Menu

O oposto não é o contrário

Atualizado dia 3/6/2012 10:22:35 AM em Espiritualidade
por Paulo Salvio Antolini


Facebook   E-mail   Whatsapp

Quantas confusões, brigas e discórdias! Quantos casais se separando, empregadores e empregados desfazendo-se de suas relações trabalhistas, pais e filhos degladiando-se sem atingir pontos comuns! Tudo porque não se respeitam as diferenças. "Ele é muito diferente de mim". "Nós pensamos de forma totalmente oposta", e assim por diante. Oposto, contrário, diferente. As pessoas sentem verdadeiro pavor de se deparar com idéias e pensamentos contrários aos seus, e começam a ver o outro como verdadeiro peso em suas vidas. "Eu não vou conseguir aturar esse cara". "Meu Deus, ela é meu karma". Apenas porque pensam diferente e são diferentes.

Vamos refletir no que, de início, nos atrai às novas situações, relações, etc. "O que me chamou foi o desafio". Enfrentar algo que foge da rotina, do conhecido, do habitual. Sinal de que existe algo de diferente. Implica em mudar. "Ela é diferente das demais". Sinal de que ela possui um atrativo a mais, algo que destoa e a diferencia. Mas há também situações em que até a concordância atrai pela diferença: "Aceitei esta proposta porque eles pensam como eu, diferentemente dos demais, que só me contestam". Observem que há sempre o pano de fundo da diferença, para que se possa ocorrer a harmonia.

No contraste das cores se estabelece um impacto maravilhoso e chamativo nas pinturas, nos ambientes e na criação. Quando há apenas pequenas variações de tonalidade, o ambiente torna-se monótono, calmante e pode levar a pessoa até à depressão. Tem, sim, sua utilidade, porém se usado por pouco tempo. Em excesso, deprime, desencoraja. Pronto! Tragam isso agora para a relação humana, em todos os segmentos de nossas vidas, afetivo, social, profissional. Também vai gerando uma condição de desinteresse, apatia, "tudo é muito igual". A esposa pergunta o que o marido quer comer e ele diz: "nossos gostos são semelhantes, o que você fizer está ótimo". Era isso que ela queria ouvir?

Os amigos se reúnem todo dia "x" da semana para conversarem, apregoam a harmonia do grupo e todo encontro é sempre igual, o mesmo drinque, os mesmos assuntos e ao retornarem para suas casas, a sensação de que nada foi acrescentado. Com o passar do tempo, muitas vezes, pouco se falam, basta que estejam cumprindo o ritual do encontro. Vez ou outra se entreolham e sorriem. O sorriso que expressa todo um diálogo que eles já conhecem bem. O diretor que tomou uma decisão e a levou ao conhecimento do seu gerente, teve plena concordância deste, não por "respeito" hierárquico, mas por "ser igual". Mais pra frente, "explodem" problemas que poderiam ter sido identificados e evitados caso tivessem sido devidamente analisados na apresentação da idéia. As queixas servem de alerta e não são ouvidas: "Estou cansada, tudo é sempre igual, nada muda!" "Esta rotina está me deixando desesperada!" Devemos, pois, começar a enxergar as diferenças, não como contrariedade, mas como possibilidade de ampliação de horizontes.

"Gosto de conversar com fulano porque há debate, nós crescemos". "A diferença de idéias nos faz pensar" e assim por diante. Declarações de pessoas que estão crescendo juntas. Vocês já devem ter conhecimento de que, se na natureza tudo fosse igual, haveria a devastação total, pois faltariam as diferentes espécies que mantêm o equilíbrio. No relacionamento humano isso também é verdadeiro, pois é necessário que haja divergências para que as convergências ocorram.

Vamos nos lembrar de que quando nos deparamos com diferenças, somos acionados a refletir, raciocinar, argumentar, escutar, buscar o que nos exige o exercício de pensar. E por mais que não gostemos, não nos acostumamos a isso. "Tudo" em nossa vida tem sido um "apenas faça", mais do que um "reflita, pense, decida, aja". Quando passamos a identificar o crescimento por estarmos com pessoas que têm opinião própria, que não apenas concordam, percebemos que começamos a crescer, e não nos sentimos negados como pessoas. Várias e diferentes formas de pensar nos levam ao crescimento e ao desenvolvimento pessoal e profissional. Estar diante de pessoas que pensam e são diferentes não significa ser desrespeitado, só nos faz sentir que somos seres únicos que compartilham de um mesmo existir.

Portanto, o oposto é o complemento e não a anulação mais para frente, trazendo grandes complicações.

Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 6


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Paulo Salvio Antolini   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa