Menu

O outro só está na sua frente para refletir suas próprias dificuldades

Atualizado dia 7/24/2009 10:49:06 PM em Espiritualidade
por Vera Godoy


Facebook   E-mail   Whatsapp

Existe algo mais limitador e dolorido para nós que perder tempo com vingança? Quando pronunciamos a palavra " vingança", ela vibra em nossos ouvidos como algo sórdido e preferimos nos esconder atrás da máscara do justiceiro. Eu não quero me vingar, apenas quero justiça. Só quero o que é meu direito. Ou ainda, eu só quero que meu ofensor sinta e reconheça minha dor".

Se você está passando por algo parecido, reflita: O que você quer de verdade? Olhe para sua vida e procure perceber o que é mais importante: castigar quem o ofendeu, resgatar sua auto-estima, curar-se, enfim, recuperar sua vida?

Quando colocamos mais tempo e energia em castigar alguém, do que recuperar e tocar a vida, acabamos sendo os maiores prejudicados. Pensamentos repetitivos acabam tornando-se obsessivos e dominam nossa mente, trazendo angústia e retardando projetos que poderiam melhorar nossa qualidade de vida.

Ficamos presos dentro de nossa própria mente e isso atrasa o desenvolvimento, bem como pode nublar o entendimento dos acontecimentos. Em qualquer tipo de relacionamento existe 50% de responsabilidade de cada uma das partes, e a obsessão, a insistência em não perdoar, em não aceitar e querer justiça, tira sua oportunidade de olhar para a mesma situação de forma neutra, considerando também sua própria inadequação, pois, em todas as formas de relacionamento, o outro só permanece na sua frente como um espelho a refletir suas próprias dificuldades.

Seus sentimentos com relação ao outro só espelham seus sentimentos com relação a si mesmo. Fomos incentivados a superestimar a importância do outro em nossa vida. Uma hora o colocamos em um pedestal e o adoramos. Em outro momento, o odiamos e queremos vê-lo bem longe de nossa vida. Aqui vale a regra ensinada por Jesus: " Ame seu próximo como a si mesmo". Como não nos amamos, fica difícil amar ao outro.

A nossa maior dificuldade é tratar nosso semelhante como igual.

Dessa forma, superar a dor e perdoar o outro só nos ajuda a perdoar a nós mesmos.

Quando nos pegamos condenando alguém, podemos ter certeza que é a nós mesmos que acusamos. Na verdade, o mais importante é que o perdão seja iniciativa nossa. Não importa se o outro irá aceitar ou negar, porque estará agindo a favor ou contra ele mesmo.

Não podemos tornar nossa paz, saúde e bem estar responsabilidade do outro e vice-versa. Precisamos observar nossos limites se quisermos continuar evoluindo. Aprisionar o outro com vingança, ou fazer justiça com as próprias mãos é colocar grilhões em nós mesmos.

A energia ficará retida e estagnada, e não fará tão mal ao outro como a nós mesmos.

Gaste seu tempo e energia para salvar a si mesmo das amarras, sejam quais forem elas, que não lhe permitem ter prazer na vida e ser feliz no agora. Se tempo é dinheiro, pensamento é energia, e, portanto, quando gasto desnecessariamente, é como dinheiro, jogado fora, desperdiçado.

Controle, adestre mesmo seus pensamentos, permita que eles sejam construtivos, principalmente para você mesmo. E, se ajudar a você, certamente estará auxiliando ao meio externo, ao planeta que tanto está precisando reciclar o ar que respira.

Seja ecologicamente correto, pense com lucidez, com discernimento, tenha somente bons pensamentos e ajude a recuperar a aura do planeta.



Texto revisado por: Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 299


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Vera Godoy   
O Núcleo EL MORYA oferece Cursos, Vivências e Terapias. ATENDIMENTOS INDIVIDUAIS. Cadastramento com autorização. E-mails: [email protected] Fone:11-2366-1104
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa