Menu

O prazer e a criatividade

Atualizado dia 12/1/2010 4:30:54 PM em Espiritualidade
por Maria Isabel de Oliveira


Facebook   E-mail   Whatsapp

A sensação de prazer, originada do ritmo natural, abrange todas as nossas atividades e relações. Os ritmos de nossas atividades são fortemente influenciados pelos ritmos da natureza. Essa harmonia entre os ritmos internos da pessoa e os ritmos externos da natureza é a base para que se sinta identificação com o cosmo, a mais profunda raiz de prazer e alegria.

Sente-se prazer, em qualquer atividade, quando ocorre a relação total entre a mente e o corpo. O prazer é o resultado da entrega total ao impulso e às sensações conjugadas à consciência, de que o objetivo e o ajustamento da ação estão corretos. Se o objetivo é alcançado, atinge-se uma profunda sensação de satisfação e prazer. Requer envolvimento, entrega e comunhão com o objeto ou situação. Ao sentirmos prazer, permitimos que a sensação domine o nosso ser. O fluxo de sentimentos precede a lógica e a vontade, e o corpo reage livremente.

Sem prazer, não haverá criatividade. Sem uma atitude criativa diante da vida, não haverá prazer. O prazer na vida encoraja a criatividade e a comunicação, e a criatividade aumenta o prazer e a alegria de viver.

Todos os bons pensamentos e sentimentos originam-se do prazer. A ausência de prazer corporal torna a pessoa rancorosa, frustrada e cheia de ódio e encouraçada. O pensamento fica distorcido e o potencial criativo se perde. A perda se torna autodestrutiva.

O prazer fornece a motivação e a energia para uma abordagem criativa da vida. Todo ato criativo se inicia com uma excitação de prazer, passa por uma fase de germinação e termina com a alegria da expressão. A inspiração dá origem à excitação inicial. Alguma coisa toca o espírito da pessoa através de uma nova visão, uma nova idéia, uma substância excitante ou um espermatozóide que fertiliza o óvulo para iniciar uma nova vida. Produz-se uma concepção que aos poucos vai tomando forma e substância pelo trabalho da idéia ou da visão. O término da criação é registrado pela descarga de toda tensão, pela sensação de profunda satisfação e realização e pela alegria da liberação. O processo criativo é motivado do princípio ao fim pela busca do prazer.

O prazer e a criatividade se relacionam diretamente, sem prazer não haverá criatividade e sem uma atitude criativa diante da vida não haverá prazer. Isso resulta do fato de ambos serem aspectos positivos da vida. A pessoa viva é sensível e criativa. Usando da sensibilidade coloca-se em harmonia com o prazer e através do impulso criativo procura sua realização. O prazer na vida estimula a criatividade e a comunicação, e a criatividade aumenta o prazer e a alegria de viver.

O conceito de prazer não se limita à descarga de tensão ou à satisfação das necessidades, ele também reflete a operação saudável dos processos vitais do corpo.

Biologicamente, o prazer encontra-se intimamente ligado ao fenômeno do crescimento, pois crescemos ao incorporarmos o meio ambiente em nossos corpos, tanto física como psicologicamente. A pessoa saudável tem ânimo para viver, aprender e assimilar novas experiências.

O mistério do prazer está oculto no fenômeno da excitação. O organismo vivo possui uma excitação contínua que aumenta ou diminui em resposta aos estímulos procedentes do meio ambiente, assim o aumento da excitação gera prazer e a diminuição, tédio e depressão.

O sexo é a síntese de prazer e criatividade. O que não quer dizer que todo prazer seja sexual, nem que todas as atividades sexuais sejam agradáveis. A sexualidade é o principal canal do corpo para a descarga de tensão e a mais importante expressão criativa do indivíduo.

Retirado da Monografia "Análise Bioenergética e Espiritualidade: Eis a questão"arquivada na biblioteca da UEMG - FaE- Belo Horizonte. Autoras: Leonila Maria Meinerz, Maria Coely de Matos, Maria Isabel de Oliveira, Maryalle Rabelo Pires Martins, Telma Drumond Carvalho.

Texto revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 60


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Maria Isabel de Oliveira   
Maria Isabel de Oliveira tem formação em Cosmobiologia e Naturopatia, especialização em Fitoenergética e pós-graduação em Análise Bioenergética.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa