Menu

Os porquês das duras lições da vida

Atualizado dia 11/20/2019 2:18:49 AM em Espiritualidade
por Renato Mayol


Facebook   E-mail   Whatsapp

O psicólogo e filósofo alemão Bert Hellinger (1925 - 2019), quando missionário na África do Sul, a partir de observações de tribos onde havia relações de respeito pelos anciãos e poucos conflitos familiares e, posteriormente, a partir do estudo das “esculturas familiares” de Virginia Satir, do “psicodrama” de Jacob Levy Moreno e da “análise de histórias” de Eric Berne e Fanita English, desenvolveu o seu método terapêutico conhecido como "Constelação Familiar”.

Esse método considera que muitos problemas, dificuldades e doenças estão ligados a padrões de comportamento de membros do grupo familiar do paciente. Ou seja, na nossa vida carregamos conosco muitas pessoas e muitas experiências de modo que, tanto os vivos quanto os mortos, Somos Todos UM.

De fato, ao vir ao mundo no seio de uma família, não herdamos somente um patrimônio genético, mas também sistemas de crença e esquemas de comportamento. Partindo daí, Hellinger elaborou a técnica da “Constelação Familiar” para auxiliar na resolução de problemas por meio da expansão da consciência, de forma que, restabelecendo a harmonia, seja restaurado o livre fluxo de Amor entre os membros de um sistema.

Considerando que uma “Constelação” serve para orientar os navegadores, Bert Hellinger, com base nos seus muitos estudos e observações sobre o viver e a vida, e com seu intenso desejo de contribuir para o crescimento e desenvolvimento das pessoas, nos brinda com suas profundas reflexões, expressas nas frases que compõem o texto a seguir. Frases que são respostas aos porquês das árduas lições da vida, para que, dessa forma, com o reconhecimento da VERDADE se abrande a revolta e, no CAMINHO, pela compreensão brote a gratidão à VIDA que nos ensina e nos lapida.

“A vida decepciona-o para você parar de viver com ilusões e ver a realidade. A vida destrói todo o supérfluo até que reste somente o importante. A vida não o deixa em paz, para que deixe de se culpar e aceite tudo como "É". A vida pode retirar o que você tem, até você parar de reclamar e começar a agradecer. A vida envia pessoas conflitantes para curá-lo, para você deixar de olhar para fora e começar a refletir o que você é por dentro. A vida permite que você caia de novo e de novo, até que você decida aprender a lição.”

“A vida o tira do caminho e apresenta encruzilhadas, até que você pare de querer controlar tudo e flua como um rio. A vida o assusta e assustará quantas vezes for necessário, até que você perca o medo e recupere a fé. A vida tira e não concede ou permite o amor verdadeiro até que você pare de tentar comprá-lo. A vida o distancia das pessoas que você ama, até você entender que não somos esse corpo, mas a alma que ele contém. A vida ri de você muitas e muitas vezes, até você parar de levar tudo tão a sério e começar a rir de si mesmo”.

“A vida quebra você em tantas partes quantas forem necessárias para a luz penetrar em você. A vida confronta você com rebeldes, até que você pare de tentar controlá-los. A vida repete a mesma mensagem, com gritos e tapas, se for preciso, até você finalmente ouvir. A vida envia raios e tempestades para acordá-lo. A vida o humilha e por vezes o derrota de novo e de novo até que você decida deixar seu ego morrer. A vida o nega bens e grandeza até que você pare de querer bens e grandeza e comece a servir”.

“A vida corta suas asas e poda suas raízes, até que você não precise de asas nem raízes, mas apenas desapareça nas formas e seu ser voe. A vida lhe nega milagres, até que você entenda que tudo é um milagre. A vida encurta seu tempo, para você se apressar em aprender a viver. A vida o ridiculariza até você se tornar nada, ninguém, para então tornar-se tudo. A vida não dá o que você quer, mas o que você precisa para evoluir. A vida o machuca e o atormenta até você abandonar caprichos e birras e começar a apreciar o simples ato de respirar”.

“A vida esconde tesouros até que você aprenda a sair para a vida e buscá-los. A vida nega Deus, até você vê-lo em todos e em tudo. A vida o acorda, poda-o, quebra-o, desaponta-o, mas isso é para que o seu melhor se manifeste até que finalmente somente o AMOR permaneça em você!”
Texto Revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 237


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Renato Mayol   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa