Autoconhecimento Autoajuda e Espiritualidade
 
Home > Espiritualidade

O que é a flor?

por Florais Árvore da Vida
Facebook   E-mail   Whatsapp   chat aura


 flor

O que é a flor?

Todo caminho que se trilha com o propósito de sanar ou pelo menos aliviar um pouco qualquer tipo de caos, revela que a cura está na consciência da "semente" das coisas. Olhar para a semente para simultaneamente "colhermos" o fruto. Nós devemos olhar para o começo! Mas que começo?
A própria Bíblia em seu "Princípio",  Gênesis 1, cita que havia um caos e vazio e escuridão. Então se eu olhar para o começo eu verei caos?  Isso sugere a máxima de que "há uma certa ordem em todo caos". 

Ao analisar a palavra "escuridão" que surge no "Princípio" sob a óptica da Cabala, temos "choshec" em hebraico. O termo "Chosh" que podemos extrair desta palavra, significa "Percepção". De "Choshec" podemos chegar à idéia  de "O Poder do Fogo". Pois com a junção das letras Chet e Caf  escrevemos "Koach" (força, poder) e entre estas duas letras o "Fogo" que é representado pela letra Shin. 

Escuridão  é o segredo do"Fogo Poderoso". Zohar Bereshit.

E depois no mesmo "Princípio" há um termo traduzido de forma imperativa: Seja luz! - Bem oportuno este dito na sequência de uma escuridão cheia de "fogo poderoso".

Curioso também é a constatação de que na semente (princípio) está inserida a colheita, semanticamente falando. De "Bereshit" (palavra hebraica para princípio) podemos extrair "Tishrei" que é o mês das colheitas. Aqui não se vê as flores.

A palavra flor não aparece sequer uma vez  no Relato da Criação (Gênesis). 
Somente se revela literalmente no Livro dos Nomes (Shemot) ou mais conhecido como Êxodo, em Terumah e Vaiachel, que falam do construção do  Tabernáculo. E mais especificamente na construção do Candelabro de Ouro (Menorá).  A flor é um "recipiente"  ígneo (ela tem a disposição física de um cálice) que antecede qualquer semente. Ela é o arquivo que contém todas as informações da semente, todas as possibilidades, todo o "vir a ser". Ela é o aparelho reprodutor da planta. É por isso que se diz: "Toda planta se incendeia na flor!"

Não há melhor caminho para se compreender algo com profundidade do que analisar o significado daquilo que o denomina. Existem várias maneiras de dizer "flor" em hebraico, mas a mais usada é"PERACH". Esta palavra vem da raíz "per" que  se traduz por fecundar. Se escrevermos "flor" com letras hebraicas em alguns outros idiomas (Inglês - Flower, Francês - Fleur, Latim - Floris), incrivelmente  iremos encontrar esta mesma raiz semântica. Não por acaso se substituirmos  a letra F e L (iniciais de Flor) por Phe e Lamed, encontramos as duas letras que se referem ao mês de Tishrei, o mês das  colheitas.

 A flor está mais próxima do sutil, do etéreo, do imponderável do que se possa imaginar.
"Farás também um candelabro de ouro puro; de ouro batido se fará este candelabro; o seu pedestal, a sua hástea, os seus cálices, as suas maçanetas e as suas FLORES formarão com ele uma só peça" (Êxodo 25:31).

A Cabala ensina que a criação do Tabernáculo é um código para a  criação de um templo interior  para que o Sagrado habite nele.

"E me farão um santuário e morarei neles" (Exodo 25:8). 
 Enquanto que a Menorá representa a Árvore da Vida. A "flor" na Menorá encontra-se na base da formação deste candelabro (Malchut), um pouco acima na haste central (Yessod)  e também na parte mais elevada, sustentando a Luz. Incrivelmente no modelo original do Candelabro de ouro do Templo Sagrado
(o que é representado em algumas Toratot, Bíblias), nós podemos observar a representação da trajetória da flor pela Árvore da Vida, que, sem muito aprofundar, é um sistema ou caminho de elevação espiritual. 
É um caminho de retorno à nossa  verdadeira origem, ao nosso verdadeiro ser. Um retorno ao estado em que todos tínhamos "Lev Tahor"  -  Coração Puro.  Assim como a essência floral que nos devolve o estado de virtude, quando nos comprometemos e nos responsabilizamos pela própria cura.

"E vê, pois, e faze-o à sua semelhança..." (Êxodo 25:40)

Gloria Salviano




Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   horoscopo




Gostou deste Artigo?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 11
Atualizado em 18/04/2011

Veja também
artigo A resiliência pode ajudá-lo a superar a crise
artigo Só o agora importa
artigo Você sabe quem é quem na trama familiar da mãe abusiva?
artigo Coração Ardente

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.




horoscopo



Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2020 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa