade de sumir para qualquer outro lugar?
Quando você entra em sua casa material, o seu espírito penetra em seu lar energético. Enquanto você quer o conforto do sofá ou da cama, o seu espírito necessita de um ambiente pacífico, seguro e curativo.
O lar deve ser um espaço sagrado, onde nos sintamos acolhidos, como se nos abraçasse.
Ele diz: seja bem-vindo!

A palavra lar do latim lare, significa a parte da cozinha em que se acende o fogo, a lareira. Tem sua origem no nome dado aos deuses romanos protetores de um domicílio, lares.
Ao redor de uma lareira, a família se reúne e compartilha.
Envoltos pelo fogo do amor que purifica e transforma, os espíritos se reencontram no lar que nutre o coração.
É muito bom o sentimento que aflora quando entramos num lar e sua energia amorosa nos envolve. Com as portas abertas para o Divino e protegido das trevas.
Na simplicidade dos corações que lá habitam, no ambiente arejado e iluminado.
Sem opulência e exageros, respiramos a presença da energia purificadora que renova o espírito.

Existe uma enorme distância entre os significados de casa e lar.
Casa é apenas um lugar com portas e janelas, telhado, paredes e mobília.
Lar é algo mais, tem sentimento, tem história, tem passado.
A casa é um lar quando nela há alma, há presença do espírito.

Cada vez menos as pessoas reservam seu tempo para conviver com seus familiares. Passam muitas horas no trabalho, absorvidas em preocupação demasiada.
Quando voltam para casa estão cansadas demais para sorrir, conversar e acender a lareira que propaga o fogo do amor.
Todo lar deveria ser um local seguro para o espírito, mas o que assistimos, na realidade, são muitas casas e poucos lares.
A energia que emana em uma casa, quando saudável, transforma-a num lar repleto de entendimento e luz para o espírito, que busca sua evolução, que compartilha o amor ao próximo a partir do convívio familiar.
Lares em conflito são casas em que o fogo do amor se apagou na desesperança e no egoísmo. Não há diálogo, apenas cobranças e críticas.
A dificuldade de formar um lar está na grande carga emocional advinda dos espíritos que vivem na intimidade, entre quatro paredes, que revelam suas mazelas, vícios e imperfeições. Erros passados que devem, nesta vida, ser redimidos e compromissos assumidos com a tarefa de fazer do lar um educandário de amor.
Na família, onde a discórdia tem morada, o espírito sofre com a energia desequilibrada. As desavenças provocam arroubos de emoção que ficam impregnados no ambiente, deixam o ar pesado. Em casa, o eu inferior de cada um se manifesta livremente, fica à vontade para tirar a maquiagem, os disfarces. Quando estamos entre "amigos" ou no trabalho, conseguimos controlá-lo, mas quando ele se vê frente à frente aos espíritos familiares, a coisa "pega"... Explosões emocionais que emergem com uma enorme força destrutiva. Pais que se agridem, filhos que se sentem em abandono. Carência de amor, falta de harmonia, lares desfeitos. Os desentendimentos e sofrimentos dentro de casa são resultantes de enfermidades antigas dos espíritos que ali habitam e convivem, instalando sua energia no ambiente, entre todos.

Desarmonias de relações mal vividas e que se deterioraram no sofrimento.
Em sua senda familiar, o espírito tem que estar conectado com o Divino, com o amor que transcende e une na eternidade. Deve ser um canal de compaixão para que sua luz interior ilumine a todos.
Na reunião familiar, pode-se experimentar o outro lado da moeda, não pela Lei de Talião “olho por olho dente por dente”, mas pela lei do karma, da causa e efeito. O inimigo que renasce como um filho ou um pai que hoje acolhe um espírito que em outra vida foi por ele maltratado.
Quem ontem odiou tem hoje a oportunidade de amar.

As dificuldades nas relações familiares surgem de diversas formas, nos problemas financeiros, na doença física e mental. Na convivência com um pai alcoólatra, ou uma mãe que não é presente, um cônjuge que só cria confusão, ou filhos que se perdem pelo caminho.
Cada um deles nos traz a oportunidade de mudar a história do nosso espírito, mais que a deles próprios.
Eles nos mostram em seu sofrimento o quanto estamos próximos ou distantes do amor incondicional e de auxiliar na construção de um lar.
Afinal, muitas das vezes, nós fomos os algozes de sua dor e condição espiritual hoje.

No lar, os espíritos doentes encontram o ambiente propício que lhes serve como um socorro ao refazimento.
Quando os pais são solícitos e amáveis, educadores e protetores, na medida ideal, o filho pode reaprender o valor que se deve preservar: o tesouro de um lar.
Ao mesmo tempo, quando sofre o abandono, sem a presença de um lar e do amor dos pais, tem-se a chance de compreender as limitações de cada espírito e suas próprias. Enfrentando a vida e se tornando mais independente e forte.
Aprendendo o autoamor e o amor ao próximo, não repetindo os mesmos erros que seus pais.

Também, quando os filhos abandonam os pais, o espírito paterno ou materno tem a oportunidade da prática do amor sem apego, perdoando e aceitando que cada um vive o seu Livre-Arbítrio e suas escolhas, porque nem sempre se alcança o coração daquele a quem se ama. E de braços abertos esperará um dia reencontrá-los.
Não coniventes com os erros daqueles que amamos, mas sempre como canais de compreensão de seu estado doentio.

Pertencemos à Grande Família Universal e nunca estamos sozinhos.
Basta reconhecer a luz interior que habita o coração, o lar do espírito conectado ao Todo.
Na verdade, ninguém nos abandona. Nós nos abandonamos no papel de sofredores e solitários.
De nada vale uma casa repleta de beleza e riqueza material quando não há entre seus moradores, laços fraternos, amorosos.

O espírito traz para a vida terrena o quantum de luz que conquistou e o tanto de trevas que ainda não dissolveu.
Revestido de um corpo físico e sob o véu do esquecimento, ele retorna a casa terrena com a tarefa de semear amor.
Entretanto, a grande maioria, na reencarnação, esquece-se de seu propósito e perde as sementes que trouxe para cultivar, pelo caminho, entre espinhos ou pedras.
As ilusões, a falta de fé, a superficialidade daqueles que não fazem de sua casa terrena um lar, tornam fracassada a experiência temporária na dimensão da matéria.

Retornam ao astral de coração vazio, sem a chave que abre as portas do reino de Deus. Continuam na erraticidade esperando uma nova chance para reencarnar.
Portanto, não se preocupe em construir edificações ricas que não poderá levar com o desencarne.
Permita-se a construção dos alicerces amorosos de um lar.
Participe da vida familiar com espírito paciente, compreensivo, na quietude perante os conflitos.

Quando o eu inferior se manifestar, leve-o para uma banho de luz e tenha compaixão. Chame por seu eu observador que lhe atenderá prontamente.
A convivência familiar nem sempre é fácil, porém, quando você compreende a lei do karma, a cruz fica leve.
Mesmo nos momentos mais difíceis, deixe que o amor prevaleça, plantando-o no coração de seus familiares.
Não se importe com as limitações e as trevas que ainda insistem, porque não há fronteiras e paredes que resistam à luz que emana da semeadura do espírito que cultiva o amor em seu lar.

Você não tem que suportar o peso de uma casa sem amor. Perceba que não podemos forçar o aprendizado daqueles que amamos ou convivemos. Cada um tem seu momento para despertar e este pode ser o seu. Deixe que cada um aprenda por si só e faça sua parte.
Não queira segurar o amor, porque ele é como pássaro que voa livre.
Aceite a si mesmo e sua família como são e faça do universo o seu lar.
O lar do espírito é qualquer lugar em que ele possa cultivar o amor e encontrar a paz.
Plante o amor no quintal da Terra, construa um lar em cada espaço vazio.


Seja amor!

Para saber mais sobre Nadya Prem e Transpessoal acesse o blog: https://www.psicologiaespiritualista.blogspot.com.br
Para orientação e terapia transpessoal, informações, valores e agendamento  envie e-mail para [email protected]
Curta a página oficial de Nadya Prem no facebook:https://www.facebook.com/nadya.r.s.prado   


Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 24


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Nadya Prado   
Psicoterapeuta Transpessoal Técnica Naturopata, com extensão em Psicopatologias Psicanalíticas e Psicossomática Contemporânea., estudiosa dos estados alterados da consciência e transtornos psicológicos, inclusive mediunidade transreligiosa. Atendimentos online no skype Informações e agendamento envie email para [email protected]
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa