Menu

Os véus de MAYA

Atualizado dia 3/27/2013 11:46:31 AM em Espiritualidade
por Fernanda Luongo


Facebook   E-mail   Whatsapp

Assim como uma caverna lacrada que muitas vezes impede a passagem da luz, os véus de Maya impedem um contato mais profundo com a realidade.

A bailarina Maya dança com os sete véus numa apresentação épica. Com passos graciosos e gestos envolventes, cativa e hipnotiza completamente as pessoas... Maya joga um véu de cada cada vez e termina encobrindo toda a platéia.

No início, todos ainda podem perceber a sombra de Maya se movimentando, ouvir nitidamente a música, sentir claramente o aroma de almíscar no ar. Mas, pouco a pouco, conforme os véus vão se acumulando, a platéia vai perdendo completamente a noção do real, terminando por fim completamente cega.

Quando nascemos, nossos sentidos estão puros, límpidos e alinhados com a fonte, mas à medida que crescemos nos envolvemos em ilusões e mais ilusões, de forma que passamos a nos distanciar de nossa verdadeira essência. A dor, os traumas, as reprovações, as frustrações, a culpa entre tantos outros "véus" passam a nos entorpecer, nos anestesiando para a nossa própria realidade. 

Passamos a ver o mundo não mais a partir de nossos olhos, mas do ponto de vista do sofrimento, do medo, da ira, da negatividade... E estes são apenas alguns dos muitos véus de Maya.
Quanto mais longe de nossa verdadeira essência, maior é o sofrimento e maior é o engano.

O caminho de volta envolve a remoção dos véus. A libertação das camadas que nos distanciam de nossa mais pura realidade, de nossa real essência.
Mas o processo tem que ser gradual, ou seja, ou véus não devem ser retirados de uma vez, pois assim como a luz pode ser prejudicial à vista (depois de passar muito tempo acostumada a escuridão), a remoção súbita de todos os véus de uma só vez poderá também causar uma grande desestruturação.

À medida que retiramos uma das camadas que nos impedem de ver com clareza, ficamos mais próximos da verdade e adquirimos força e estrutura (física, psicológica, e emocional) para encararmos a etapa a seguir.

Retirar os véus de Maya é um processo que chamamos de expansão da consciência. É, por assim dizer, uma INICIAÇÃO, um renascimento.
Tornar-se consciente é um processo que requer completo comprometimento, muita força de vontade, paciência, e fé.

Ao contrário do que muitos pensam, não é de determinadas situações, pessoas, ou tarefas que fugimos. Ocupamo-nos com o passado e com o futuro, muitas vezes colocando mais e mais véus diante de nós, com um único e exclusivo propósito de fugirmos de nós mesmos.

Esse distanciamento faz com que tenhamos cada vez mais medo de nos encararmos e de sabermos quem realmente somos.

Mas uma vida vivida de ilusões não pode ser satisfatória, não é mesmo?

Portanto, para se conhecer a verdade nua e crua é preciso se desfazer dos véus de Maya por mais bonitos e atraentes que eles nos pareçam.
É preciso dançar, assim como a bailarina, não para jogar os véus e obscurecer a vista, mas sim para retirá-los e revelar a Luz!

Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 125


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Fernanda Luongo   
Cantora, escritora, autora de três obras literárias já publicadas no país, terapeuta holística, registrada no Conselho Nacional de Terapia Holística CRT: 46.801 e originadora do Método Akhenaton®.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa