Menu

O olhar feminino na política

Atualizado dia 10/21/2012 10:57:21 PM em Espiritualidade
por Enildes Corrêa


Facebook   E-mail   Whatsapp

A política tem sido ocupada, em sua maioria, pelo universo masculino, deixando uma imensa lacuna provocada pela falta da presença feminina em maior número e das qualidades que lhe são inerentes: emoção, sensibilidade, cuidado com o outro, acolhida, cooperação, solidariedade. Homem e mulher têm naturezas distintas, que dão origem a comportamentos e ações também diferenciadas.

De acordo com a definição de Leonardo Boff, o feminino no homem e na mulher é aquele momento de mistério, de integralidade, de profundidade, de capacidade de pensar com o próprio corpo, decifrar as mensagens escondidas sob sinais e símbolos, de interioridade, de sentimento de pertencer a um todo maior, de guardar no coração, de poder gerador e nutridor, de vitalidade e espiritualidade. Essas qualidades do princípio feminino são difíceis de vermos manifestadas nas ações políticas. Vemos os políticos dos Poderes Legislativo e Executivo voltados quase exclusivamente para a construção das pontes de concreto, das rodovias, das escolas, dos hospitais, enfim, para as obras estruturais do mundo externo. 

É raro ouvir um político em defesa de uma obra que transcenda o aspecto material da nossa existência, como atenção à saúde integral e espiritual do ser humano. E, hoje, vemos as consequências dessa unilateralidade na forma de pensar e de agir de toda a sociedade, refletidas no crescente desequilíbrio ambiental, nos altos índices de violência e de inúmeros outros agravos à vida que ameaçam, principalmente, a sobrevivência das gerações futuras. Inclusive, há mais de duas décadas, a Organização Mundial de Saúde (OMS) lançou um apelo para que todos se tornem um agente de saúde, pois o planeta inteiro está doente. 

Para reverter esse quadro de destruição, precisamos avançar urgentemente no cuidado com a vida. Nesse sentido, o papel e o poder feminino são de vital importância. As mulheres são cuidadoras por natureza. É no ventre feminino que uma nova vida é concebida,  acolhida e trazida à luz para o mundo. Alguns mestres espirituais já profetizaram que as mulheres serão as mensageiras destes novos tempos. 

Que as mulheres presentes na política brasileira, nas esferas federal, estadual e municipal, permeadas pela sensibilidade do olhar feminino, sejam instrumentos para viabilizarem mudanças e concretizarem ações governamentais que levem a sério e priorizem um trabalho direcionado para a expansão da consciência humana, que resulte em mais paz e equilíbrio para todos! Essa é a magna e indestrutível obra que garantirá a sustentabilidade da vida no planeta.



Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstar Avaliação: 4 | Votos: 4


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Enildes Corrêa   
Administradora e Terapeuta Corporal Ayurveda. Formação e especialização na Índia. Ministra palestras e seminários vivenciais a organizações governamentais e privadas. Autora do livro "Vida em Palavras" - coletânea de crônicas.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa