Menu

O poder do Verbo (palavra em ação) para o desenvolvimento humano

Atualizado dia 6/24/2013 6:39:07 PM em Espiritualidade
por Ricardo Keller


Facebook   E-mail   Whatsapp

“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus“.(João 1:1)

Há muito já se usam os mantras para ajudar os seres humanos a se desenvolverem como indivíduos e no coletivo. O poder que as palavras possuem nos processos criativos e em nos acionar par alcançar nossos objetivos ou ideais é algo a se pensar e refletir. Está muito além e mais profundo do que uma mera citação de um livro sagrado.

Veja por exemplo o mantra “Gate, Gate, Paragate, Parasamgate, Boddhi, Swaha” que significa Prossiga, Prossiga, Prossiga para mais além, Caminhe adiante com Decisão, Firme-se na Iluminação, Que Assim Seja, Que Se Manifeste.

Esse mantra possui uma grande força que se usado em uma meditação, não apenas pode nos ajudar a alcançar nossos objetivos, mas também serve para calar a mente e entrar em estado profundo de meditação.

Outro aspecto muito interessante, o Mantra do Coração, ou MANTRA DA SABEDORIA TRANSCENDENTAL, o GATE, ao ser entoado, protege a mente de todos os medos, o que nos leva ou ajuda a atingir o equilíbrio necessário para a transição ao estado de iluminação ou luz interna.

Esse mantra é reproduzido maravilhosamente pela Deva Premal, veja nesse link link

Uma outra forma de nos expressarmos é por meio de orações ou invocações, como por exemplo a Grande Invocação que ao meu ver é um bom exemplo de um pensamento voltado ao desenvolvimento humano:

"A Grande Invocação

Do ponto de Luz na Mente de Deus,
Flua luz às mentes dos homens.
Desça a luz sobre a Terra.

Do ponto de Amor no Coração de Deus,
Flua amor aos corações dos homens.
Volte Cristo à Terra.

Do centro onde a Vontade de Deus é conhecida,
Guie o propósito as pequenas vontades dos homens;
O propósito que os Mestres conhecem e servem.

Do centro a que chamamos a raça dos homens,
Cumpra-se o Plano de Amor e Luz

E feche-se a porta onde mora o mal.

Que a Luz, o Amor e o Poder
restabeleçam o Plano na Terra".

Nessas palavras, que na verdade são muito mais que palavras, são uma verbalização, uma invocação, há um grande poder de querer e vontade em prol de um estado mais elevado de consciência e manifestação do indivíduo, integrando “os céus e a terra”, ou seja, o ser humano se conectando ou religando ( religare) com o Ser Supremo, a Fonte Criativa. O humano com o Divino. Isso é espiritualidade, é conviver em harmonia nas quatro dimensões (corpo/material, mente/mental, emoção/emocional e espírito/espiritual) de maneira sustentável.

E quando falo de espiritualidade é compreender a possibilidade, como intenção e vontade do ser humano de se superar, desenvolver-se de maneira mais plena, percebendo sua capacidade cocriadora, buscando sua plenitude, assim como, guardadas as devidas proporções, de ser “feito à imagem e semelhança de Deus”. Se assim foi dito, é hora de revermos nossa manifestação como seres humanos e despertamos a nossa divindade, o Deus em Ação que há dentro de cada um de nós para melhorarmos nossa forma de pensar, agir e realizar, buscando melhorar nossa relação com as pessoas, seja nas empresas, seja com nossos clientes, fornecedores, familiares, amigos, e mesmo com semelhantes anônimos que passam por nós no nosso dia a dia, pelas ruas, no trânsito, nos estabelecimentos onde comemos, compramos, rezamos ou nos divertimos...

O que pensamos, idealizamos, planejamos, está em nossas mentes e em potencial de se materializar, uma vez que já foi criado e está latente. Quando falamos, ou nos expressamos a respeito de algo, já estamos materializando. Como explicou Stephen Covey, tudo é criado duas vezes, uma na nossa mente, outra quando externamos, seja por colocar no papel, seja formalizando um projeto, seja realizando de alguma forma materialmente. O que estava em potencial, ou estado latente na 4ª dimensão (pensamento, sonho, ideia) transmigra para a 3ª dimensão ou da materialidade, onde é possível a realização, em nosso plano de vida.

Assim é importante escolhermos bem nossos pensamentos e palavras, e tanto mais quando os verbalizamos. Alinharmos os pensamentos, com sentimentos (emoção), com a nossa vontade , que é a expressão maior do ser consciente, com a nossa intenção e propósito de Ser ( vida, missão), com valores e princípios, gera uma grande força que em ressonância e harmonia com o movimento do Universo traz-nos o que desejamos.

Uma das Leis Universais é a Causa e Efeito, ou Ação e Reação, assim o que desejamos, ou queremos, quando expresso de maneira assertiva, com convicção, gera uma ação, e essa por sua vez uma reação, uma volta. Outra lei importante do Universo é que colhemos o que plantamos e o tempo da colheita ao Universo pertence. Aí entra a paciência, a fé, o foco e a persistência, pois a ansiedade só nos afastará dos objetivos e de sua realização concreta.

Mergulhe no seu ser, no seu silêncio para escutar a voz da sua alma, da sua essência, do seu coração.

“Quando pensamentos e sentimentos ficam tranquilos como as águas de um lago, eu posso ver através as profundezas. Na quietude, há um fim do pensar e o começo do “ver” o fundo de mim. Apenas, então, consigo acessar o poder da minha sabedoria, o poder do meu coração amoroso, o poder da minha verdade, para criar o modo que eu viverei minha vida. Que hoje eu fortaleça a qualidade da minha vida ao acessar a profundeza de mim mesmo”. Brahma Kumaris

Uma outra forma de compreender o poder do pensamento e do verbo, é uma simples explicação feita pelo Dr. Celso Charuri:

Pensamento gera IMAGEM + Desejo Real + Ausência de Conflitos = Pensamento Materializado

Use sua imaginação e verbalização (verbo=palavra em ação) a seu favor. Não basta pensar positivo ou ser positivista. O que se pensa, se sente, se quer tem que estar em congruência com a real vontade do ser, o seu poder de vontade. Use essas palavras de poder:

“EU QUERO”, “EU POSSO”, “EU CONSIGO”, “EU MEREÇO”!

Sucesso sempre!

Ricardo Keller
Consultor de Treinamento & Desenvolvimento Humano
Terapeuta Holístico
[email protected]

https://www.facebook.com/CONTEXTOURBANOBR

Contate: Ricardo Keller
[email protected]
Visite o Site do autor
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 13


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Ricardo Keller   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa