Menu

Outubro: começando a Lua de Sangue

Atualizado dia 9/30/2014 2:56:14 PM em Espiritualidade
por Marisa Petcov


Facebook   E-mail   Whatsapp

Também conhecida como Lua da Colheita, Lua do Derramamento, Lua da Mudança de Estação

Octem era o oitavo mês do antigo calendário romano. Este mês lunar leva seu nome devido não a sacrifícios de sangue, mas ao velho costume de sacrificar e salgar a carne do gado antes dos meses do inverno tornarem impossível a alimentação dos animais. Apenas os animais mais especiais eram mantidos vivos durante o inverno.

No calendário druídico, a letra Ogham correspondente é Ngetal e a planta sagrada é o junco. O lema do mês é "prepare-se, pois surpresas ou contratempos estão o aguardando".

Os celtas celebravam  neste mês Cernunnos, o Deus Cornífero, o caçador, consorte da Deusa e representação do poder fertilizador masculino.

Na Grécia, o mês começava com o Festival da Thesmophoria, reservado apenas às mulheres. Durante três dias, encenava-se o retorno da deusa Perséfone a seu reino no Mundo Subterrâneo.  Invocavam-se também as Deusas Deméter e Ártemis para punir aqueles que  tinham ofendido ou agredido mulheres. As sacerdotisas liam as listas  com seus nomes e se acreditava que os culpados, assim amaldiçoados, morreriam até o final do ano.

Durante os rituais da Thesmophoria, eram feitas oferendas de leitões nos altares montados nas frestas da terra, sendo os restos das oferendas do ano anterior misturados à terra recém-arada, invocando, assim, o poder fertilizador de Deméter.

As pedras sagradas do mês são a opala e a turmalina.

As divindades regentes são Deméter, Perséfone, Ishtar, Durga, Lakshmi, Cernunnos, Cailleach, Freya, Astarte, Ísis, Osíris e Hel.

Guiada pelas antigas crenças e tradições, dedique algum tempo, durante este mês, para descobrir, avaliar e superar suas perdas, sejam elas materiais ou emocionais. Liberte-se das mágoas e dos ressentimentos, cure suas feridas com o bálsamo do perdão, purifique seu ambiente e reverencie seus ancestrais.

Encomende um culto aos antepassados, preparando, também, em sua casa um altar especial para eles com fotos, flores e cristais. Cuide de seus túmulos,  orando para que encontrem a paz, a luz e a oportunidade para um novo renascimento. 

Baseado no livro de Mirella Faur, O anuário da Grande Mãe

Marisa Petcov

Presidente da Associação dos Místicos e Esotéricos

Contatos: [email protected]

Tels.: (11) 9 5980 24 67/ 2021 6788

Texto revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 3


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Marisa Petcov   
Presidente da AME - Agência de Místicos e Esotéricos Contatos: 11 2021 6788 / 9 5980 2467
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa