Menu

O QUE É COMPAIXÃO?

Atualizado dia 4/25/2014 4:56:02 AM em Espiritualidade
por fatima bittencourt


Facebook   E-mail   Whatsapp

Quando eu via uma criança na rua, me desesperava ...Aí fundei uma Escola aos 16 anos...lá tinha ioga, meditação, jardinagens e crianças ricas convivendo com as menos favorecidas...depois uma Ong por tempos..e fui estudar profundamente a diferença de pena e compaixão. Aprendi a meditar e com sabedorias ancestrais, coheci o significado do karma, conseguindo assim entender não com indiferença, mas com olhar compassivo para os que sofrem, lidando melhor com minhas limitações em acolher todos. Sem culpa e sem pena, apenas agindo quando existe realidade e enviando minhas melhores vibrações, para os que precisam passar por determinadas situações. Ainda estão sem méritos para uma real transformação. 

Uma enorme dedicação tenho tido, para ser Compassiva..Buscar a Origem dos sofrimentos e seus antígenos. A Psicologia de anos não me bastou...então fui meditar e aprender o Budismo. Anos...Agora tudo comprovo em meus estudos de Neurociência. E cada dia preciso lutar contra a preguiça para praticar e praticar...para ter mérito em ampliar a rede de evolução coletiva. Estou co- fundando um Movimento/ Escola de Desenvolvimento Humano Internacional. E isso me faz acordar sabendo da exata missão que tenho...acolher e ensinar na natureza...Sei que muitos vão precisar cada vez mais. Um lugar de acolhimento, onde a natureza cura e os curadores recebem prana para melhor praticar suas missões...Então aumenta-se a rede dos terapeutas da alma, onde todos sentiram o pulsar da vida juntos, sem separatividade.

Nunca o Budismo foi tão divulgado no Ocidente, fazendo de Dalai Lama um símbolo de compaixão. E é mesmo...Ele nasceu no exato momento para lembrar-mos dos ensinamentode Buda sobre Compaixão. Não é ter pena...sabemos disto. Seu significado básico é “sentir com o coração", um reconhecimento de que o que você sente eu sinto. Tudo o que o prejudica me prejudica. Tudo o que o beneficia me beneficia. A compaixão, em termos budistas, é uma completa identificação com os outros e uma prontidão ativa para ajudá-los de qualquer maneira, é um sentimento espontâneo de vínculo com todos os seres vivos. Não há nenhuma diferença entre nós.

 
A diferença entre Amor e Compaixão é imensa. O Amor é a fonte de vida maior e a Compaixão é a determinação que alguém tem de conhecer o que atrai os sofrimentos e dedicar-se a esta causa. Assim encontrará a solução para não mais existir os sofrimentos. Assim Sidarta Gautama, o BUDA. deixou o palácio de seu pai em busca do maior de todos antígenos. O que cessaria todo sofrimento em todos seres vivos e reinos...E, através da Compaixão ele se iluminou, atingindo o estado de não sofrimento, onde não existe passado e futuro, apenas a Plena Felicidade! 
Que todos sejam compassivos e relembrem que somos iguais e felizes, porém em estados diferentes... mas iguais!


 


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 4


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: fatima bittencourt   
Psicóloga há mais de 25 anos, Fundadora do Grupo Sanare, Casa Azul e Solar dos Budas. Sua base teórica e vivencial reúne a filosofia oriental, neurociência e psicologia integrada. Oferece consultoria e atendimento psicoterápico clínico.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa