Menu

O mundo, eleições e o medo. Somos capazes de mudar?

Atualizado dia 10/11/2010 2:14:09 PM em Espiritualidade
por Rosemary Rezende


Facebook   E-mail   Whatsapp

Ontem vi uma russa, no programa do Jo, falando que o que houve na Rússia em 1917, foi que o Czar chamou todo mundo para o Palácio de inverno e deu vodka a eles; depois de beber, fizeram a revolução... que nao foi em si uma revolução, foi uma festa de bêbados e malucos... Dá o que pensar...

Em 1917, um pouco depois de ter começado a primeira guerra, umas poucas pessoas, entre elas Lenin (que era sindicalista) trotski e outros intelectuais aproveitaram que o Czar tinha renunciado e seu primeiro-ministro não era muito forte e tomaram o poder. Um tempo depois anunciaram ao mundo a Revolução de Outubro. Que não foi bem uma revolução... já que num primeiro momento não teve adesão popular, foi um golpe.
Instalados no poder Lenin e Trotsky monopolizaram a imprensa e inventaram "o partido" e depois botaram sua máquina pra funcionar. Ainda existiam eleições, mas só eram eleitos os indicados do "partido". Em 1922, Lenin sofreu um ataque e foi se afastando, começou a luta pelo poder, expulsaram Trotski e um secretário geral do partido que, até então, ninguém conhecia, assumiu o poder. Seu nome era Stalin e até hoje foi o pior ditador que o mundo já conheceu!

Na Itália, Mussolini, influenciado por teorias sindicalistas sobre violência espontânea fundou uma tropa de combate. E num país que vivia o caos pós primeira guerra, encenou uma parada militar em Roma e foi convidado pelo rei a ser primeiro-ministro em 1922. Fez um governo de coalisão entre milícias facistas e burgueses e monopolizou o poder na Italia. O poder não  subordinado ao  rei, mas a ele próprio. Advinha o que ele fez depois? Aboliu a liberdade de imprensa, montou um conselho fascista e aterrorizou adversários. Ordenou que nas eleições o  maior partido obtivesse tres quartos dos assentos no parlamento e  conquistou a opinião do povo com a criação de empregos e restabelecimento da ordem publica. Depois expulsou os nao-fascistas do governo e enquadrou o funcionalismo e as associações profissionais a sua linha ideológica e nas eleições de 1929 obteve  a inimaginável votação de 100%. Voces podem conferir algumas coisas no filme Chá com Mussolini.

O movimento de Mussolini tornou-se um modelo pra Hitler que, em 1923, tentou uma marcha parecida. Mas a polícia da Baviera abriu fogo nele. Ele foi preso e aproveitou o clima de martirização e, numa espécie de culto aos mortos, associou os mortos da I Guerra com os do fracassado levante dele mesmo e escreveu um livro... Com marketing bem articulado virou político e foi angariando defensores até entre empresários e banqueiros.

Em 1929, na famosa sexta-feira negra, ocorre o crash da bolsa de Nova Yorque e dá início a uma grande crise econômica mundial. A Alemanha já sofria com os pesados pagamentos das indenizações de guerra, a crise de 29 por lá foi  pior ainda. Pois numa combinação da super produção nos EUA e os prejuízos por causa das indenizações, representou a falência de inúmeras empresas alemãs e um incrível desemprego. Essa catástrofe parece ter dado razão aos preceitos apocalipticos de Hitler e ele não demorou para alardear: os partidos democráticos fracassaram.

Em 1930, por pressão dos sindicatos, o governo alemão renunciou. Foi a renúncia mais cara que até hoje se viu e mais gerou consequências na história daquele país. No meio do cães, o parlamento foi dissolvido e convocou-se eleições para setembro de 1930. A eleição deu assento a 77 comunistas e 107 nazistas no Reichstag. Com as alianças certas com a extrema direita e o Partido Nacional Alemão, Hitler concorreu, em 1932, a eleição de presidente do império. Sofreu uma breve derrota. Por conta de reacionários prussianos e problemas com desapropriação de terras e a pressão por um governo de extrema direita, o governo foi interrompido e marcou-se novas eleições. Hitler  espalhou o terror na campanha e venceu as eleições de 1933 "democraticamente" com a ajuda de Goebbels um papa de marketing e propaganda. E o resto vocês já sabem. Se não sabem, podem ver o  filme Hitler Ascenção e queda.

O que eu consigo perceber de tudo isso? E é gritante... até agora as coisas foram decididas pelo MEDO.

Fico pensando, por medo de instabilidade social, vimos a tomada de poder de Lenin, de Mussolini, de Hitler; depois foi a vez dos países Hibéricos e da América Latina, com as ditaduras de Franco, Salazar e as nossas velhas conhecidas ditaduras militares aqui. Pois foi por MEDO do Brasil virar comunista que os militares se enfiaram no poder em 1964 e só largaram o osso em 1985. NÃO VOTEM POR MEDO, VOTEM PELA CONSCIÊNCIA. Aliás, até quando iremos reagir às coisas e não agir? Ajam com consciência e teremos um futuro melhor. Embora o futuro em si não exista, é formado no aqui-agora de nossas pequenas decisões. Ficam as perguntas: Somos capazes de mudar? Já não está mais do que na hora? 
Texto revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstar Avaliação: 4 | Votos: 16


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Rosemary Rezende   
Tecnica Agrícola, Medica Veterinária, Homeopata, Terapeuta Holística. Atualmente trabalhando com Terapia Nexus, massoterapia Indiana, Numerologia Indiana, Florais e Homeopatia
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa