Menu

Paciência requer Paciência

Atualizado dia 6/17/2011 11:08:07 PM em Espiritualidade
por Tania Paupitz


Facebook   E-mail   Whatsapp

A PACIÊNCIA é uma das maiores virtudes que todo ser humano deseja conquistar para sua vida.
É uma virtude de aprendermos a manter nosso controle emocional, em várias situações, sem perdermos a calma.
Consiste basicamente da tolerância e da aceitação, perante erros ou fatos indesejados.
É a capacidade que temos de suportar incômodos e dificuldades que possam surgir no nosso dia-a-dia, através das varias situações que se apresentam.

Só que como tudo na vida, a paciência, também tem o seu processo de maturação, necessitando do nosso esforço e empenho diário, saindo do nosso total estado de inconsciência, para um estado mais perceptivo e consciente, onde possamos estar praticando de forma mais assídua, o nosso processo interno de auto-observação e, consequentemente, efetuando nossas mudanças internas.

A paciência, como as demais virtudes, não vem pela graça divina, nem se adquire nas lojas da vida, é conquista interna de cada um, num esforço contínuo e perseverante, aproveitando, nas situações do nosso próprio viver, as lições de autodomínio.

O momento em que despertei para minha impaciência foi através das experiências do trânsito; geralmente, turbulento, competitivo e estressante, para grande parte das pessoas.
Na maioria das vezes, quando saía de carro para fazer alguma coisa, ficava ansiosa, tensa, sentindo a pressão da competitividade, hoje ainda tão exarcebada, por grande número de motoristas, que não raro, necessitam da auto-afirmação, para se sentirem importantes...

Houve um tempo que a minha “loucura” no trânsito chegou a tal nível, que eu não admitia que ninguém me ultrapassasse, sentindo um ímpeto, muito grande de ultrapassar os carros que iam na minha frente.
Com o tempo, e os aborrecimentos que eu sentia, ao me dar conta, da extrema competiividade que teimava em surgir nos momentos de direção, começou a emergir de dentro de mim um novo tipo de consciência, até então, não percebida - aquela poderia não ser uma característica minha, já que, sempre que surgia este tipo de situação, eu acabava direcionando o pensamento para meu pai, recordando que eu agia exatamente como ele, no passado.

Tomando consciência de tudo isto, iniciei meu processo de relembrar os fatos do passado, que poderiam estar me levando, a repetir comportamentos, tão semelhantes como as do meu pai.
Foi então que, mentalmente, surgiu a cena de todo o acontecimento que no presente estava se repetindo comigo.

Lembro que estávamos indo para a praia passar um final de semana e meu pai dirigia "loucamente", não admitindo que ninguém o ultrapassasse, como também, tentava desesperadamente passar por todos que estavam na sua frente, de certa forma, atrapalhando o seu caminho...
Recordei, por um momento, do pavor e do medo que sentíamos (eu e meus irmãos menores), fazendo com que nos escondêssemos no chão do carro, atrás do banco do motorista...

Foi a partir desta lembrança e, posterior conscientização, de que de fato este comportamento não era meu, e sim, algo assimilado e moldado, através de um passado distante, pude dar início ao meu processo interno de ser mais paciente e tolerante no trânsito, exercendo de fato e de direito, a plena posse de mim mesma...

A paciência se desenvolve especialmente, no exercício da TOLERÂNCIA, da justiça que busca ser justa com o próximo sem exigir reciprocidade.
Desenvolve-se também no exercício da renúncia das pequenas coisas que nos aborrecem, principalmente, dentro dos nossos relacionamentos afetivos, que nos oferecem as melhores oportunidades de aprendizados.

Sabe o que tenho aprendido a cada dia?

Que a paciência é a virtude de quem já se convenceu de que tudo nesta vida acaba passando.
Que a tolerância e a aceitação são o segredo de levarmos uma vida plena e feliz.

É termos a certeza que quando entregamos qualquer coisa para o Universo, ele retribui nos propiciando, a resposta certa no momento certo.
Além disso, aprendo que cada dia tem o seu dia, o futuro ou passado já não me pertencem e, portanto, tenho que apenas viver o meu momento presente, procurando, através das experiências do passado, tirar lições preciosas para melhorar a cada dia...

Que possamos, pois, nos esforçarmos para desenvolver dentro de nós, sem exigir dos outros, a paciência de escutar, de falar, de confiar, saber esperar, de ensinar, de aprender, de tolerarmos os defeitos alheios, de aceitar os males que não podemos evitar, trabalhando pelo nosso progresso espiritual e, consequentemente, dos que convivem conosco.

Lembrando uma frase do pintor LEONARDO DA VINCI:

“A paciência faz contra as ofensas o mesmo que as roupas fazem contra o frio; pois, se vestires mais roupas, conforme o inverno aumenta, tal frio não poderá nos afetar.
De modo semelhante, a paciência deve crescer em relação às grandes ofensas: tais injúrias não poderão afetar nossa mente”.

Texto Revisado


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 130


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Tania Paupitz   
Tânia Paupitz é Artista Plástica e Professora de Artes, há 37 anos, sendo sua marca registrada as cores fortes e vibrantes, influência dos estudos de vários artistas Impressionistas. Cursos de Pintura em Óleo sobre tela, para iniciantes, adultos, terceira idade. www.taniapaupitzartes.blogspot.com waths - 48 9997234
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa