Menu

O que um dia foi, um dia será!

Atualizado dia 1/3/2010 11:45:39 PM em Espiritualidade
por Flávio Bastos


Facebook   E-mail   Whatsapp

"Na vida, simplesmente ame... e deixe acontecer".

Somos seres espirituais de uma mesma origem, mas de trajetórias distintas. Habitantes do planeta Terra, aprendemos a medir o tempo e as distâncias conforme aperfeiçoamos o nosso conhecimento. No entanto, ao estabelecermos uma medida para o tempo: dias, meses, anos... geramos uma angústia que nos acompanha a partir da maturidade: a angústia do envelhecimento.

Quando experenciamos a dor da perda de um ente querido, a sensação de separação igualmente nos provoca angústia ou desespero. Somos seres movidos por sentimentos considerados bons ou ruins que encontram-se intimamente relacionados a certos momentos de nossas vidas, ou seja, ao tempo.

Contudo, sabemos por intermédio do conhecimento espiritualista - Budismo e Espiritismo - que a referência de tempo a qual estamos associados, é uma mera ilusão, porque na dimensão espiritual o que importa são os nossos sentimentos que independem da ação do tempo, que é o resultado de aprendizados conforme as nossas experiências encarnatórias.

A praticidade do cotidiano da vida moderna força-nos a nos tornar prisioneiros do tempo, e dependentes de uma ilusão,  não percebemos que a sensação de perda afetiva não encontra-se associada, exclusivamente, à dimensão física, mas também à dimensão espiritual cuja natureza é extra-física, portanto, não palpável, não mensurável... mas real.

Portadores de uma visão de vida relacionada à percepção dos cinco sentidos, também não percebemos que o amor é uma energia que independe do tempo, pois é uma chama que jamais extingue... e uma sintonia que se reestabelece conforme se reencontram dois ou mais indivíduos que sempre se amaram...

O imediatismo da realidade física, baseada no cultivo de valores excessivamente materialista, é o responsável pela cegueira que experenciamos quando estamos encarnados... e que impede o acesso à níveis mais altos de consciência. Quando isso ocorre, através dos mecanismos da espiritualização, partimos ao encontro de nossa natureza humana e espiritual, onde são esclarecidas muitas dúvidas a respeito do significado da vida e do amor na sua forma mais pura.

Em síntese, podemos afirmar que na percepção física a sensação de perda afetiva é a seguinte: desconhecimento + imediatismo = angústia = desespero. Enquanto que na percepção de natureza espiritual: conhecimento + mediatismo = conforto = certeza do reencontro. 

Certeza que leva-nos à compreensão de que o amor é como uma flor na primavera que necessita de luz solar, água e nutrientes do solo para manter-se viva e irradiar beleza e alegria à sua volta. E que, independentemente da ação do tempo, o amor torna-se consciente quando renovamos atitudes em relação a ele. A começar por atitudes de compromisso com o ser amado, que necessita ser regado de afeto, atenção e carinho para que o amor em forma de flor mantenha-se belo, intenso e eterno...

Os aprendizados do amor acontecem quando nos tornamos receptivos em relação ao que precisamos conhecer. E como aprendizes de jardineiro,  compreenderemos que os cuidados necessários com a terra e a planta, leva-nos à certeza de que teremos um jardim repleto de flores não somente na primavera, mas durante a eternidade, pois o que um dia foi,  outro dia será...

Somos aprendizes no labirinto da vida... e o amor é a luz própria que guia o caminho. Caminho que deve ser dividido com aqueles que queremos bem... agora e sempre.

Psicoterapeuta Interdimensional.

flaviobastos

Texto revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 201


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Flávio Bastos   
Flavio Bastos é criador intuitivo da Psicoterapia Interdimensional (PI) e psicanalista clínico. Outros cursos: Terapia Regressiva Evolutiva (TRE), Psicoterapia Reencarnacionista e Terapia de Regressão, Capacitação em Dependência Química, Hipnose e Auto-hipnose, e Dimensão Espiritual na Psicologia e Psicoterapia.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa