Menu

O Ritual Cátaro do Consolamentum

Atualizado dia 2/25/2021 10:38:38 PM em Espiritualidade
por Lisandro


Facebook   E-mail   Whatsapp

Nós já temos todas as respostas. Só nos falta a paciência, intuição e fé de que mais cedo ou mais tarde ela nos será revelada.

Tenho um cuidado muito grande ao escolher o nome de minhas músicas. Acredito que cada uma delas está carregada de energia e possui uma história (tanto que cheguei a escrever 2 livros procurando expressar o que elas queriam dizer. Após escolher o nome, procuro pesquisar bem para ver o que ele significa. Se o nome traz algo negativo trato de trocá-lo, mesmo que seja um nome bonito. Um exemplo foi quando batizei intuitivamente uma música como "O Canto do Cisne". Depois descobri, pesquisando no Google, que reza a lenda o cisne nunca canta, exceto antes de sua morte. Para mim isso não soou bem e abandonei o nome, deixando apenas como Cisne. Para mim, escolher um nome ruim pode amaldiçoar uma canção e não gosto disso.

Algumas vezes, levo dias para escolher o nome da música. Para mim é um ritual, é algo muito importante e sagrado. Muitas vezes fico frustrado, pois o resultado parece nunca chegar. Acabei de compor uma canção cuja tonalidade modifica no meio do andamento (é uma das singularidades que costumo imbuir em minhas composições). E a escolha do nome estava difícil: Ritual de Passagem me lembrava morte (não que seja ruim, existem outros rituais de passagem, mas não me senti bem); Devido à mudança de tonalidade, tentei "O Caminho da Autotransformação", nome de um excelente livro; Em seguida O Vazio Criador, nome de um artigo que escrevi anteriormente a este; Mas nada estava harmonizando.

Até que finalmente a inspiração chegou, repentinamente, de forma mágica, como sempre acontece quando queremos muito algo. Olhei para o meu teclado, no visor o nome do instrumento principal que rege a música, Consolament e achei o nome muito bonito. E melhor: combinava perfeitamente com a música. Pesquisei na maravilhosa enciclopédia chamada internet e descobri que consolament, em inglês, remete a um ritual Cátaro, o consolamentum. Apesar do ritual do consolamentum também estar ligado a passagem, em nada me desagradou e nada de negativo pairou em minha consciência. Admirei a história do catarismo  (apesar de não concordar com algumas privações cátaras) pelo fato de haver uma certa "oposição" à igreja e decidi que cabia perfeitamente em minha música.

E novamente eu me senti um tolo, por duvidar de que a Inspiração Divina surge sempre e que nunca ficamos sem resposta. Basta esperar, confiar e maravilhar-se da forma simples e reveladora com que ela nos chega, sempre nos preenchendo com sua sabedoria e autoconhecimento.
www.lisandros.com 

Texto revisado ...

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 4


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Lisandro   
Lisandro é músico new age. Conheça seu site www.lisandros.com
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa