Menu

O que é amor inteligente ou amor ativo?

Atualizado dia 3/9/2009 10:29:41 PM em Espiritualidade
por Vera Godoy


Facebook   E-mail   Whatsapp

Não faz muito, eu estava falando com uma mulher que tinha estado casada com um mesmo homem por quase quarenta anos. Era um marido diligente e fiel; no entanto, era um dos sujeitos mais persistententemente mal-humorados que já conheci, e eu me perguntava como sua mulher, que deveria ter aguentado o impacto de sua rabugice tantas vezes, o tinha suportado por tanto tempo.

Ela explicou: Quando a gente casa, não casa só por causa do lado bom. Uma pessoa é uma tonelada de coisas, algumas boas e outras não tão boas assim. Não podemos ter só o que é bom. Não dá para jogar fora o que é ruim, como a gente faz com uma maçã podre. Dei a mão à palmatória. Aquela mulher me ensinou uma lição válida. Lição, que percebo agora, constitui um princípio básico de todos os relacionamentos amorosos ativos: quem ama ativamente, aceita sem condições os defeitos, assim como as virtudes da pessoa amada. Nem ele, nem ela, adoram um ideal imaginário nem lamentam as expectativas goradas, porque a meta é o amor - não a perfeição. Da mesma forma que Cole Porter, o amante ativo pode dizer, com júbilo:
"Com todos os teus defeitos, eu ainda te amo" . Ser capaz de amar incondicionalmente libera quem ama da servidão a coisas externas, de uma busca inevitavelmente sem esperanças por alguém que preencha os requisitos. A velha mulher que fez profissão de amor por seu esposo, estava livre de constrições. Seu amor ativo e criador era de uma qualidade tal que nenhuma falta poderia negar. Ela estava livre do fardo de exigir a perfeição!" ( trecho do livro O PODER DE AMAR de Ari Kiev)

Lendo o trecho do livro acima citado, lembrei de quando estudava os 7 Raios e não compreendia muito bem o que queria dizer AMOR INTELIGENTE, descrito como atributo principal do 3o Raio Rosa. Esse Raio é a energia de manifestação na matéria, portanto, nada e nem ninguém, pode concretizar sem ela. Pois bem, hoje também posso dizer que ele é o próprio Amor Ativo descrito pelo autor acima.

É o Amor que não exige perfeição, que ama o outro pelo que ele é, procurando fixar-se somente no lado bom do relacionamento. Aquele que não procura Amor, mas sim, o CRIA! Assim fica mais fácil compreender o porquê sem esta energia nada acontece. É ela que nos contata com a energia universal, com o Grande Espírito, com Deus. E quando nos colocamos nas Suas mãos, tudo acontece.

Fazer a nossa parte é essencial e correto, porém, quando tentamos controlar algo ou alguém, não estamos deixando o Universo agir. Não confiamos na manifestação cósmica, que é puro amor. Parece utopia, mas não, é inteligência ativa, a maior qualidade do 3o Raio, e, no entanto, demoramos uma eternidade para entender. Confundimos com passividade, com submissão, e quebramos a cara. Aprender a amar o outro com seus vícios e virtudes, exige de nós muitas das qualidades dos outros seis Raios de manifestação: força de vontade, paciência, calma, tolerância, justiça, amor-sabedoria.

Por isso a energia Rosa é chamada de Amor Inteligente, Ativo, porque para manifestá-la temos que praticar todas as outras. Uma atividade perspicaz que nos liberta das amarras da perfeição. Não precisamos ser perfeitos e também não exigimos perfeição. Isso é amor top de linha! Eu deixo o outro ser como ele é, e também posso ser eu mesma. Liberto e sou libertada. Acabam-se os julgamentos e as críticas, deixamos espaço para ser inteiros e felizes. Não significa que temos que acatar aquilo que não nos agrada, apenas que damos maior importância àquilo que é bom e saudável. Ficamos imunes e percebemos com maior clareza que a perfeição que buscamos fora, é a nossa própria imperfeição, o que temos ainda que lapidar, que cuidar.

Nos tornamos leves e livres para atuar, para viver o que vale a pena, e até largar o que não vale, porque ficamos inteiros, mesmos com nossas pequenas imperfeições, pois, somos Divinos, também porque somos imperfeitos.

Venha participar do Curso Xamânico de Páscoa

Texto revisado por: Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 308


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Vera Godoy   
O Núcleo EL MORYA oferece Cursos, Vivências e Terapias. ATENDIMENTOS INDIVIDUAIS. Cadastramento com autorização. E-mails: [email protected] Fone:11-2366-1104
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa