Menu

Onde a fé se esconde, no meio de tantos pensamentos e medos?

Atualizado dia 8/6/2013 2:33:36 PM em Espiritualidade
por Alex Possato


Facebook   E-mail   Whatsapp

Firme a mente, compadre. Firmemente. Veja as emoções. É só físico. Deixe passá-las.
Todo mundo tem mente, certo? E quando temos problemas ou alguma necessidade, mesmo que você não tenha consciência, sua mente já tem um plano de ação. Ela foi ensinada. A mente é um gravador, e simplesmente repete a gravação. Simples. Mente.
Será que este plano de ação tem a ver com o plano superior, o plano que Deus tem pra você? Vou ser bem prático: será que a sua vontade de mudar de vida, seja no trabalho, em relação às finanças, nos relacionamentos, fisicamente, emocionalmente ou até mesmo mudar de curso, cidade ou país, tem a ver com a sua essência? Irá conduzi-lo ao bem-estar que você tanto deseja?

Esta é uma questão que vejo rondando a mim e a muitos amigos. Não estou satisfeito com as coisas do jeito como estão. Mas tenho medo de mudar. Quero uma certeza de que a mudança vai me trazer algo bom. Tenho metas, quero alcançá-las! Mas quando alcançarei?
A expectativa mata. O medo da mudança pode paralisar. A dúvida confunde, faz perder energia, não é mesmo? E novamente tenho que dizer: é tudo mente. A mente, mente. Somos ensinados a ter medo do novo. A querer o certo. A não confiar que Deus conduz cada passo, mesmo que, momentaneamente, pareça que estamos perdidos e que iremos "morrer".

Medo não é luz, mas ele tem direito de existir. A dúvida também não é luz, mas tem o mesmo direito de existir. Só não se apegue a nada disso. Lá dentro, bem no fundinho da sua alma, existe uma luz que crê incondicionalmente. Confia. Sabe que sua vida está sendo levada pelas mãos. E esta confiança surge de um lugar diferente da mente e das emoções. A mente vai continuar duvidando. As emoções, causando sensações físicas desagradáveis. Tudo isso vai coexistir com a confiança.

Firme a mente, firmemente

Um ser humano que não tem ainda a capacidade de observar seus pensamentos sem se apegar, nem suas emoções sem se identificar com elas, não tem condições de perceber esta confiança. Porque o espírito está encoberto pela psique. A fé está lá, inteira, íntegra, não sendo necessário fazer nada, pois ela já é um elemento natural seu. Você tem fé, e não precisa forçar para tê-la. A grande questão é que a sua mente "quer" algo. E a mente sempre vai querer. Não há nada de errado com isso. O importante é somente entender que a fé se mostra de um outro espaço interno.

O seu trabalho será, por isso, firmar a mente. Observá-la. Deixar todos os pensamentos passarem: tanto os mais sublimes, como os mais grotescos. Deixar as emoções também passarem. O medo. A dúvida. A ansiedade. Tudo isso irá provocar reações no seu corpo, porque emoção é energia, e seu corpo sentirá. É químico, o negócio! Você será provocado a reagir, pelas suas ideias e pelas suas emoções. Não faça nada. Deixe passar. Tudo passa. E em algum momento, por entre a névoa dos pensamentos e emoções, pode ser que você perceba ela: a fé! A confiança no poder superior. Sempre ali, impassível, pronta para lhe amparar.
Quero reafirmar mais uma vez: não pense que seus pensamentos serão sublimes e que as emoções divinais. A fé coexiste com a mente. São canais diferentes. Você deverá apenas aprender a sintonizar o canal correto, e seguir as instruções desse canal correto. É como você estar no meio de conversas cruzadas... é duro entender algo, não é mesmo? Principalmente se você quer ouvir todas as conversas ao mesmo tempo. Pois desista. Não tente ouvir. Deixe passar. Mas quando perceber esse espaço interior de onde a sua luz brilha, incessantemente, entregue-se!

Entregar é a palavra! Porque a intuição que vem deste canal poderá dizer para você mudar de trabalho. Acabar uma relação. Começar outra. Desistir do controle. Agir de forma diferente do que você sempre agiu, durante anos e anos. Mudar comportamentos. E não será confortável, lógico. Mudar? Isso é duro, não é? É mais fácil continuar fazendo a mesma coisa, mesmo que não esteja dando muito certo, do que arriscar a fazer algo totalmente diferente, de jeito diferente!
Mas confie! Quanto mais você estiver conectado com o seu ser espiritual, mais será desafiado a se entregar à mudança... Entenda: você está amparado. Você está sempre amparado. Nada do que está ocorrendo na sua vida é em vão. Faz parte de uma grande orquestração divina, solicitando para você deixar de querer controlar a sua vida... pedindo permissão para conduzi-lo.

Este ser divino fala dentro de você. Mas ele também fala através dos lábios de outras pessoas. Ele é totalmente amoroso. Não repreende. Não condena. Somente ampara e, de diversas formas, faz com que o amor em seu peito desperte. Perceba isso. Quando você perceber o seu coração se ampliando, e a sua capacidade de amar o próximo e a si mesmo expandindo, creia! Você conectou o canal! Yu-hu! Dance, cante, chore, vibre! Este é o sinal que você está se livrando do poder mental - que é muito bom, porém, limitado, e permitindo-se ser guiado pelo poder maior. E aí começa um novo caminho. Você está convocado a utilizar este poder em prol dos outros. Essa é a lei. Somos uma família. Uma única família. Se você despertou em algum nível, poderá dar as mãos para outras pessoas, que estão também deixando o sono profundo da sensação de separação.

Texto revisado



Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 24


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Alex Possato   
Terapeuta sistêmico e trainer de cursos de formação em constelação familiar sistêmica
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa