Menu

O poder da presença

Atualizado dia 11/19/2009 6:37:47 PM em Espiritualidade
por Mirtes Carneiro


Facebook   E-mail   Whatsapp

Qual o propósito que ocupa um grande espaço na sua psique?
Você tem consciência dos pensamentos que ocupam sua mente?
Os pensamentos se traduzem na fala que se transforma em comportamento.
Muitas vezes, nós mesmos não nos ouvimos, pois estamos envolvidos com a situação, quem pode nos dar um feedback mais apropriado é o outro.
Aquilo que repetimos em palavras ou pensamentos tende a se concretizar em nosso mundo físico.
É de Schopenhauer a frase que diz que raramente pensamos sobre o que temos, mas sempre sobre o que nos falta.
Nossa atenção está na falta. Por um lado, isto é positivo, pois pode nos impulsionar em direção àquilo que nos falta, mas por outro, estaremos sempre buscando algo que não está aqui, e não vamos colocar nossa atenção naquilo que é.
Se o que eu quero e desejo é aquilo que não tenho, então, estarei sempre na falta de algo. Talvez seja por isso que dizem que a grama do vizinho é sempre mais verde... talvez seja porque ela não é a minha grama!

Vamos falar sobre o poder da presença, o poder do agora. Se eu me preocupo com o que não tenho, com a falta, podemos dizer que me preocupo com o amanhã. Eu ainda não tenho o amanhã, eu só tenho o agora! Mas o agora já é, portanto, não se encaixa naquilo que me falta.
Estamos sempre curiosos ou mesmo ansiosos pelo amanhã. Rollo May bem pontua que "a eternidade não é determinado espaço de tempo - transcende o tempo. Eterno é um modo de relacionamento com a vida e não uma sucessão de amanhãs".
Que coisa mais linda de se ouvir! A maneira como vivemos o nosso presente, o hoje, o agora, é simplesmente a nossa maneira de ver, sentir, apreender a eternidade. O que somos, vivemos, cremos e fazemos hoje é a nossa demonstração cabal de como vemos a eternidade. Viver a eternidade hoje, agora, neste precioso momento. O agora é divino, é fecundo, é milagroso. Passemos a viver a eternidade no agora.
Soa bem poético, mas como é difícil este comportamento, não é mesmo?
A eternidade é o agora. No entanto, vivemos uma época de ansiedades, onde tudo nos leva ao amanhã, ao futuro. A preocupação é capaz de nos fazer acreditar que poderemos controlar o que vai acontecer. Porém, o tempo é uma ilusão. Só temos o agora, só podemos respirar agora, viver agora.

Eckhart Tolle em O poder do Agora fala da Vida Única, do Ser, do eu interior mais profundo que só será acessado quando nos libertarmos da prisão do pensamento e nos abrirmos a uma nova dimensão de consciência.
Perceber e estar presente no agora, atentos ao momento, presentes por inteiro, faz com que passemos do estado de identificação com nossa mente e nossos pensamentos para um estado de consciência com nosso eu mais profundo.
Este estado de pura consciência será alcançado quando conseguirmos manter a nossa mente vazia, no momento em que não estivermos identificados com nossa mente como sendo o mestre condutor de nossas vidas, de nossa existência.

Este apego excessivo à mente e aos pensamentos, às vezes nos faz acreditar que somos esta mente ou estes pensamentos, porém, na verdade, somos muito mais que isto: somos essência pura de amor, alegria e paz.
A conexão com esta essência só será possível no momento em que tivermos a consciência espiritual, que podemos chamar de estado de graça, ou iluminação. Estar no presente é estar aqui e agora, atento ao momento presente e não distraídos no mundo das idéias.
Parece que estamos sempre esperando algo acontecer para que possamos ser felizes. Neste momento de minha vida, estou esperando que meu filho passe no vestibular para que eu possa me sentir bem. E assim é, estamos sempre esperando algo.
Isto me faz recordar a época em que eu própria fiz meu vestibular, e foi uma época bem estressante, mas veio a compensação. Enfim, quando consegui meu objetivo e entrei em uma universidade federal, parecia que eu poderia relaxar... mas que engano... as coisas continuaram a me puxar para frente.

Será que eu imaginava que seria o fim da estrada? Sim, para o processo de cursinho e estudos diários, mas uma nova estrada se abria ali, e eu logo passei a enxergar o fim desta estrada, que seria quando eu me formasse. E aí, já podemos concluir a sequência de pensamentos: quando eu arrumar um emprego, quando eu conseguir comprar um carro ou uma casa... e assim sucessivamente.
Assim é a vida, um caminho que parece ter uma chegada, mas o interessante é que esta chegada logo se transforma em uma nova partida.
Agora, parece que aprendi um pouco mais sobre o caminho, sei que não posso controlar de forma absoluta os acontecimentos, e sei que isto vai continuar, e exatamente por esta razão, posso deixar de esperar de forma ansiosa o desfecho de uma situação desta ou daquela forma. Assim, dá para estar mais no momento presente, com expectativas sim, mas expectativas mais realistas.
Às vezes, isto não é fácil não, é preciso atenção e é certo que muitas vezes estamos na ilusão da presença, pois nosso corpo está em um determinado local e nossa mente está em outro.
Isto pode causar esquecimentos, acidentes, pois a atenção não está ali, naquele momento.
Por que será que não curtimos o agora, sempre pensando no depois?
Quando o depois chegar, será agora, e eu não prestarei atenção nele, pois minha atenção estará no depois.
Para que serve o depois se tornar agora, se eu não vou prestar atenção nele?
Então, estou vivendo de quê?
Estou vivendo de ilusão.
Faça com que sua vida seja real, esteja no agora. O que não der para ser feito agora, deixe para depois.
Concentre-se no agora, como se fosse tudo o que você tem.
Imagine que você só tem 2 horas de vida. Faça o que tem que fazer, pois este tempo vai acabar.
Priorize as coisas, e faça uma por vez. Faça bem feito, esteja inteiro naquela questão.

"Não podemos comer o fruto enquanto a arvore está em flor".
Disraeli


Reflita sobre as palavras acima e perceba como é absurdo o nosso comportamento ansioso, quando tentamos viver ou controlar o amanhã. Como sempre, a natureza nos dá grandes lições de vida. 
 

Texto revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 13


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Mirtes Carneiro   
Mirtes Carneiro CRP06/111130 Psicóloga e Psicanalista Atendimento on line Tel 11 9 8108-5021
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa