auravide auravide

O que fazer para se manter feliz

por Gilberto Cabeggi

Publicado dia 29/10/2008 em Espiritualidade

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp


Várias vezes já me perguntaram: quando tudo parece complicado demais e estamos com mil problemas em nossa vida, o que fazer para, mesmo assim, nos mantermos felizes?

Normalmente, o que respondo é que tudo é apenas uma questão de foco. Se você focalizar nos problemas, é só isso que você vai ver. Quando você passar a focalizar na felicidade, é a felicidade que vai ficar clara à sua frente. É como tirar uma foto: você só consegue fotografar aquilo que está na frente da lente. Aquilo para que você dá as costas não sai na fotografia.

Mas, da mesma forma que você escolhe a paisagem que vai fotografar, você também escolhe se vai fazer da felicidade o seu modelo de vida, ou se “só vai fotografar” problemas. Em resumo: você pode sempre optar por ser feliz, apesar de todas as coisas que o possam estar incomodando ou magoando.

Existe uma história que ouvi do meu amigo Roberto Shinyashiki, que exemplifica bem essa situação:

“Um homem escorregou à beira de um precipício e ficou pendurado na raiz de uma árvore. Seus gritos de socorro atraíram um enorme urso faminto que, do topo do barranco tentava abocanhar sua cabeça. E também um grupo de onças que, logo abaixo de seus pés, se esforçavam para derrubá-lo. Já sem saber o que fazer, o homem olhou para o lado e viu, ao alcance de sua mão, um pequeno pé de morangos, com a mais linda fruta que ele já vira, brilhando ao sol. Esforçando-se para estender um dos braços, apanhou o morango, trouxe-o para perto do seu rosto, olhou-o com prazer, sentiu seu aroma delicioso e se deslumbrou com suas cores. E, em pensamento, exclamou: ‘Ora, dane-se o urso... Ora, danem-se as onças...’. E comeu o morango prazerosamente, deliciando-se com seu sabor doce e especial”.

Em geral, as pessoas só têm olhos para as desgraças da vida – ou para as dificuldades da vida, que elas normalmente chamam de desgraças. E isso as afasta da felicidade. Tudo o que elas vêem, dizem e fazem está associado a resolver problemas ou, pior ainda, a reclamar dos problemas, muitas vezes sem fazer coisa alguma para resolvê-los.

Essas pessoas não dão a si mesmo a chance de admirar um pôr do sol, de brincar com seus filhos, de curtir um namoro com o companheiro, simplesmente porque “têm muita coisa para resolver” – como se tudo na vida dependesse delas. Em resumo, estão tão preocupadas com “os ursos e onças da vida”, que jamais conseguirão ver o delicioso morango que está ao seu lado. E muito menos saboreá-lo.

Para ser feliz, é imprescindível que você reserve um espaço em sua vida para apreciar as coisas boas que existem ao seu redor. Se você ficar esperando que as dificuldades acabem para começar a ser feliz, sua vida vai passar sem que você a tenha desfrutado. É preciso que você entenda e aceite que as dificuldades existem e sempre existirão. Mas não são impedimentos para a sua felicidade.

Para pensar: Para onde você tem apontado as lentes da sua câmera? Que tipo de fotos você tem tirado na sua vida?


Gilberto Cabeggi é escritor, autor do livro
“Todo Dia É Dia de Ser Feliz”, pela Editora Gente.
 

 

Quer ganhar o livro "Todo dia é dia de ser feliz", de Gilberto Cabeggi, autografado pelo autor – e muitos outros excelentes livros? Clique aqui, cadastre-se gratuitamente no nosso site e concorra nos sorteios semanais.
Clique aqui e leia outros artigos interessantes no BLOG SOMOS TODOS UM.  

Texto revisado por Cris

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp
  estamos online

Gostou deste Artigo?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 23

foto-autor
Autor: Gilberto Cabeggi   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   


Veja também
artigo Treinando a não-mente
artigo Horário
artigo Ativação dos sentidos interiores
artigo Amigos extrafísicos

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


auravide

 

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2020 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa